Dossiê: apartamentos de temporada em Buenos Aires

Da minha página Turista Profissional, que sai toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Da agência ApartmentsBA.com
Da agência ApartmentsBA.com

Agora que a gripe suína já chegou por aqui é hora de voltar a aproveitar os bons preços de Buenos Aires. Um jeito diferente e bastante econômico de curtir a cidade é alugando um apartamento – sobretudo para estadas a partir de cinco noites.

ByT Argentina.com
É a maior agência portenha de aluguel de apartamentos. Seu sistema de busca é muito bom. Paga-se uma taxa fixa de US$ 45, mais 20% de sinal (por cartão de crédito ou PayPal), e o restante normalmente em dinheiro vivo, ao entrar no apê. Na chegada também é cobrada uma caução, em dólar, equivalente a uma semana de estada, que é restituída na devolução da chave. (O sistema sinal + caução, com ou sem taxa, vale para praticamente todas as imobiliárias.)

Desig Buenos Aires.com

Esta agência está liquidando as diárias: há apartamentos básicos desde 17 dólares por noite. Pode-se conseguir apês bons e bem-localizados por 30 dólares a diária.

ApartmentsBA.com
Ótima fonte de apartamentos de luxo – ideais para ir em família e ficar com conforto, gastando menos do que num bom hotel. (O apartamento da foto é desta agência.)

HomesBA.com
Tem muitos apartamentos cadastrados e um sistema eficiente de busca. Exige que o sinal seja pago por transferência via Western Union, o que encarece a transação.

TemporaryApartments.com.ar
Para quem não quer ter surpresas com apartamentos particulares: esta agência aluga flats padronizados, em sua maioria localizados na Recoleta. Outra vantagem: não há estada mínima; você pode alugar por um ou dois dias.

RoomArgentina.com
Dá o endereço exato, com numeração e tudo, de cada apartamento. Excelente para quem conhece a cidade e quer escolher cirurgicamente onde ficar.

BA For You Apartments.com.ar
Uma pequena coleção de apartamentos charmosíssimos, espalhados entre a Recoleta e Palermo.

(Agradeço à Sylvia Lemos por tantas dicas valiosas.)

592 comentários

Riq,
Estou com algumas opções no apartmestsba.com, qual seria a melhor opção de localização? Ayacudo/Pena; Uriburu/Juncal; Laprida/Pena; Quintana/Rodrigues Pena.
OBS: Foi por causa de vc que descobri a Rota Ecológica ainda nos tempos do apagão na época de FHC.Fiquei no Toque.
Grato,
Amós

    Nossa especialista em esquinas recoleteanas é a Sylvia, que sabe até dos barulhos.

    Jogando no Google Maps, eu te diria que Quintana x Rodrigues Peña é o endereço mais chique. Nenhum é mal localizado e nenhum está na supermuvuca, não. A não ser que a Sylvia apareça e diga pra não ficar em algum desses trechos por conta do trânsito, eu escolheria pelo apartamento, mesmo.

Pessoal, estou retornando apenas para contar sobre o meu final feliz com a BYT. Eles me responderam confirmando a reserva enquanto eu estava no Uruguai. O único problema é que eu agendei o recebimento das chaves do apartamento para as 16:30 e cheguei em Buenos Aires as 11:00. Mesmo ligando lá para tentar adiantar o recebimento não teve jeito, tive que esperar até as 16:30. Fora isto, tudo deu muito certo. O apartamento era ótimo, realmente um luxo, roupa de cama e banho maravilhosas, tudo funcionando. O apartamento consegue ser melhor que nas fotos. O único problema era o barulho, eu praticamente não usei a varanda porque o barulho da Avenida 25 de mayo no segundo andar era insuportável, mas fechando a janela tudo tranquilo.
No fim das contas, eu ainda fui até a BYT para prolongar minha estadia por mais dois dias, fomos super bem atendidos e eu fiquei muito surpreso, eles ocupam um pequeno prédio no centro da cidade, um lugar muito bonito e que mostra o vigor dessa empresa. Eu pensava que era apenas um site tocado por meia dúzia de pessoas em uma salinha comercial, mas é realmente uma grande empresa.
Além disso, eu dei graças a Deus do apartamento no Congresso ter furado porque aquela região é muito abandonada, tem mais cara de Centro de São Paulo do qualquer outro lugar de Buenos Aires (acho que peguei pesado).
Paguei 625 dolares para quatro pessoas por 7 dias. Isto significa uma diária de 22 dolares por dia. Mais barato que hostel.

De qualquer modo, o Microcentro é uma ótima região, fica a um passo de Puerto Madeiro, no coração do Centro e mais próximo as regiões mais residenciais e ao caminho para Palermo e Recoleta. Ficar próximo às avenidas é uma ótima pedida para pegar taxis. E se você estiver com mais de duas pessoas, um taxi em Buenos Aires é mais barato do que onibus no Brasil.
Do centro para a palermo, custa 20 pesos, divide por quatro pessoas e por dois (cambio) = taxi a preço de onibus.

Ricardo, saberia me dizer se a localizaçao de um apartamento, na Rcoleta, na JUNCAL com LAPRIDA é boa??
grata
Eleonora

    A região é boa. Não saberia te dizer exatamente sobre a quadra de cabeça, mas a localização é bacana.

    É uma boa localização Eleonora . Tem um Carrefour na Austria ( 2 quadras) , subte na SFé ( estação Aguero a 3 quadras) ,uma ótima pizzaria na Aguero com Juncal (Pizza & Espuma).
    A Juncal neste trecho é bem movimentada , então verifica que o apê seja acima do 7° andar , e/ou preferencialmente de fundos .

Também estou me enrolando com essa BYT.
Eu havia reservado um apartamento para o Reveillon próximo ao Congresso, recebi a confirmação, coloquei numero do cartão e tudo mais, mas depois não recebi mais resposta. Achei que estivesse tudo certo. Faltando uma semana para eu viajar resolvi ligar lá na Argentina para saber porque eles ainda não haviam feito contato comigo para passar o endereço.
Aí eles me responderam que não havia reserva em meu nome, que o apartamento já estava alugado para outra pessoa e que eles deveriam me enviar um e-mail em algumas horas para mostrar outras opções. No dia seguinte nada, liguei de novo. Aí eles me enviaram um e-mail com apartamentos que já estavam alugados.
Procurei novamente e encontrei outro apartamento, fiz o pedido e só fui receber a confirmação hoje, depois que eu liguei lá e me exaltei. Viajo para Montevideo hoje.
Vou confirmar novamente os dados e espero que a novela tenha um final feliz. Que narrarei aqui.
A propósito, o apartamento é esse: http://www.bytargentina.com/re/propview.php?&ano_ing=&dia_ing=&mes_ing=&ano_sal=&dia_sal=&mes_sal=&apartmentclose=&view=2817

Acabei de voltar de BA e gostaria de dizer que amei a cidade, a viagem foi muito tranquila, segui todas as dicas, tomei todos os cuidados com relação a taxistas, notas falsas, assaltos, e realmente não tive nenhum contratempo.
Fui aos restaurantes recomendados, adorei o Ceviche, o garçom super atencioso e simpático,o OCampo, as sorveterias, fui ao Rojo Tango, que me proporcionou ( e a todos do grupo) uma noite mágica (pedi ao gerente Diego um lugar na primeira fila e fui atendida), com serviço impecável, finíssimo. Adorei andar pelas ruas, me senti a própria argentina
Quanto ao aluguel do apto, bem, aí temos alguns ” poréns”…
Li que algumas pessoas reclamaram da limpeza ao chegar no apto, e confesso que as nossas faxineiras são melhores do que as deles, o apto estava limpo, mas para quem repara em detalhes pode se incomodar, por exemplo, havia limo em grande quantidade no tapete do chuveiro, assim como nos azulejos, nos lençois brancos da cama, haviam fios de cabelo( cerca de 5-7), o rapaz da BYT Argentina garantiu que estavam limpos, mas eram lavados em maquinas industriais e por isso alguns fios apareciam (???), bem, até aí vai, mas na hora de testar a internet, veio a surpresa. Uns dos meus critérios de aluguel era internet WI-FI, paguei cerca de 200 dolares a mais por conta de net, e simplesmente não funcionou, nem a cabo, nem wi-fi… nada. Como testei na frente do Alejandro ( funcionario da BYT), o mesmo garantiu que resolveriam em 48 hr, e já que era sábado, aceitamos. Ainda pedi que nos trocassem de apto, mas o mesmo disse que não havia mais nenhum (depois vi que era mentira, que havia outro na quadro ao lado, vago). Bem, aguardei as 48 h e nada, ligaram dizendo que nos recompensariam pelo transtorno, cheguei a ligar mais três vezes (falei com Sandra, Ana e Veronica), e todas diziam para que eu ficasse tranquila, que tudo se resolveria e que dariam um desconto pelo ocorrido, perguntei se isso era real, já que minha volta seria no Domingo, e a mesma garantiu que o funcionário do Check out estaria a par da situação, mas no dia de ir embora, o funcionário disse que não sabia de nada, e que nem era funcionário da BYTargentina (mentira),chegou a ser até meio grosseiro. Pedimos para ficar mais uns 20 min no apto, ate a chegado do taxi, e para tentarmos falar com algum funcionário da BYT, e ele disse que não e pronto. Isso deixou um gostinho ruim, de enganação ou falta de consideração. Tentamos falar com o numero de plantão da empresa, que caiu em caixa postal. A falta de net pode ocorrer esporadicamente por problemas de servidor, mas ficar toda a semana sem net, foi complicada, me causou transtornos em transações bancárias e de trabalho. E a causa provavelmente era do modem.
Quanto ao dinheiro, eles fizeram direito, mas em relação a falta de consideração e mentiras, não gostei e não alugarei mais com eles. Voltarei a alugar, mas desta vez com mais cuidado. A região da Recoleta, onde fiquei, é a melhor, sem dúvida.
O apto foi na AV.Pueyrredon 2478, esquina com Levene, em frente ao Hard Rock Cafe.
Mas no final de tudo, o saldo foi muito positivo!
Desculpem o tamanho do texto, mas valeu como desabafo também.
Bjs

Pessoal, minha primeira ida a BA e estou bastante inseguro quanto a onde alugar um ap, tenho dois em vista, http://www.bytargentina.com/re/propview.php?view=4005&bookit=&dia_ing=15&mes_ing=01&ano_ing=2010&dia_sal=25&mes_sal=01&ano_sal=2010 e http://www.bytargentina.com/re/propview.php?&ano_ing=2010&dia_ing=15&mes_ing=01&ano_sal=2010&dia_sal=25&mes_sal=01&apartmentclose=&view=2479, gostaria de uma opiniao de vcs, que sao experts em BA. Outra duvida, eh necessario o aluguel de um ap com ar condicionado? uma vez que li que em janeiro eh bastante quente, pois irei em 15/01/10 ate 15/01/10).
Obrigado pessoal

Olá! Primeiro, muitissimo obrigada pelas dicas descritas aqui, elas me ajudaram muito e embarco nesta segunda rumo a Bs As e morrendo de medo pois aluguei este apartamento: http://www.bytargentina.com/re/propview.php?&ano_ing=&dia_ing=&mes_ing=&ano_sal=&dia_sal=&mes_sal=&apartmentclose=&view=2114
Como não conheço nada, não sei se fiz boa escolha, mas agora não tem jeito… Já aluguei e seja o que D’us quiser! Se tiverem alguma dica, apesar de em cima da hora, agradeceria. Na volta conto como foi minha primeira experiencia alugando um ap, ok!
Obrigada!

Tripulação,

Próximas férias em Buenos Aires, com a família, em apê alugado. Endereço provável: Rua Montevidéu entre Quintana e Alvear. Alguém veta?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.