Douro: as dicas dos leitores

Douro, Portugal

O Silvio está planejando uma belíssima viagem de um mês por Portugal. E, por sinal, está me matando de inveja, porque vai numa época ótima: setembro (quando o país estará muito mais ensolarado do que nessas fotos de fim de novembro).

Cinco dias da viagem estão reservados ao Douro, cujos socalcos (vinhedos organizados em terraços montanha acima) são classificados pela Unesco como patrimônio da humanidade. O trecho mais bonito é o compreendido entre a Régua e Pinhão.

O Silvio vai chegar por lá da maneira mais bonita: em vez de subir pelas auto-estradas próximas ao litoral até o Porto, ele vai pelos “fundos” de Portugal, onde as estradas são mais lentas e mais bonitas e ainda passam pelos vilarejos. (O Alex Bezerra, do blog Portugal Legal, tem dado valiosíssimas dicas nas caixas de comentários.) De Lisboa ele vai ao Alentejo, então sobe à Serra da Estrela e de lá continua até o Douro, desembocando já no trecho mais bonito do Alto Douro. Só depois do Douro é que ele vai ao Porto.

Pois o Silvio outro dia pediu dicas específicas para esses dias no Douro, e então a Bóia sugeriu que eu abrisse um post participativo. Topei na hora.

Douro, Portugal

Começando pelo básico: se você, ao contrário do Silvio, vai ao Douro a partir do Porto, tem várias opções de passeios bate-volta. O mais simplesinho é o Cruzeiro das 6 Pontes, da Douro Azul, um passeiozinho rápido (apenas 50 minutos) que navega pelo Douro mais próximo da cidade. Esse passeio não leva à região dos vinhedos tombada pela Unesco. Há outros cruzeiros de um dia ao Alto Douro (Régua ou Pinhão) combinando subida de barco e volta de trem ou ônibus, ou o contrário; confira as opções no site da Barca Douro. É possível também ir de carro até a Régua (100 km pela auto-estrada) ou Pinhão  (124 km pela auto-estrada) e pegar localmente um passeio de barco (como este). Num dia de verão, saindo cedo, dá para fazer a ida ou a volta costeando o rio. No alto verão também funciona o Comboio (trem) Histórico da CP. O serviço começa no finzinho de junho e vai até setembro, sempre aos sábados.


View Douro in a larger map

Mas o melhor, claro, é fazer como o Silvio, e passar alguns dias na região, alternando passeios de barco e carro, visitando quintas (vinhedos) e conferindo os restaurantes festejados da área.

(Meus pitacos: com cinco dias, Silvio, dá para dar uma escapulida um dia a Bragança, no extremo noroeste de Portugal, a 140 km da Régua; invista também uma manhã ou uma tarde indo a Casa de Mateus, em Vila Real, a 20 km da Régua.)

Dos relatos anteriores publicados aqui no VnV, temos a Teresa e a Lu recomendando vivamente a hospedagem na CS Vintage, em Pinhão. Já a Sheila passou três noites no Folgosa Douro, entre a Régua e Pinhão. A Candida tem família na região e recomenda vários passeios de barco e trem a cidadezinhas menos conhecidas. Nossa correspondente Isabel O. (saudades!) recomenda fazer marcações (reservas) em cinco quintas e nos restaurantes DOC, do chef Rui Paula, e Gato Preto, na Régua.

Douro, Portugal

E você? Já esteve hospedado no Douro? Onde dormiu? Que passeios fez? Se você foi ao Douro de bate-volta desde o Porto, também compartilhe sua experiência, se faz favor…

Obrigadinho!

Leia mais:

Passagens mais baratas para Lisboa no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro no Douro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões no Douro com a Viator

242 comentários

Boa tarde! Irei a Portugal em Agosto. Estou pensando em ir do Porto até Pinhão de Trem, ir a alguma vinícola e depois pegar o Rabelo para Tua, retornando de trem ao Porto. Vocês sabem se é tranquilo pegar Táxi até alguma vinícola e para sair da Vinícola e ir até o Cais de Pinhão O passeio de Rabelo precisa ser reservado com antecedência? Obrigada.

    Olá, Gabriela! O trem nesta região é lento, acredito que você não tenha tempo de visitar uma vinícola antes do passeio, não.

    Você pode reservar seu passeio de barco rabelo com a Magnífico Douro https://magnificodouro.pt/pt/

    Olá Gabriela, estou planejando fazer o mesmo. depois conta como foi, se deu certo e qual quinta vc conheceu! obrigada!

Olá estaremos em janeiro com casal e 2 crianças de 6 e 11 anos. É tranquilo de visitar vinicolas, quintas e caves? queríamos conhecemos porto, região do Doro, região das uvas verdes e se possível ir até a serra da estrela… o que você me sugere? temos 10 dias. Você acha suficiente? As crianças sao bem vindas nos lugares? Sao super comportadas e acostumadas a visitar vinicolas em outros paises…

O Silvio vai fazer a meu ver o melhor trajeto para o Douro. Saindo de Viseu ele pode rumar para São João da Pesqueira ( se for numa sexta feira pare em Trancoso no mercado da cidade, imperdível !). Pegue a 222 rumo ao Douro. Faça a visita e degustação na Sandeman( uma das melhores vistas do Douro) e umasede modeena é linda. Depois almoce no DOC. Passe uma noite num hotel dentro das vinhas , sugiro o Quinta ds Canilhas ou a Quinta Nova, ambos dentro dos vinhedos, com vista para o rio Douro. Muitos prometem mas naontem essa vista.

Ola, estou indo p Porto em julho, terei somente um dia para conhecer o Vale Douro.Estou pesquisando a localizacao das Quintas, pensei num roteiro, gostaria de saber se alguem ja fez e se e possivel. Segue:
– Porto- Peso da Regua- estrada N222 e conhecer duas viicolas na parte sul rio Douro( Quinta do Pepo e Quinta do Seixo),
– chegar a Pinhao e fazer passeio de barco pelo Rio Douro de 1 hora
– retornar pela parte norte do Rio Douro e conhecer mais duas viniculas ( Quinta Nova e Quinta do Crasto). Retornar para Porto
Desde ja obrigada.

    Olá, Leise! A região do Douro vinhateiro parece próxima, mas não é. As estradas regionais são lentas, esse seu roteiro demandaria no mínimo dois dias, já estando hospedada na região.

    Você pode contratar um passeio privativo ou se encaixar num tour de um dia para a região.

    Ou simplificar o seu passeio, da seguinte maneira: pegue o trem a Pinhão. Em Pinhão, embarque no passeio do barco rabelo até Tua, passando pelo trecho mais panorâmico dos vinhedos nas encostas. Em Tua você pega o trem de volta ao Porto.

    Se quiser, na volta de Tua, você pode saltar em Peso da Régua e ir de táxi a alguma quinta.

    Mas veja: uma visita a uma quinta no Douro é igual a uma visita a qualquer vinícola em qualquer parte do mundo. As visitas que são realmente diferentes são as visitas que você pode fazer às caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia.

Olá! Estou indo para Portugal em outubro e preciso de algumas dicas. Dois dias para visitar o Douro são suficientes para conhecer um pouco a região? Devo focar em quais localidades? O que é mais estratégico: sair de Lisboa ou de Porto para conhecer o Douro? Devo pernoitar em qual localidade? Só mais uma perguntinha: a Serra da Estrela, nesse período do ano, vale a visita? Obrigada!!!

Olá, como sempre o site nos ajudou muito em mais uma viagem e venho aqui deixar minha contribuição.
Acabamos de voltar do Douro, ficamos 3 dias, 4 adultos e um bebê de 1 ano. Ficamos hospedados na Quinta da Pitarrela e adoramos. Localização, atendimento, conforto, vista…
Quantos às vinícolas:
-> Quinta do Popa: MARAVILHOSA! Melhor vista, ótimos vinhos, atendimento, ambiente… foi a que mais gostamos. Eles fazem piquenique e almoço também, mas fizemos só a degustação.
-> Quinta da Pacheca: Muuuito boa também. Almoçamos lá e com isso a visita à vinícola e a degustação estava inclusa, achamos que valeu muito a pena. Os vinhos oferecidos na degustação eram muito TOPs e a vinícola é linda.
-> Quinta das Carvalhas: fizemos só a degustação, bom atendimento e bons vinhos.
-> Quinta do Seixo: fomos no winebar. Vinhos regulares, atendimento medíocre e preço alto. De bom, só a vista, mas no nosso caso como estava chovendo, nem isso…

Passeio de Barco: Fizemos com a Magnífico Douro, PÉSSIMA! Não tivemos direto nem a um “boa tarde, sejam bem vindos…”

No mais, o Douro é lindo demais. Recomendo demais!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito