Douro: as dicas dos leitores

O Silvio está planejando uma belíssima viagem de um mês por Portugal. E, por sinal, está me matando de inveja, porque vai numa época ótima: setembro (quando o país estará muito mais ensolarado do que nessas fotos de fim de novembro).

Douro, Portugal

Cinco dias da viagem estão reservados ao Douro, cujos socalcos (vinhedos organizados em terraços montanha acima) são classificados pela Unesco como patrimônio da humanidade. O trecho mais bonito é o compreendido entre a Régua e Pinhão.

O Silvio vai chegar por lá da maneira mais bonita: em vez de subir pelas auto-estradas próximas ao litoral até o Porto, ele vai pelos “fundos” de Portugal, onde as estradas são mais lentas e mais bonitas e ainda passam pelos vilarejos. (O Alex Bezerra, do blog Portugal Legal, tem dado valiosíssimas dicas nas caixas de comentários.)

De Lisboa ele vai ao Alentejo, então sobe à Serra da Estrela e de lá continua até o Douro, desembocando já no trecho mais bonito do Alto Douro. Só depois do Douro é que ele vai ao Porto.

Pois o Silvio outro dia pediu dicas específicas para esses dias no Douro, e então a Bóia sugeriu que eu abrisse um post participativo. Topei na hora.

Douro, Portugal

Começando pelo básico: se você, ao contrário do Silvio, vai ao Douro a partir do Porto, tem várias opções de passeios bate-volta. O mais simplesinho é o Cruzeiro das 6 Pontes, da Douro Azul, um passeiozinho rápido (apenas 50 minutos) que navega pelo Douro mais próximo da cidade. Esse passeio não leva à região dos vinhedos tombada pela Unesco.

Há outros cruzeiros de um dia ao Alto Douro (Régua ou Pinhão) combinando subida de barco e volta de trem ou ônibus, ou o contrário; confira as opções no site da Barca Douro. É possível também ir de carro até a Régua (100 km pela auto-estrada) ou Pinhão  (124 km pela auto-estrada) e pegar localmente um passeio de barco (como este).

Num dia de verão, saindo cedo, dá para fazer a ida ou a volta costeando o rio. No alto verão também funciona o Comboio (trem) Histórico da CP. O serviço começa no finzinho de junho e vai até setembro, sempre aos sábados.

Mas o melhor, claro, é fazer como o Silvio, e passar alguns dias na região, alternando passeios de barco e carro, visitando quintas (vinhedos) e conferindo os restaurantes festejados da área.

(Meus pitacos: com cinco dias, Silvio, dá para dar uma escapulida um dia a Bragança, no extremo noroeste de Portugal, a 140 km da Régua; invista também uma manhã ou uma tarde indo a Casa de Mateus, em Vila Real, a 20 km da Régua.)

Dos relatos anteriores publicados aqui no VnV, temos a Teresa e a Lu recomendando vivamente a hospedagem na CS Vintage, em Pinhão. Já a Sheila passou três noites no Folgosa Douro, entre a Régua e Pinhão. A Candida tem família na região e recomenda vários passeios de barco e trem a cidadezinhas menos conhecidas. Nossa correspondente Isabel O. (saudades!) recomenda fazer marcações (reservas) em cinco quintas e nos restaurantes DOC, do chef Rui Paula, e Gato Preto, na Régua.

Douro, Portugal

E você? Já esteve hospedado no Douro? Onde dormiu? Que passeios fez? Se você foi ao Douro de bate-volta desde o Porto, também compartilhe sua experiência, se faz favor…

Obrigadinho!

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Leia mais:

    Comentários

    Bom dia!
    Estou indo a Portugal próximo mês (agosto) e gostaria de fazer um passeio ao Douro, incluindo 1 vinícola. Tenho visto algumas excursões de bate e volta saindo do Porto (onde vou ficar), mas estou avaliando o custo benefício de contratar as ditas excursões ou irmos sozinhos (de trem ou barco). Daí as minhas perguntas:
    Saindo do Porto de trem ou ônibus, vi que algumas vinícolas ficam longe da estação/rodoviária. Vocês poderiam me sugerir uma vinícola interessante de conhecer e que seja de fácil acesso (de táxi). Neste caso poderíamos pegar o taxi na estação/rodoviária?
    Considerando que uma excursão está custando em média R$ 600,00 por pessoa, compensa ir nessas excursões?
    A maneira mais conveniente seria pegar o trem/ônibus no porto e descer em régua?

    Desde já agradeço.

      Olá, Bianca! A Douro Tours tem um passeio “Momento Descoberta” a 49 euros por pessoa, saindo de Pinhão. Inclui passeio de barco rabelo e trecho terrestre, com mirante e visita a quinta.

      Você teria que ir de trem, saindo do Porto a tempo de pegar um dos horários de saída do passeio (10h ou 14h). Tem que reservar previamente o passeio.

      https://www.douro.tours/tours

      Compre a passagem de trem em https://www.cp.pt

    Olá. Sabem dizer se é fácil achar táxi ou uber para as vinícolas ficando hospedada em Lamego? Obrigada!

      Olá, Thais! Nâo há Uber no Douro. Você pode combinar passeios com taxistas ou se encaixar em tours em grupo.

    Como é fazer essa visita da região do Douro no inverno? Estou com um roteiro para dez-jan, e a ideia seria fazer o roteiro longo de 20 dias, saindo da serra da estrela em direção ao Douro. Vale as 3 pernoites ou melhor reduzir visto que a temperatura “ao ar livre” nao será tao agradavel para curtir essa região?

      Olá, Pedro! O inverno no norte português é bastante chuvoso. Nesta época o passeio de barco fica bastante prejudicado. Não haverá tampouco uvas nos vinhedos, que estarão secos.

    Vi que posso sair de Porto de trem até Pinhão. Em Pinhão teria como eu pegar um táxi de forma fácil até a Quinta do Seixo? Ou teria que contratar um Transfer, etc? Vc indica algum serviço para isso?

      Olá, Ethi! Tem táxi na estação. Você também pode arranjar transporte com a quinta.

    Oi boia! Você teria uma lista de vinícolas boas em Douro? Muito obrigado

      Olá, Cesar! Quinta da Pacheca, Sandeman (Quinta do Seixo), Quinta do Vallado, Quinta da Roêda (Croft), Quinta do Tedo.

    Vou com meu marido e uma amiga ao Porto em junho deste ano e queremos ir a Régua e Pinhão de carro para visitarmos vinícolas *duas, se possível, e queríamos com motorista pois não queremos dirigir. Indica quem faz ?

      Olá, Lena! Infelizmente não temos indicação. Um passeio bacana é sair de trem do Porto até Pinhão, lá fazer o passeio de barco rabelo, e na volta pegar um táxi em Pinhão para visitar as vinícolas, retornando ao Porto de trem.

    Olá Bóia! Estou lendo atentamente seus posts sobre o Douro, pois iremos em 10/04/24 e ficaremos 8 dias no país. Iremos “pelos fundos” a partir de Batalha (já estivemos no Porto). Li que a correspondente Isabel O. recomenda a reserva em 5 quintas e gostaria de saber quais são e também a indicação de cidades interessantes para conhecer a
    partir dessa região. Agradeço muito desde já!

    Estou planejando viagem a região do Douro com meu marido para outubro/24 e há vários relatos de passeios subindo o Douro pelo rio, gostaria de saber qual a melhor opção a partir de Porto

      Olá, Andrea! Saindo do Porto há apenas cruzeiros de vários dias. Se você quiser fazer o passeio do barco rabelo, vá de trem até Pinhão e pegue o passeio lá.

    Oi! Eu e minha esposa estamos com viagem programada para Portugal em Maio desse ano. Programamos 01 dia de bate e volta a região do Douro a partir do Porto. Vimos que algumas empresas como “Roteiro do Douro” e “Rota do Douro” oferecem um passeio com subida de barco do Porto a Pinhão e descida de carro. Gostaria de saber a opinião sobre esse passeio (conforto, custo-benefício, experiência). As quintas visitadas são da Avessada ou Roêda. Sugerem outra forma de passeio de bate e volta?

      Olá, Vinicius! Parece um ótimo passeio.

    Olá Bóia! Estou montando roteiro para Portugal em maio/24. Gostaria de alguma sugestão de tour Porto-Pinhão-Porto que inclua trem até Régua e barco rabelo Régua até Pinhão. Lembro de ter visto algo parecido anos atrás. Alguma dica de viajantes? Ficarei feliz pela ajuda. Muito grata.

      Olá, Livia! O barco rabelo vai de Pinhão a Tua. Até há poucos anos era possível saltar em Tua e voltar de trem, mas agora você escolhe entre um passeio curto, de 1 hora (que vai até o meio do caminho), ou longo, de 2 horas (que vai até Tua), retornando a Pinhão. O trecho entre Régua e Pinhão é feito apenas de trem. Você pode pegar o trem na estação São Bento no Porto, saltar em Pinhão e pegar o passeio de barco de empresas como Magnífico Douro. Até a sua viagem em maio esperamos já ter esse conteúdo organizadinho.

      Boa noite Livia e Bóia,
      Também estou pesquisando este tipo de passeio para o mês de Setembro de 2024.
      Vi que algumas empresas como Barcadouro, Douro e Douro Criativo oferecem um “mini-cruzeiro” em embarcação maior (diferente do barco rabelo) embarcando em Régua e desembarcando em Pinhão, de duração de cerca de 2h15, pelo valor de 30 euros por adulto.
      Gostaria da opinião da Bóia sobre este passeio, se vale a pena pela beleza do trecho do rio Douro percorrido, ou se o passeio em barco rabelo é muito mais interessante (neste caso, somente disponível com saída de Pinhão, pela minha pesquisa).
      Obrigada!

      Olá, Paula! Régua é uma cidade maior que Pinhão, esses barcos devem ser dirigidos ao público maior que já está na região. Mas o percurso mais tradicional e mais bonito é entre Pinhão e Tua. Infelizmente hoje não é mais possível descer em Tua, os passeios precisam fazer o percurso ida e volta.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito