E aí? Embarco ou não embarco pro Chile?

Usuhaia, hoje

São duas da tarde aqui em Ushuaia, Argentina. Às três vão passar no nosso hotel para nos levar ao porto, a cinco quarteirões de distância. Lá chegando, vamos fazer check-in no Terra Australis, um navio que transporta apenas 160 felizardos passageiros entre Ushuaia e Punta Arenas, pelo canal de Beagle.

(É o pequeninho, gente, não é esse grandão, não.)

Meu navio é o pequeno!

Ontem de madrugada, quando houve o terremoto no centro do Chile, o navio estava no caminho de volta. Chegou são e salvo. A propósito — não saiu nada até agora na imprensa ou na TV sobre problemas com embarcações na costa chilena.

Eu poderia ter ido até o porto para me informar, mas contive a minha curiosidade e só vou saber se o navio parte ou não quando chegar para o check-in.

Se vocês não ouvirem mais de mim, fiquem tranqüilos: o navio não tem internet, e eu só vou poder voltar a entrar em contato com vocês na parada em Punta Arenas, terça que vem.

Se a companhia achar que não há perigo para viajar, eu embarco sem receio nenhum.

E você? Como agiria nessa hora? Conta pra gente…

Atualizañáo 15h50:

Confirmado. Vamos partir. Check-in feito (numa agência na rua principal), malas entregues. Às 17h embarcamos. No Twitter me mandaram um mapa com a propagaçao das ondas. Sul do Chile tá tranqüilitíssimo, nao se preocupem. Nos falamos na terça!

Até lá, cuidem do blog por mim, pufavô!


191 comentários

Estou com o Zé!
Já não iria mesmo sem o terremoto.
De qualquer maneira, boa viagem e pelo visto, teremos (mais) grandes posts por aqui.
E Carla, me avisa quando você for pra algum lugar!! 🙁

    Edu: 😆 😆 😆 Eu tenho que te avisar quando eu for pra você ir antes ou na mesma época…

    PêEsse, eu sou pé quente – o terremoto só acontece depois que eu venho embora… 😯

Vá sim e faça uma forcinha para realizar as caminhadas longas pelos lindos parques, palavra de alguém que ODEIA colocar os pés para fora (quer coisa mais feia que pé de homem, deveriam baixar uma lei proibindo a exibição de pés masculinos em locais públicos) e só caminha de tênis ou bota… hehehehe.

Puxa, vi agora as fotos de Santa Cruz (Vale do Colchagua) destruída. Eu estava lá precisamente há uma semana e a região estava linda, cheia de restaurantes novos, toda preparada para a festa da vendimia. Uma grande pena…

    Dá uma sensação horrível, né? Eu tou sentindo isso em relação a Santiago… E já passei pela mesma coisa quando cheguei do Peru em 2007 – vim de Lima e dias depois houve aquele terremoto terrível… 🙁

    Quando viajamos a um lugar, ele passa a fazer parte das nossas vidas para sempre. Qualquer acontecimento posterior nos afeta, como se fosse um pedaço da terra natal. Viajar é ampliar a “terra natal”.

    Como já estive no Chile, sinto essa catástrofe como se fosse aqui, com um “membro da família”.

    PS: ontem não consegui acessar nenhum site de servidores localizados fora do Brasil (wordpress, hotmail, etc). Alguém mais teve esse problema? Pensei até que o terremoto tivesse rompido a conexão com algum hub fundamental.

    Carla, também passei por Santiago nessa viagem do carnaval ampliado. Mas é que Santa Cruz e as outras cidades próximas são menores, pequenininhas, menos preparadas. É triste, até porque o Chile se tornou destino ou escala de muita gente e para muitas viagens. Tomara que tudo volte ao normal logo…

    Pois é, eu mencionei Santiago porque foi onde estive agora… Mas, acompanhando as notícias me sinto bem como o Arthur disse, porque em 2000, quando fui ao Chile pela primeira vez, fui a várias cidades da região mais afetada. Viajar é mesmo “ampliar a terra natal”…

    Acabei de ver a foto da Igreja de Santa Cruz com o teto destruído, uma pena. Cheguei do Chile segunda-feira. Fomos visitar as viñas antes da colheita, que ocorrerá entre 5 e 7 de março. Santa Cruz me encantou muito pelas estradas vicinais de boa qualidade; as frutas deliciosas; pequenos e bons restaurantes; o simpático povo; as parreiras carregadíssimas, lindas. Tenho certeza que o Chile vai se recuperar bem, sinto pelas vidas que se perderam.

    Eu passei o Carnaval no Chile. Voltei pro Brasil no dia 21/2, ou seja, uma semana antes do terremoto…

Eu iria certo! Chile tem dessas coisas, faz parte. Ano passado foi a erupção do Chaitén que alterou nossa rota.

Come um mote con huesillo por nós. Boa viagem!

Eu não iria 😆 😆 😆

    Do contra nada! Falo por mim. Vomito até as tripas quando ando de barco, hehe 😡

    Mô, morre de inveja aí: vou pra Disney! Bati o martelo hoje. Tô precisando descansar a mente Aôôôuuuunnnnnn 🙄 …e não tem lugar no mundo melhor do que a Disneylândia pra fazer isso, né? 😛

    Beijos, Môôôô! Saudades também!! :mrgreen:

    Zé, aproveitando essa sua deixa, hoje mesmo me perguntaram qual é a melhor época para ir para a Disney e não pegar os parques cheios. Como Orlando é uma falha no meu currículo, pergunto aqui aos trips que melhor época seria essa. Ele pode tirar férias em qualquer mês do ano. Além disso, existe um passe que autoriza furar a fila, mas parece que é bem carinho, não é?

    PêEsse, a melhor negócio é fugir das férias e feriados escolares aqui dos EUA.

    O calendário escolar americano funciona mais ou menos assim: as aulas começam no outono – geralmente no final de agosto ou começo de setembro – e terminam em meados de junho. No final do ano, antes do Natal até meados de janeiro, tem o winter break. No final de fevereiro ou começo de março, e final de abril, algumas escolas dão breaks de uma semana pros alunos (winter e spring breaks). As férias escolares acontecem no verão, entre meados de junho e final de agosto. Portanto, resumindo, a melhor época para se viajar para a Disney (e EUA em geral) sem enfrentar muita fila nas atrações seria entre a segunda semana de maio e a primeira semana de junho. Setembro e outubro também é legal. Novembro já começa a ficar friozinho em algumas partes dos EUA (além disso tem o feriado de Thanksgiving no final do mês que é complicadíssimo).

    Com relação aos passes da Disney… os caras estão sempre mudando o esquema. Mas atualmente funciona assim: você pode comprar passes que variam de 1 até 10 dias de acesso aos parques (mas só pode visitar um parque por dia). Você pode incluir a opção “Park Hopper” que lhe dá o direito de visitar vários parques num mesmo dia (dentro da validade do passe). Tem a opção também de incluir os parques aquáticos. É óbvio que esses adicionais encarecem o passe, mas valem a pena. Exemplo de preço: passe para 7 dias + opção Park Hopper para um adulto = US$ 287,00.

    Na verdade não existe um passe específico para furar filas. O que existe é uma opção chamada “Fastpass” que lhe permite furar a fila em algumas atrações e em horários específicos. Funciona assim: em alguns “brinquedos” existem maquininhas self-service ou guichês “Fastpass” onde você usa o seu passe para emitir, de graça, o seu ticket Fastpass para visitar aquela atração em uma outra hora e sem enfrentar a fila.

    Acho que é isso… :mrgreen:

    Zé, pela sua descrição também aparece uma “janela de sossego” entre a segunda semana de março e a última de abril, não é? Sobre o esquema dos passes, vou copiar e colar seu comentário para ele. Obrigado mesmo.

    PêEsse, essa janela entre março e abril não é muito legal porque é a época das semanas de spring breaks aqui nos EUA.

    Encontrei uma página nas internets 😀 que tem um gráfico que mostra: tempo gasto em fila nas atrações da Disneylândia (mas serve também para a Disneyworld) X época do ano X número de visitantes nos parques. Confere lá! https://www.scottware.com.au/theme/feature/atend.htm

    PêEsse, ano passado eu fui na primeria semana de março e estava excelente! praticamente sem filas (claro, tinha gente, mas estava tudo muito rápido pq não estava lotaaaaaado!!!). To voltando agora na última semana de março e te conto como foi depois 🙂
    quanto ao FastPass o Zé já explicou!!
    beijinhos

    Camila,
    neste ano a Páscoa cai na última semana de março, quando costuma ocorrer o Spring Break. É possível que a Disney esteja mais cheinha, não?

    Bem provável Lena, mas o nosso carnaval esse ano não colaborou 🙂 na volta eu conto como estava, beijinhos.

    Zé, qdo vc vai pra Disney? Dependendo da data, a gente pode se esbarrar por lá… \o/

    Ai, Zé! Por poucos dias a gente não vai se ver. Vou no fim de abril. Fiquei triste agora. 🙁

    Eita, quase! Qualquer dia desses vou te visitar aí no Havai :mrgreen:

    P.S.: Sr. Ricardo Freire, este post é sobre a Disney. Se o Sr. quiser continuar esse assunto sobre o Chile, por favor procure outro post mais adequado :mrgreen:

    Quem mandou deixar a gente cuidar do blog? Agora güenta a turma do fundão! :mrgreen:

    Ze… vc existe mesmo ou é igual a Rometa??? Estou morrendo de rir aqui!!!!

    Hahahahahaha!!! Zé, vc é uma figuraça! 😀 😀 😀 😀

    E viva a turma do fundão!

    Gente!O VnV ganhou vida própria!
    Conosco ninguem podosco né!
    Bjs a todos e torço para que tudo esteja bem com todos aí pros lados do Chile.Pelas reportagens que eu vi aqui muita destruição!

    Zé, excelente escolha!!!! Tem um século que não vou pra Disney!
    Será que se eu fizer um dramalhão o namorido se comove? 🙄
    Estou proibida de pensar em viajar pelos próximos 2 anos… snif!
    Beijos!!

    Mô, leva o namorido no Playcenter e faz ele assistir ao show da “MONGA – A Mulher Macaca”. Tenho certeza que ele vai querer sair correndo de lá e ir direto pra Disney! 😆

    Ele é esperto!! 😆
    Vai dizer que nem adianta, Zé… 😆
    Vou fazer uma poupança clandestina e dizer que ganhei. 🙄
    QUe tal??? rsrs

    Bem feito! Quem mandou casar? Casar é: dividir os trapinhos 😥

    Faz assim: venham pra Vermont. Eu banco. Tudo de graça! Sou rico :mrgreen:

    Se eu já não conhecesse o Zé pessoalmente, iria imaginar que ele não existe. Eu choro de rir com seus comentários. =D

    Assina aqui: x__________
    Vou te passar os nomes para vc emitir os bilhetes, tá?? 😆
    Ah, e a minha conta, vc sabe, para a verba das comprinhas… :mrgreen:
    Ah, Zé, eu bem queria, viu? Gosto tanto de viajar, aí deve ser mó lindo! Vai para a wish list!!! 🙂

    Zé, por que você não vem com a Débora e os meninos pra conVnVenção no Rio em abril ? 😉
    Estamos esperando vocês aqui de braços abertos 😆 😆 😆

    Majô, gostaria muito! Mas não dá. Abril é o mês que eu trabalho 😆

    Falando sério: os meninos estão em aula, a Débora trabalhando e eu também. Quem sabe no fim do ano, né? 😉

    Vou tirar esse break agora em maio só pra descansar a cabeça. Tô precisando.

    Beijots! :mrgreen:

    Haha, confessou que você enrola o ano inteiro :mrgreen:
    Vocês não têm break na Páscoa ? A conVnVenção é no fimde seguinte à Páscoa. Ao invés de Miami, descansa a cabeça aqui e ainda pega praia 😉

    Páscoa aqui é e não é feriado, não tem break, Majô. Celebra quem quer. País politicamente correto… sabe cumé, né? Melhor não puxar a sardinha pra nenhuma religião, pra não dar rolo…

    Então, já paguei quase tudo antecipado dessas férias na Disney… não dá mais pra voltar… done! Vou passar a Páscoa com o Mickey 😳

    Uebaaa , o twitter se mudou pra cá , até o chefe voltar e acabar com a bagunça 😉

    OOOOps! 😯

    Sylvia, ainda não me acostumei com o twitter… Como é que que eu vou fazer minhas bagunças com 140 caracteres só? Não dá! Tem que ser aqui mesmo! :mrgreen:

    Zééé , pra mim twitter é sinonimo de amenidades ,bagunça que a gente fazia aqui antes
    do western union da idade moderna aparecer.
    Temos ainda umas 24 horas pra voltar a experimentar o gostinho de antanho…

    hahahá, acho que o Riq vai morrer de rir quando tiver conéquitado de novo… Isso se ele não estiver em fase TPM e surtar… 😉 Oh Capitain our Capitain
    E vivam os bons tempos novamente!

    Você devia ter trocado uma idéia antes :mrga reen:

    Haha bagunça boa essa, velhos tempos 😉

    E não é que nós já temos “um passado” , Majô ?
    Já tá quase na hora de começar a escrever as memórias 😀

    Então é por causa do Twiter que não tem mais tricot aqui?? E o Riq proibiu?? E eu não sabia??? Ai meu Deus!!! Tenho medo do Twiter! Medo de viciar e ficar ainda mais atrapalhada 😯

    O tricõ foi pro Twitter porque o Twitter é mais adequado, só isso…

    E voltou neste post porque este post É um tricô 🙂

    Ueba, Riq, estava todo mundo preocupadaço com vocês…
    E viva a turma que adora um tricô mas não tem condições de seguir o Twitter (como eu)!

    desculpe, mas não tem uma escala básica em Niviorqui, não? Saudades docês!!! 😉

Riq, a essa hora vocês já embarcaram. Também acho que se houver risco eles não saem
Vai com Deus, tenham uma linda viagem e nos traga a partir de 3a. as fotos mais lindas que já vimos 😉 Beijos e curtam o friozinho.

    Embarcados , Majozinha.
    @riqfreire Pessoal, o navio vai partir sim. Check-in feito. Embarco às 5. Volto a entrar em contato na 3a, em Punta Arenas, onde vou ter internet again

Eu estou com a maioria. Acredito que, se a companhia confirmar o cruzeiro, é porque não há risco – afinal, eles têm as informações necessárias para tomar esse tipo de decisão com sensatez.

Riq,

Embarca sim, acho que nao deve ter problemas tão ao sul. Alem do mais a companhia vai receber todas as informações e não iria arriscar a vida de 160 pessoas.
Boa viagem e conte tudo pra gente apos a volta.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito