Oficial: consulado brasileiro desaconselha viagens pela Aerolíneas

Aviso do Consulado Brasileiro em Buenos Aires

Quer dizer, isso não foi dito com todas as letras. Faltaram dez: dois “aa”, dois “ee”, um “r”, um “o”, um “l”, um “i” (com acento), um “n” e um “s”. Mas o teor do comunicado que está na página do site do Consulado Brasileiro em Buenos Aires denuncia uma “companhia aérea que realiza a conexão regular para os destinos mencionados [Bariloche, Ushuaia e sul da Argentina em geral, colchetes meus] tem, sob o argumento de que se trata de fenômeno natural que foge às suas responsabilidades, se furtado a dar qualquer tipo de apoio logístico aos passageiros cujos vôos foram cancelados”.


Exatamente o que o Viaje na Viagem já vem denunciando há duas semanas, graças aos pobres passageiros ilhados e abandonados, que deixam seus depoimentos nas caixas de comentários dos posts de Bariloche.

O tom do comunicado é de um desabafo — quem escreveu está completamente de saco de cheio (perdão) de atender a consumidores lesados no exterior por uma empresa que está exorbitando da desculpa das forças da natureza.

O site do consulado também traz um link para que os clientes brasileiros da Aerolíneas encaminhem suas reclamações à nossa Anac (já que a Argentina também tem a dela): o formulário está aqui.

Recapitulando a situação das três companhias aéreas que levam passageiros a Bariloche:

Aerolíneas

Está cozinhando os passageiros até a última hora. Não tem um 0800 remotamente preparado para atender aos clientes. Deixa passageiros sem reserva confirmada a Esquel embarcarem a Buenos Aires, onde podem ficar dias em listas de espera. Cancela vôos a torto e a direito, invocando condições atmosféricas. Lembre-se de que se você tem passagem marcada a Bariloche, necessariamente vai precisar confirmar uma reserva no esquema alternativo via Esquel. Dependure-se no 0800-707-3313 ou procure uma loja (veja endereços aqui).

Lan

No site, mantém o cancelamento dos vôos diretos a Bariloche até o dia 15. O esquema via Esquel vai por enquanto até o dia 14. É preciso remarcar o vôo via site (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nesse procedimento. Caso a cia. volte a descer em Bariloche, os passageiros seriam remarcados automaticamente nesses vôos.

Andes/CVC

A cia. argentina Andes, que faz fretamentos para a CVC, passou a aterrissar em Bariloche neste fim de semana. Deve continuar operando no aeroporto da cidade, a não ser que as cinzas voltem à cidade exatamente no dia dos vôos. É bom levar lanchinhos e comprar água no setor de embarque ainda no Brasil, já que no caso de o avião precisar descer em Esquel, os passageiros só terão acesso a comida de verdade umas dez horas depois de decolar, pois a imigração é feita somente quando o ônibus chega a Bariloche.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


513 comentários

Pretendo ir a Buenos Aires no próximo Carnaval e estou na dúvida se vou de Aerolineas ou pela TAM. Os preços da Aerolineas são os menores entre todas as empresas que fazem a rota e os horários deles são bons também. A TAM possui horários bem legais também, mas o preço fica uns 250-300 reais maior.

Vale mais a pena pagar mais caro e ir de TAM diante desta situação com a Aerolineas ?

    Olá, Nishan! Se aprendemos alguma coisa nessa crise toda, é que a Aerolíneas consegue ser menos confiável que o vulcão Pueyhue. É só em último caso mesmo. Lembre-se que a Gol também opera a rota. Há vôos baratos também pela Pluna, com conexão em Montevidéu.

    Eu não mencionei a GOL e a Pluna porque o preço da primeira está muito caro para fevereiro e a empresa uruguaia não possui os horários que eu desejo para viajar. Sendo assim, acho que vou gastar um pouco mais e ir de TAM mesmo.

olá!
Como este voo das 12h30 da coisa atrasou, perdemos um voo que ia para Sao Paulo, as 18h10. Só pudemos remarcar (pagando as taxas, é claro) os 2 voos que nos faltam para o inicio da manha de domingo – daqui a pouco.Insistindo muito, a coisa só nos pagou a janta.
Resolvemos passar a noite no aeroparque mesmo.

Iria a Bariloche, mas por conta do vulcão acabei trocando a viagem para Chile e Argentina(Buenos Aires). Foi Maravilhosa(21/07-29/07)! Agora a parte do aeroporto foi um horror, tudo por conta da AA. Quando cheguei no Galeão, a atendente simplesmente disse “voo cancelado”, vou colocá-la em outro. Bem eu sairia às 9h e saí as 15h. Perdi o dia na Argentina. Depois no retorno do Chile para Argentina, simplemente nos deixaram até às 19H 30min no aeroporto para enfim cancelar o voo devido as cinzas. Cheguei às 9h da manhã e em nenhum momento isso foi explicado pelos funcionários. Quando liguei para minha casa, decobri o motivo. Na verdade, não há funcionários no balcão para nos explicar. Bem, poderia ter tentado um hotel mais cedo e até aproveitado o dia a mais no Chile( país encantador!). Para retornar ao Brasil, já estava até preparada para novo sofrimento. Bem, aconteceu tudo de novo, voo previsto para 16h e só saimos muitas horas depois, às 20h. Dessa vez, consegui perguntar a uma funcionária qual seria o problema e a reposta foi: quando houver tripulação, sairemos! Bem, a minha conclusão é com a AA, não dá para planejar uma viagem.

ola a todos de perrengue e que tem que aguentar a coisa. Voltei hoje de bariloche para buenos aires, voltei via esquel,mas foi dificil. meu voo estava marcado para 12e 30,tive que acordar as 5p e meia ,para sair as 6h do hotel , ir de van ate o aeroporto de bariloche
e esperar o onibus ir ate esquel, chegando la, ja armaram uma tenda para comportar a fila de passageiros, e tem muita gente pra pouco espaco naquele aeroporto, enquanto os voos da lan desciam os da aerolineas nao.. so as 3 e pouco pousou o nosso voo ,e saimos as 4 e 10, foi um alivio agora estou em buenos aires ,ufa, mas ouvi dizer que os outros avioes da coisa , foram cancelados.Bom bariloche continua valendo a pena,mas tem que ter muita paciencia e sorte para chegar e sair de la.

Inacreditável, mas acabei de encontrar uma página

todosomosaerolineas.com.ar
Foro independiente, libre y sin censura para todos los que quieren recuperar a una Aerolíneas bien Argentina…!!!
CARACA!!!!!!

Acabei de voltar da Argentina, onde passei duas semanas entre Bariloche e Villa la Angostura. Peguei o perrengue de ter o voo cancelado na sala de embarque pela aerolineas, que depois de muita confusão arrumou um onibus para irmos a bariloche. Minha volta seria 4/8, mas eu cancelei as passagens e voltamos de ônibus.
Em Villa, o primeiro momento foi de dor e luto pela situação. Depois, vi que a beleza do lugar está apenas ESCONDIDA sob as cinzas. Esquiei muito no CErro Bayo.
Tem relato com fotos do início da viagem em meu blog https://atravessarfronteiras.blogspot.com
Hoje ou amanhã devo colocar os fatos de Villa.
Abraços e boa sorte a todos.

Olá
Alguém q já fez o cruce andino saberia me dizer se as empresas estipulam limites de bagagem?Existe uma exigência muito grande?
Grata!!!!

    Olá, Michele! Não há limite, mas ao mesmo tempo não é bom viajar pesado demais.

Oi pessoal. Eu aqui de novo.
Gente…. convenhamos…
A situação está COMPLICADA.
Não obstante as brincadeiras que postei neste site ( site, sem dúvida de UTILIDADE PÚBLICA) , hoje acordei depré.
Viajo dia 07/08 e minha reserva para o percurso Buenos Aires-Bariloche simplesmente sumiu há quatro dias.
A Volta, via Esquel, confirmada. Ou seja “A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM”.
Falei com meu agente de viagem, pessoa competente e responsável, e a orientação era aguardar um posicionamento da “COISA”, visto que já tinha adotado as providências cabíveis, etc,etc.

“COISA” , “COISA”, sempre a “COISA”

Sabe aquela sensação de impotência, seu futuro na mão dos outros…?
Entrei no site da “COISA” pra saber se tinha alguma novidade.
Em virtude de lentidão na conexão, o site começou a apresentar a mensagem…

CARGANDO….CARGANDO.

Daí caiu a ficha……
Realmente eles estão CARGANDO NA GENTE ! ! !
Daí eu me arretei….
Se eles estão CARGANDO NA GENTE….
Nós temos que MIRJAR NELES.

Depois soltar alguns PQPs , peguei o telefone e comecei a ligar pra tudo que era telefone relacionado com a “COISA”.
São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre…
Só faltou Cabrobró, Orocó e Tacaimbó….
E nada….
O pior era ouvir aquela musiquinha ridícula e mensagens de vôos promocionais com destino a AUSTRÁLIA ( e eu só queria Esquel…).

Daí liguei para Florianópolis, é uma representação, mas que os atendentes nem parecem ser vinculados à “COISA”. Super atenciosos e prestativos. Em poucos minutos já constava minha reserva de Buenos Aires para Esquel, porém com o status “ EM SOLICITAÇÃO”.

Liguei de novo para agradecer, fui atendido por outro operador, igualmente gentil, o qual alertou para checar o status após às 18 horas, quando são fechadas as reservas.

Porém a “COISA” é a “COISA”.

Hoje, véspera da partida, o vôo continua com status “ EM SOLICITAÇÃO”.

Amanhã embarco para São Paulo de todo o jeito. E vou direto pro balcão da “COISA” pra resolver de vez esse perrengue.

Caso não seja bem sucedido, gostaria de informar aos colegas deste fórum que estarei “temporáriamente fora da área de cobertura”, ou seja, retido em alguma DP ou clínica psiquiátrica. Aos que se dispuserem a me visitar, podem levar filé ao molho madeira e batatas fritas que é meu prato favorito.

E vamos nessa.

Afinal….

TODOS NÓS MERECEMOS ACENDER CHARUTOS NAS BRASAS DO VULCÃO E FUMÁ-LOS NA BASE DO CERRO CATEDRAL.´

Grande abraço a todos

    Ricardo, tô me acabando de rir aqui com as suas palavras pra lá de sábias…rsrsrs… Boa sorte para você!! Espero que dê tudo certo e que daqui a alguns dias você poste aqui notícias boas de Bariloche… Estarei por lá de 14 a 21/08, se Deus quiser!!

    Boa viagem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito