Dúvida: Aruba ou Curaçao?

Da minha página Turista Profissional, publicada toda terça no caderno Viagem & Aventura do Estadão.

Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Divi-divi na praia Arashi, em Aruba
Praia particular de Cas Abou, Curaçao
Praia particular de Cas Abou, Curaçao

O Caribe próximo à América do Sul não tem contra-indicações: os furacões passam longe e não é necessário visto americano. Aproveite: alguns dos pacotes mais interessantes do momento são para Aruba e Curaçao, oferecidos a partir de US$ 1.500 pelas operadoras. Há os pacotes que usam vôos regulares (com conexão em Bogotá, pela Avianca, ou na Cidade do Panamá, pela Copa) e os que usam vôos fretados (com escala em Caracas, pela Varig, ou partindo de Brasília, pela Gol). Apenas evite ir em outubro e novembro, que é a época das chuvas. Está dúvida sobre qual das duas ilhas escolher? Eu ajudo.

Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)
Palm Beach, Aruba (à altura do Marriott)

PRAIA DO HOTEL
Quase todos os hotéis de Aruba vendidos nos pacotes para brasileiros estão na ótima Palm Beach, extensa, de areia branquinha e mar transparente. Já em Curaçao os hotéis costumam ter praias “fabricadas” com areia branca trazida de longe e recifes artificiais. Vencedor: Aruba.

Praia Grote Knip, Curaçao
Praia Grote Knip, Curaçao

OUTRAS PRAIAS
Em Aruba você pode alugar um carro por um ou dois dias para visitar prainhas menores, menos frequentadas e sem hotéis à vista, como Arashi e Baby Beach. Em Curaçao é melhor alugar um carro por toda a estada, para aproveitar as belíssimas praias selvagens (como Cas Abou e Port-Marie, particulares, e Grote Knip, pública) ou bater ponto na praia da muvuca, a Seaquarium Beach (que é “fabricada”, mas tem bares charmosos, como o Mambo Beach). Vencedor: Curaçao.

Curaçao: na sinagoga
Curaçao: na sinagoga

HISTÓRIA
Willemstad, em Curaçao, tem arquitetura colonial holandesa legítima, um mercado público imperdível (almoce um PF javanês por lá), um bairro tombado como patrimônio cultural pela Unesco e uma sinagoga antiquíssima com chão de areia (para relembrar os anos em que os judeus erraram no deserto). Já Aruba só tem cenário. Vencedor: Curaçao.

VIDA NOTURNA
Ambas tem cassinos – mas em Aruba praticamente todo hotel tem o seu. Além disso, não é preciso sair de Palm Beach para ir a bares, restaurantes e discos; já em Curaçao você vai precisar ir a Willemstad. Vencedor: Aruba.

Baby Beach, Aruba
Baby Beach, Aruba

CRIANÇAS
As praias são perfeitas para os baixinhos nas duas ilhas; ótima oportunidade para aprender a mergulhar de snorkel. Em Aruba dá para fazer passeio de submarino, safári para ver iguanas e uma visita a uma cidade em miniatura. Em contrapartida, no Sea Aquarium de Curaçao dá para entrar num tanque para tocar nos animais marinhos, e na Dolphin Academy os pequenos podem nadar com os golfinhos. Empate.

DUAS EM UMA
Já que está dando empate, por que não escolher um dos pacotes que combinam as duas ilhas? O vôo dura apenas 30 minutos, e você pode saracotear em Curaçao e depois sossegar no hotel em Aruba.

QUE HOTÉIS ESCOLHER
Em Aruba, evite o Renaissance, que está no centro da cidade (e cuja praia, “fabricada”,  fica numa ilhota em frente). Em Palm Beach, o Holiday Inn Sunspree não está à altura dos seus vizinhos; melhor cacifar o Marriott, o Hyatt, o Westin, o Radisson ou o Occidental (all-inclusive).Para economizar, o Mill Resort, com apartamentos com minicozinha, é OK (mas saiba que fica na quadra de trás da praia).

Breezes, Curaçao
Breezes, Curaçao

Em Curaçao, fique com os grandes nomes – Hilton e Marriott têm boas instalações, e o Breezes (all-inclusive) fica no canto direito da Seaquarium Beach.


1077 comentários

Riq, acompanho vc há bastante tempo e me identifico muito com seus gostos e opiniões. Até hoje não me arrependi de fazer nada que vc indicou. Então lá vai… Vou viajar com meu marido e filhos de 5 anos em abril e gostaria de saber se vc escolheria Aruba e Curaçao ou o
Tivoli Praia do Forte. Não só pela praia em si, mas pelo “conjunto da obra”: charme, gastronomia, passeios e infra pras crianças, custo-benefício. Vc me ajuda, please?

    Abril/maio é a época de mais chuva no norte da Bahia. E é época ótima para o Caribe.

    Tivoli é mais charmoso e tem melhor estrutura do que qualquer resort que você encontrará em Aruba ou Curaçao.

Ricardo, primeiramente obrigado pelo site!

Vc realmente é um expert no caribe! uashuasas

Vamos a Curaçao/Aruba em janeiro, porém com milhas da Tam. Teremos que dormir em Caracas para pegar o voo no próximo dia.

Tem alguma dica pra Caracas? Conhece alguem que já fez isso?

    Durma no hotel Eurobuilding próximo ao aeroporto e você não vai se incomodar.

Galera,

acabei de voltar da viagem Aruba/Curaçao. Eis minhas contribuições:

Primeiro: o voo da Gol foi horrível. Não tem nada pra fazer durante o percurso e é muito desconfortável. O legal foi pousar em Caracas – paisagem bem bonita. A volta foi na classe comfort, que de comfort não tem nada.

Passei as 4 primeiras noites em Aruba e depois 2 noites em Curaçao, retornando pra Aruba no penúltimo dia à noite. Na minha opinião, Curaçao é um lugar mais interessente. As praias são mais bonitas (não que as de Aruba são ruins) e a cidade em si é muito legal. Rodar por Otrobanda e Punda a pé é gostoso. No caminho para as praias, parem pra observar os flamingos numa área de preservação.

Aruba realmente é bem americanizada. Pessoalmente não curto isso. Ficamos no Radisson em Aruba. Muito bom hotel e fica numa localização privilegiada. Palm Beach é legalzinha, mas curti mais Arashi e Baby (aqui pra mergulhar é muito bom… mas precisa passar pelas rochas, senão vc vai ficar naquela piscina de agua rasa e leitosa – passando as pedras a água fica cristalina e cheia de peixes e corais interessantes. Como sou mergulhador, adorei, tanto que no último dia voltei apenas para Baby pra mergulhar de novo). A água do mar em Aruba tem esse aspecto porque a areia é beeeem fininha e branca e se mistura fácil na água. Em Curaçao é mais granulosa e pesadinha, apesar de branca tb.

De um modo geral Curaçao é um pouco melhor pra compras. Em Aruba a Lacoste tava com um precinho um pouco melhor, por isso compramos as camisas em Aruba. No free shop de Curaçao tinha umas promoçoes bem interessantes. Comprei um Azzaro Chrome 100ml por 36 dólares. Em qualquer outro lugar tava 60 dólares. Pena que não tive tempo de olhar outras coisas, pois o vôo já estava quase saindo.

Compramos no Free Shop de Aruba uma garrafa de Blue Label por 140 dólares. No free shop de SP tava 154. Veuve Cliquot por 58 dólares no mercado Super Food em Aruba, mais em conta que os 64 dólares dos Free Shops.

Eletrônicos não ví muita vantagem, então não trouxe nada.

Segui as dicas do pessoal e compramos coisas no mercado pra lanches e café da manhã. Compramos umas 2 sacolinhas térmicas, enchíamos de gelo de manhã e colocávamos a cerveja e água.

Alugamos carro por todos os dias e não me arrependo. Apesar das dicas do pessoal de que não precisava, é muito mais cômodo e perde-se menos tempo. Além disso, a madame agradece por não ter que ficar perambulando de onibus ou táxi com sapato de salto. Cada diária ficou em 36 dólares e a gasolina custa pouco (cerca de R$ 1,90).

Quanto aos dólares, levamos apenas 200 pra cada pessoa. Foi suficiente. Concentrávamos mais os gastos no cartão, pois a cotação é mais vantajosa, mesmo considerando o custo extra do IOF. Além disso, ganha-se milhas pra proxima viagem.

O clima nas duas ilhas parece muito com o de Salvador no verão. Fazia entre 31 e 33 de máxima e estava úmido. Como estou acostumado… Choveu um pouco, mas não incomodou não. Chovia mais à noite ou pela manhãzinha. Pegamos sol todos os dias nas praias.

As praias de Curaçao, como disse, são mais legais. Primeiro fomos em Port Marie, privada, e achei bem legal. Depois Cas Abou. Mesmo nível e privada tb. Quando fomos a Kenepa Grandi (Grote Knip) o queixo caiu. Apesar de pública, foi a melhor da viagem (tirando Baby na parte do mergulho). Que praia fantástica e não tava cheia.

As praias são lindas e limpas e ninguém te incomoda. Só lamento ter observado um grupo de paulistas – deu pra ver pelo sotaque – sujando uma das praias. Garanto que a maioria dos paulistas não fariam isso, assim como a maioria dos nordestinos não são mal-educados, como se apregoa tanto pelo Sul/Sudeste.

No mais, relaxem e curtam. Não fiquem obcecados em querer economizar em tudo. Às vezes o barato sai caro. Comíamos todo dia em bons restaurantes. Penso que o turismo abrange a gastronomia. Não deixem de ir ao Aqua Grill e o Giannis em Aruba. Mas pelo amor de Deus, não vale a pena ir ao Buccaneers. Horrível. Comida esquentada em microondas. Foi o pior. Em Curçao, não deixem de saborear o “Beef Tenderloin” no De Gouverneur – atenção, fica no andar de cima. No de baixo é outro restaurante. Jantamos no Fort Nassau noutra noite e gostamos tb. Nada excepcional, mas a vista lá de cima foi imperdível.

Em Curaçao ficamos no Kura Hulanda. A localização é excelente. Preferimos ficar no centro, pertinho da ponte que liga Otrobanda a Punda. Os quartos, razoáveis.

Lugares bons em Curaçao pra um lanche: Eet Cafe de Buren. Peçam um Bitterbalen – uns croquetes fritos, bem crocantes e sequinhos.

Em Aruba, no Paseo Herencia, shoppingzinho em palm beach – onde compramos na lacoste, comam no Taste os Belgium. Bem saboroso o camarão ao alho.

Em Curaçao, aproveitem as promoções de relógios na Freeport. Tem 2 em Punda, cada uma com preços e relogios diferentes. Comprei um Victorinox Swiss Army pela metade do preço. Parada obrigatória na Penha de curaçao. A maioria dos perfumes e cosméticos foi daqui. Mas no freeshop de curaçao tinha umas promoções bem interessantes como mencionei acima.

No mais, aproveitem, relaxem, se percam, se virem, perguntem na rua e gastem dinheiro sem culpa. Assim a viagem fica mais gostosa. Excesso de planejamento atrapalha.

Uma dica final: abusem do protetor solar. E nada de passar só no ombro e costas. O que tinha de americano camarão lá não era brincadeira. Como lá fica a apenas 800 milhas da linha do Equador a incidência solar é forte. Se forem mergulhar passem atrás das pernas por favor, senão vai queimar.

Um abraço a todos e obrigado pela oportunidade. Foi bom ler as dicas aqui antes de viajar e espero ter dado minha contribuição.

Ricardo.
Salvador/BA

P.S – alguém aqui já perguntou sobre topless. Ví isso em Eagle Beach em Aruba e Port Marie em Curaçao. Então… tranquilo.

Estou em curaçao,realmente é lindo,mesmo chovendo as vezes a noite,não atrapalha nada,calor o dia todo,estou no hilton,muito bom,café da manhã maravilhoso!

Roberta,estou indo agora dia 2 de outubro,recomenda algum restaurante em curaçao?estou indo com marido e filhos pequenos.Se tiver mais algumas dicas agradeço,ficaremos no hilton.Obrigado

Continuando…
Choveu muito, muuuito em Aruba, até os locais estranharam, prejudicou muito porque a beleza da praia perde muito sem sol.
Quem quer descansar e ficar deitadão na areia, hospede-se em Palm Beach, pra mim a melhor opção realmente.
O Marriot é o último da praia mas não é longe, há um carrinho de golfe do hotel que te deixa a 300m do Paseo Herencia, pequeno shopping e dai você caminha na avenida atrás da praia onde tem os restaurantes.
Voltaria ao Marriot.
Quanto a beleza de praias, Curaçao vence, mesmo que a falta de sol tenha prejudicado muito a avaliação. Mas Palm Beach tem água verdinha e é uma piscina de água salgada imensa.
Acho que é uma viagem que vale muito a pena ser feita, boas compras de cosméticos, perfumes, maquiagem, apesar de não ser EUA dá pra comprar um bom tênis a metade do preço do Brasil (Asics Kayano por exemplo), pegar peças em promoção na Tommy, na Beneton, óculos em promoçção Ray Ban a 99 dólares, D e G a 130, mas isso tudo porque choveu e sobrou tempo fugindo da chuva em lojas, na falta de sol na praia foi o jeito.
Mas não é EUA, são poucas lojas e é tudo pequeno, não espere algo imenso não.
O passeio de submarino valeu a pena e o outro lado da ilha na piscina natural e ponte natural é lindo, mas pegamos um temporal medonho, fomos de quadriciclo mas recomendo uns jipes fechados com ar condicionado, item de primeira necessidade mesmo com chuva.
Não vá com pouco dinheiro, e nem pensando em gastar pouco, se for pra economizar pra comer e não beber porque é caro fique no Brasil e vá pra uma das milhares de praias lindas e baratas que tem por aí. Economize, e chegando lá relaxe, coma, beba, vá em bosn restaurantes e não converta pra não estragar o passeio.
Vale a pena ir, mas não espere a beleza de praia mais linda se você conhece bem o Brasil.
O tom de azul do mar de Curaçao é incrível, único, perfeito.
Mas o nosso litoral é incrível e dá um orgulho danado morar num país com tanta beleza. Pena que os resorts aqui cobrem mais caro às vezes do que lá!
A staff da Nascimento em Aruba Maria Rita é brasileira e é ótimo ter pra quem ligar se precisarmos de qualquer coisa, além das dicas excelentes. É um diferencial que faltou em Curaçao.
Valeu a todos os viajantes e ao blog!
Se puder ajudar em algo estou à disposição.
Ayo (Tchau em papiamento)
Ah, um inglês básico ajuda, mas mistura-se várias línguas em uma mesma conversa, quem tem boca vai a Roma por lá também.

Acabei de chegar de Aruba e Curaçao, pacote de uma semana pela Nascimento Turismo, Renaissance em Curaçao e Marriot em Aruba, excelentes hotéis.
Leiam os comentários TODOS do blog, foram de muita ajuda.
Em Curaçao é imprescindível carro para conhecer as praias como já foi dito e é fácil de andar com um bom mapa comprado a 5 dólares na recepção do botel.
O Renaissance fica perto dos restaurantes então sair pra comer à noite a pé é fácil, não há tantas opções de restaurantes assim é o melhor hotel pra quem gosta de estar perto de tudo, além da “piscina praia” artificial ser linda. A ilha não tem muita estrututra, o centrinho é Punda e Oranjestad e só.
Tem um shopping no hotel, é perto do centro, dá pra atravessar a ponte e fazer compras a pé. Atenção para quem quer vista do quarto, pois uma grande parte dos quartos tem vista interna para o hotel.
Compre um kit de isopor, comidas e bebidas no mercado e dois dias são suficientes para curtir praias lindas. A praia do Seaquarium é dispensável na minha opinião.
Fez tempo bom, mas nublou e choveu muito à noite…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito