Enquanto isso, em Playa del Carmen…

Esta é a sua Playa?

Minha primeira vez em Playa del Carmen (“Playa”, para los íntimos) foi em 2002, a caminho de Cuba. Aproveitei que tinha milhas Smiles sobrando e que havia o vôo direto da Varig a Cancún, e fiz uma escala por ali. Nunca tinha pensado em ir a Cancún, mas o Nick insistiu para que parássemos por uns dias, porque eu tinha que ter uma opinião própria sobre Cancún. (Lembre-se de que naquela época eu era publicitário e não tinha blog nem nada; colaborava com a Vip, era só um hobby.)

Ao pesquisar Cancún, deparei com esse lugar de que ninguém falava no Brasil. Playa del Carmen? Que raio de praia é essa? Fucei aqui, fucei acolá, e algo me disse que era um lugar que valia pena conferir. Resolvi dividir a estada meio a meio entre Cancún e Playa.

Minha intuição não tinha se enganado. Playa era um lugar adorável. Tinha uma praia mais gostosa do que Cancún (a mesma cor, só que menos agitada, mais piscininha) e quilômetros de areias desertas na direção norte. E o centrinho, se por um lado era bem feioso nas imediações do píer de embarque do ferry para Cozumel, ficava uma gracinha a umas 10 quadras dali, quando ficava com cara de Búzios. O lugar tinha até uns hoteizinhos-butique bacanas!  Resultado: Playa entrou direto para o meu top de recomendações do Caribe.

Mamita's Beach Club, Playa del Carmen

Voltei a Playa em 2006 e levei um susto: o lugar tinha crescido bastante. Ainda continuava recomendável e, na minha opinião, muito mais bacana do que Cancún; os tais quilômetros de areias desertas na direção norte, porém, tinham sumido, e dado lugar a clubes de praia, hotéis e condomínios.

Fiz questão de passar uma noite por lá, nesta viagem de agosto pela Riviera. Encontrei Playa um pouquinho melhor do que da última vez. A bolha imobiliária lhe fez bem — algumas construçõezinhas insalubres mas bem-localizadas foram substituídas por edifícios baixos de bom padrão, o que deu um “up” para a beira-mar do centrinho.

Quinta Avenida, Playa del Carmen

A vida noturna também me pareceu ainda mais desenvolvida. O finzinho da rua 12 virou um antro de bares e discos. E a megaboate Coco Bongo, originária de Cancún e famosa pelos seus shows superproduzidos, abriu uma filial em Playa.

No fim das contas, Playa é o lugar mais versátil da Riviera. Pode ser curtida tanto como uma micro-Cancún construída em escala humana (tradução: percorrível a pé) quanto como uma mega-Geribá (com uma Rua das Pedras anexa).

Durante o dia você escolhe entre os dois grandes clubes de praia, o Mamitas ou o Kool by Playa Tukan. No começo da noite tem o footing na Quinta Avenida, a rua das lojinhas e restaurantes. Os metidos dão uma passadinha nos bares dos hotéis-design Deseo ou Básico (ambos na Quinta Avenida), e os notívagos se dirigem depois para o final da rua 12 e escolhem o que lhes parecer mais animado.

A hospedagem mais bacana é a do Mosquito Beach, o único hotel-butique pé-na-areia. Na Quinta Avenida ficam os outros três: o pioneiro Mosquito Blue (que agora, um tanto atrasado, ganhou ares starkianos) o charmoso Deseo e o esquisito Básico. Quer economizar com estilo? Tente o Playa Palms, um apart-hotel pé na areia, com cozinha equipada.

Há dois hotelões à beira da praia, e perto da zona dos beach clubs: o Porto Real e o suntuoso Royal Playa del Carmen.

Playa também é bem melhor do que Cancún para quem quer ir por conta própria e se hospedar baratinho. Desta vez eu fiquei num hotel basiquinho porém com bons equipamentos (ar split, wireless grátis), o Barrio Latino (paguei 60 dólares na baixa). Outras opções em conta na cidade são o Lunata, Nina e o Cohiba (este, só para quem quiser aproveitar a noite, que fica ao lado).

O azul é bebê porque o branco é talco

Playa está a 50 km do aeroporto de Cancún e a 70 km da zona hoteleira. Os parques X-Caret e X-plor ficam a menos de 3 km. Tulum está a 70 km.

Leia também:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Vai por mim: Tulum

Todas de Playa del Carmen no Viaje na Viagem

678 comentários

a praia era inexpressiva, ponto de ferry boat, que foi se transformando e tchan! Hoje é puro charme!
se poss´viel me manda o nome e direção do hotel baratinho?

    Carmen , no site do Gran Porto Real , tem datas em dezembro ( não olhei outros meses) que a tarifa em duplo está por 800usd para 6 noites ( tudo incluido , inclusive bebidas ) 😀

    O baratinho é o Barrio Latino. É só clicar no nome dele no corpo do post.

    Mas, como a Sylvia já descobriu, os grandões estão em superoferta.

Eu também prefiro muito mais Playa do que Cancún. Eu não a conhecia e só fui lá em virtude das dicas do Riq e adorei. Além da praia ser muito mais bonita e calma, a quinta avenida é o maior barato e super charmosa. Eu também achei Playa muito parecida com Búzios e estava cheia de europeus animados, muito diferente dos americanos chatos de Cancún. Além disso, ela tem uma localização mais central e portanto melhor para os passeios até Tulum, Xcaret, Xel-Há e Cozumel.

Infelizmente não fiquei hospedado em Playa, mas da próxima vez com certeza irei direto para lá e deixarei para visitar Cancún apenas como um passeio bate-volta.

Eu tambem adorei Playa del Carmen; na minha opiniao, da de dez em Cancun. So estive la uma vez, no ano passado, e entrou no roll de lugares para voltar. Com os precos para uma semana na Riviera Maya daqui da Europa em torno dos 600 euros, da ate pra pensar em fazer uma loucura :mrgreen:

pensei em ficar uns dias em cancun como uma “experiência antropológica”, algo que evitei a vida toda, mas que achei que já estava em tempo de ver com meus próprios olhos, e ñ através do preconceito alheio. só q, com essas novas dicas, capaz de cancún ficar na saudade também desta vez…
ou vc acha q o nick tá mesmo certo e eu tenho q passar pela provação?

    Luis, Cancún é muito bacana pra quem curte hotelzão, tours organizados, e restaurantes e bares (e drinks) pensados para americanos. Para justificar a parada, você vai ter que estacionar um ou dois dias na piscina do seu hotel. Com exceção de Isla Mujeres (que é bastante dispensável, caso você continue depois para alguma praia da Riviera), todos os passeios estão mais próximos de Playa. Então eu diria que, se a tua intuição diz que você vai gostar mais de Playa do que de Cancún, vá para Playa.

    Mas sempre lembrando que Playa não é perfeitinha; tem uma bagunçazinha (saudável) e a beira-mar também está ocupada (só que não por prediões, com exceção dos dois hotéis que eu cito no texto).

    pois é, tudo isso q vc listou faria parte do tal experimento antropológico, o de passar uns dias como se eu fosse nascido e criado no kentucky. qt a playa, pelas fotos q vi, a baguncinha saudável deve dar até um certo conforto de “sua casa fora de casa” (me lembrou o brasil…).
    seja qual for a escolha, acho q vou me divertir por ali.
    obrigado + uma vez.

    foi este texto que nos fizeram decidir por Playa, posto que Cancun era fato faltavadecidir onde: obrigada.

Oi Ricardo,

estou em duvida entre recomendar o Txai ou a Fazenda da Lagoa para 2 casais com 2 crianças de 3 anos (7 noites);
O que você acha

Obrigada

Camila

    Você já checou se aceitam crianças?

    Se aceitarem, vai do gosto do casal, porque para as crianças será igual…

    A Fazenda da Lagoa proporciona mais exclusividade (se não for altíssima temporada ou feriadão, pode ser que eles virem “donos” do lugar), e o Txai está perto da civilização de Itacaré.

    A distância de serviços médicos e hospitalares (e aeroporto), em Ilhéus, é praticamente a mesma.

    Ambos aceitam as crianças, e o que me inclina mais ao Txai é ser perto de Itacaré;

    Obrigada pela opnião!

    Camila

    Camila, eu já fiquei na Fazenda da Lagoa e ela é lindíssima! Sensação de isolamento total, praia bem selvagem, rústica.`´E possivel fazer longas caminhadas na praia e tem um passeio até a lagoa que é muito gostoso, termina com um pic nic. Na época que eu fui, a comida deixou a desejar, mas acredito que tenham resolvido o problema, pois estavam sem um chef responsável.

‘Playa’ é a minha praia .
Gracias Riq , por redescobrir estas jóias caribenhas .
*Precisamos providenciar com urgencia uma bóia com luzes estroboscópicas ( hehe , isso ainda existe ? ) prá entregar pro Riq , em todas as milhares de vezes que ele
nos entrega de bandeja – e mastigadinho – estas pérolas !

    Concordo Sylvia, o Riq não existe, fazendo esse sacrificio todo e descobrir essas jóias pra nós 😉
    Playa e Tulum estão no topo da minha lista 😆 😆

    E como é que eu faço Majô ??
    Playa com Tulum , Itacimirim , Leblon , Bzaires .. assim 2010 já tá encerrado ! 🙄 😳

    A gente tem que dar um jeito 😉 Como vamos deixar de ir a este paraiso ? Já pensou amanhecer caminhando nessa areia/talco e mergulhar nesse mar lindo ?
    Enfim, já pensei nesse dilema que você colocou, oh vida 🙄

Já que o azul é bebê, o branco é talco, preciso urgente levar a mamadeira , fralda , chupeta…. dar uma força entende!
brincadeiras a parte otima dica …anotada pra futuros passeios..

Até mais
Paty

Em 2004 estive a Cancun e Playa del Carmen. Percebi Cancun como praia típica para americano com hotéis enormes formando uma parede junto ao mar e achei Playa mais européia, com charme e poucos hotéis grandes, com pousadas e restaurantes interessantes. Muito bonita e agradável.

Nossa, tudibom, não? Que lugar incrível! Nada mais nos resta a fazer a não ser agradecer todo o sacrifício que você faz indo a esses lugares só para depois poder cotar pra gente. 😎

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito