EgyptAir na Star Alliance! (Mas só em 2009)

Li agora no Panrotas uma notícia que está desde anteontem no site da Star Alliance: a EgyptAir é a mais nova companhia aérea aceita na aliança.

Pena que a sua entrada efetiva só se dará em até 18 meses, segundo o release oficial.

Junto com a Air China e a Turkish Airlines (duas novatas que ainda não estão oficialmente integradas), a EgyptAir aumenta o cacife da Star Alliance para as viagens volta-ao-mundo — que são um fetiche particular aqui da tripulação 😀

Atualmente, a única cia. aérea do Oriente Médio a integrar uma aliança é a Royal Jordanian, da oneworld. A Emirates não faz parte de nenhuma associação.

32 comentários

O e-mail, intitulado “Novidades no Tam fidelidade” (de 29.09.09), diz que iniciaram um processo de ingresso à Star Alliance em 2008, que deve se concretizar em 2010 e que por ela passaremos a contar com mais destinos operados pelas cias. parceiras e seus benefícios. Dizem ainda que já estão se adequando aos requisitos dessa parceria, incluindo a reformulaçao dos cartões Tam fidelidade, bastando informar o número do cartão ou utilizar a versao virtual disponível para impressão.
Abaixo vem um cartão com meu nome e o numero de identificaçao nesse novo formato e ao lado a instruçao de impressão, recorte com a orientaçao de que o leve sempre comigo.

Juntando com o que vc falou, deduzo então que só devo passar a usar essa nova versão em meados de 2010 mesmo, o que confundiu, a princípio, foi a idéia imediatista que deram ao referirem-se ao uso do novo cartão virtual.

Obrigada pelo insight. 🙂

Recebi por e-mail uma ID (código numérico) da TAM na Star Alliance. Então isso só vai valer a partir de 2010? Fiquei em dúvida se qdo viajasse Tam ou AA ou outras parceiras se eu deveria apresentar o velho fidelidade ou esse cartão virtual impresso com essa nova ID.

    Quais foram as instruções que vieram com o email?

    A informação que eu consigo pescar na internet é que a TAM só será membro efetivo em 2010. Já achei os meses de junho e abril. Antes disso, nada.

Boa tarde,
eu já posso emitir uma passagem com a tam através das milhas de uma das parceiras da star alliance ? já está valendo a parceria da tam no grupo ?

É isso mesmo, Emília… tá uma verdadadeira novela emitir os prêmios para América do Sul na TAM 🙄

Só para confirmar o que a Mari já tinha dito: a emissão dos meus bilhetes-prêmio da TAM, na semana passada, para Buenos Aires, foi uma novela: consulta aos vôos na internet, telefona para a central, espera até cair…vê de novo os vôos disponíveis, vai até a loja, cansa de esperar, nada nos vôos escolhidos. Tenta tudo de novo: internet, telefone…não dá certo. Nova ida à loja e só depois de muito insistir sobre a questão de não haver limite de assentos para emitir bilhetes-prêmio para a América do Sul é que eles foram emitidos.

Ainda sobre fidelidade TAM. Pela 2a vez, não pontuaram a viagem de volta. Em 2000, depois de inúmeros e-mails sem que fosse resolvido, me diziam que não teria mais direito, apesar de ser erro deles. Só consegui com o próprio comanandante Rolimno fale ao presidente, que amavelmente resolveu.
Desta vez, apesar de alertar o funcionário TAM, no check in em Malpensa para que não deixasse de pontuar, de novo o trecho Milão/Rio, não está contabilizado no extrato. Falei on line com eles, levam 15 dias úteis para creditar no seu extrato.
Por outro lado, já fiz 2 viagens usando pontuação fidelidade, emitindo diretamente na web da TAM, sem problemas.
Mas, como o Rodrigo comenta, mudaram o site e para conseguir as informações sobre fidelidade tem que escrafunchar porque estão mais escondidas.

Rodrigo e Mari, eu também achava que a mamata do assento vago = assento-prêmio era só para vôos no Brasil.

Onde eu vi escrito América do Sul foi nesta página aqui:
http://www.tam.com.br/b2c/jsp/default.jhtml?adPagina=717&adArtigo=10982&adMenu=2216

No item 4) Procedimento de emissão de passagens com pontos:

A emissão de bilhetes prêmio para vôos nacionais e América do Sul operados pela TAM não está sujeita à limitação de assentos destinados à utilização específica de pontos Fidelidade bastando haver disponibilidade de assento no vôo desejado. Nos demais vôos internacionais operados pela TAM, bem como em todos os vôos operados pelas empresas aéreas parceiras do Fidelidade, há limitação de assentos destinados à utilização específica de pontos Fidelidade, ou seja, mesmo havendo disponibilidade de assentos para tarifas pagas poderá não haver disponibilidade para a utilização de pontos. As empresas aéreas parceiras adotam e administram com independência a sua política para este tipo de assunto.

Acabei de simular dois vôos no site da TAM. Um para Porto Alegre, outro para Buenos Aires No de Porto Alegre na última página antes de fechar negócio o site me dava a opção de comprar o trecho com milhas. No vôo de Buenos Aires, no campo das milhas dizia que para usar milhas era preciso ligar para a central. Ou seja: pro Brasil é direto, mas pra América do Sul não é automático, não…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.