Enquanto isso, em Playa del Carmen…

Esta é a sua Playa?

Minha primeira vez em Playa del Carmen (“Playa”, para los íntimos) foi em 2002, a caminho de Cuba. Aproveitei que tinha milhas Smiles sobrando e que havia o vôo direto da Varig a Cancún, e fiz uma escala por ali. Nunca tinha pensado em ir a Cancún, mas o Nick insistiu para que parássemos por uns dias, porque eu tinha que ter uma opinião própria sobre Cancún. (Lembre-se de que naquela época eu era publicitário e não tinha blog nem nada; colaborava com a Vip, era só um hobby.)

Ao pesquisar Cancún, deparei com esse lugar de que ninguém falava no Brasil. Playa del Carmen? Que raio de praia é essa? Fucei aqui, fucei acolá, e algo me disse que era um lugar que valia pena conferir. Resolvi dividir a estada meio a meio entre Cancún e Playa.

Minha intuição não tinha se enganado. Playa era um lugar adorável. Tinha uma praia mais gostosa do que Cancún (a mesma cor, só que menos agitada, mais piscininha) e quilômetros de areias desertas na direção norte. E o centrinho, se por um lado era bem feioso nas imediações do píer de embarque do ferry para Cozumel, ficava uma gracinha a umas 10 quadras dali, quando ficava com cara de Búzios. O lugar tinha até uns hoteizinhos-butique bacanas!  Resultado: Playa entrou direto para o meu top de recomendações do Caribe.

Mamita's Beach Club, Playa del Carmen

Voltei a Playa em 2006 e levei um susto: o lugar tinha crescido bastante. Ainda continuava recomendável e, na minha opinião, muito mais bacana do que Cancún; os tais quilômetros de areias desertas na direção norte, porém, tinham sumido, e dado lugar a clubes de praia, hotéis e condomínios.

Fiz questão de passar uma noite por lá, nesta viagem de agosto pela Riviera. Encontrei Playa um pouquinho melhor do que da última vez. A bolha imobiliária lhe fez bem — algumas construçõezinhas insalubres mas bem-localizadas foram substituídas por edifícios baixos de bom padrão, o que deu um “up” para a beira-mar do centrinho.

Quinta Avenida, Playa del Carmen

A vida noturna também me pareceu ainda mais desenvolvida. O finzinho da rua 12 virou um antro de bares e discos. E a megaboate Coco Bongo, originária de Cancún e famosa pelos seus shows superproduzidos, abriu uma filial em Playa.

No fim das contas, Playa é o lugar mais versátil da Riviera. Pode ser curtida tanto como uma micro-Cancún construída em escala humana (tradução: percorrível a pé) quanto como uma mega-Geribá (com uma Rua das Pedras anexa).

Durante o dia você escolhe entre os dois grandes clubes de praia, o Mamitas ou o Kool by Playa Tukan. No começo da noite tem o footing na Quinta Avenida, a rua das lojinhas e restaurantes. Os metidos dão uma passadinha nos bares dos hotéis-design Deseo ou Básico (ambos na Quinta Avenida), e os notívagos se dirigem depois para o final da rua 12 e escolhem o que lhes parecer mais animado.

A hospedagem mais bacana é a do Mosquito Beach, o único hotel-butique pé-na-areia. Na Quinta Avenida ficam os outros três: o pioneiro Mosquito Blue (que agora, um tanto atrasado, ganhou ares starkianos) o charmoso Deseo e o esquisito Básico. Quer economizar com estilo? Tente o Playa Palms, um apart-hotel pé na areia, com cozinha equipada.

Há dois hotelões à beira da praia, e perto da zona dos beach clubs: o Porto Real e o suntuoso Royal Playa del Carmen.

Playa também é bem melhor do que Cancún para quem quer ir por conta própria e se hospedar baratinho. Desta vez eu fiquei num hotel basiquinho porém com bons equipamentos (ar split, wireless grátis), o Barrio Latino (paguei 60 dólares na baixa). Outras opções em conta na cidade são o Lunata, Nina e o Cohiba (este, só para quem quiser aproveitar a noite, que fica ao lado).

O azul é bebê porque o branco é talco

Playa está a 50 km do aeroporto de Cancún e a 70 km da zona hoteleira. Os parques X-Caret e X-plor ficam a menos de 3 km. Tulum está a 70 km.

Leia também:

Para entender Cancún, Playa del Carmen e Riviera Maia

Vai por mim: Tulum

Todas de Playa del Carmen no Viaje na Viagem

678 comentários

Em agradecimento as informações valiosas que sempre encontro no seu site, procuro sempre fazer a reserva partindo dos seus links, o que fiz agora! Muito obrigada por todas as informações! Adoro seu site, os mapas que explicam cada zona, as dicas..enfim.. em minhas viagens a consulta aqui é obrigatória!

Pessoal, estou tentando achar o site do Mosquito Beach ou tentando fazer reserva na decolar, mas não encontro em lugar nenhum. Mosquito Blue e Mosquito Beach são o mesmo hotel? Será que mudou de nome? Quando tento acessar por link em blogs, os links não existem mais e geralmente são de dois anos atrás ou mais antigos. Help me.

Acabei de voltar de Playa. Fiquei no Soho Playa Hotel, a uma quadra da Quinta Avenida. Recomendo muitíssimo o hotel – novinho, limpo, amplo e super bem localizado. As fotos do Booking.com são fidedignas. Fiz um post no meu blog sobre meus dias em Playa: http://www.apassageira.com.br

Caro Ricardo,
Eu e minha mulher viemos a Playa del Carmen muito por conta da comparação a Búzios e Arraial d’Ajuda que foi colocada no blog. O mar é impraticável, entupido de sargaços e muito encrespado. Talvez por ser abril. O turismo de massa predomina, com a diferença que é feito a pé, mas sem o famoso mar do Caribe, que está em Cozumel, na costa oeste, e em Cancún, na parte Norte. Lojas de shopping, restaurantes de rede ou de gastronomia pretensiosa é a tônica – jamais peçam um sushi em Playa. Achamos Playa um lugar com crise de identidade: até o fato de as lojas se repetirem ao longo da 5a. avenida torna o lugar um cenário de matrix num permanente déjà vu de Häagen Dasz, Senhor Frog, Sunglasses Hut, Burger Kings e conglomerados de souvernirs mexicanos feitos na China. Abraços

Olá.
Vou passar minha lua de mel divida entre Playa del Carmen, Cancun e Miami.
Conheci Playa pesquisando aqui no blog e percebi que seria a melhor opção para o que queríamos, passear para conhecer outros lugares e fugir um pouco do Spring Break (vamos no final de março). Vamos passar a maior parte dos dias lá, serão sete dias completos, depois três em Cancun e quatro em Miami. Playa será nosso ponto de partida para os passeios que pretendemos fazer: Chichén Itzá, Cozumel, um parque temático e Tulum – Cenote dos Ojos – Akumal. Acredito que dá para fazer esses em quatro dias e ainda sobram três dias para aproveitarmos a cidade e a praia. Um desses dias livres gostaríamos de passar no Mamitas. Agora vamos as dúvidas.rs
– Qual seria a melhor localização para hospedagem, entre a calle 6 e calle 12 no centrinho ou mais afastado próximo a calle 24, 26? Estou entre os hotéis Lunata, La Passion e Aventura Mexicana, mas estou nessa dúvida de onde seria melhor partir para os passeios e curtir a praia.
– Onde para o onibus da ADO vindo de Cancun? Pesquisando já li que é na 5 avenida com a calle 2 e também na 20 avenida com a calle 12.
– Vale a pena ir para Cozumel mesmo se não for para fazer mergulho com cilindro, só snorkel? Pergunto isso pq li algumas pessoas dizendo que não vale, ai fiquei na dúvida.
Desde de já agradeço por toda ajuda que vcs tem dado a montagem dessa viagem.

    Olá, Thiago! Com sete dias em Playa vale a pena passar um em Cozumel, sim. O snorkel também é muito bom, mas claro que será melhor se mergulhar de cilindro.

    Não sabemos onde pára o ônibus, se for só no centro basta tomar um táxi ao seu hotel.

    Fique na rua 20 se você quer ficar perto da praia, fique no centro se você quer ficar perto da noite.

Ricardo,
Parabéns pelo Blog. Estarei indo com esposa, filha adulta e filho adolescente para Cozumel, em fevereiro . Ficarei no Royal Park Cozumel.
Gostaria de saber se é viável passeios para Cancun e os parques Xcatet , Xel – Há e Chinchén-Itzá ? As compras em Cancun ( roupas, relógios e eletrônicos ) são mais baratas que no Brasil ? Grato,

    Olá, Marcus! Cozumel não é a localização mais prática para se ficar. Você vai estar numa ilha e vai precisar pegar balsa quando quiser fazer passeios fora. O melhor para comprar no Caribe são perfumes, jóias e relógios.

Oi Gente, estou aqui fuçando informações sobre Playa e Tulum antes de baer o martelo na próxima viagem. Alguém sabe dizer se o hotel Basico (mesmo grupo do Deseo) fechou ou mudou de nome?! Não consta mais no site do grupo do hotel!

    Respondendo a minha própria pergunta depois de mais algumas fuçadas no Google, fica a dica: os hotéis Basico e Mosquito Blue não estão mais em funcionamento. Nos últimos andares do primeiro agora funciona uma boate e aparentemente o segundo foi demolido para construção de um novo empreendimento.

    Obrigada, Mariana! Isso reflete o crescimento de Playa para o canto esquerdo. Pelo jeito, o centrinho está ficando apenas para diversão mesmo. Valeu!

Ricardo, primeiro sou fa do seu blog, e tambem colunas na band news. Uma duvida, penso junto a um grupo de amigos. (2 casais, uma senhora e duas criancas 12 anos) fazer uma viagem entre 20 de dezembro e 3 de janeiro. O destino pensado seria dividir o periodo entre punta e cancun. Acha possivel e proveitoso? Aonde destinar mais atencao de dias? All inclusive é uma boa? Sao estas minhas duvidas. Forte abraco e sucesso

ola,
estou querendo ir pra cancun em novembro. Gosto das opcões noturnas de cancun, mas tambem adoro conhecer a cultura da regiao. Ficando em Cancun seria muito distante ir para os pontos turisticos da regiao, como as ruinas ou xcaret: ou seria melhor se hospedar em playa del carmem:

obrigada

Olá Boia.

Estamos indo para Cancun em novembro para lua de mel, porém tenho algumas duvidas, é nossa primeira viagem para fora do estado e do país.

Vamos ficar em média uma semana 10 dias, somos jovens e gostaríamos de conhecer tudo o que for possível, li posts sobre Cancun e Playa del Carmen, e ainda não sei onde ficar, também tem a questão de comprar um pacote ou fazer as reservas por conta, hotéis all-inclusive ou não, as agencias que pesquisei não oferecem muita variedade de hotéis e também os que oferecem pesquisei e não são muito bem avaliados por quem já foi. É uma data especial e gostaríamos que fosse inesquecível.

Agradeço se puder nos ajudar.

    Olá, Sayonara! Aqui no Viaje na Viagem a gente incentiva as viagens independentes. Você pode orçar a viagem dos dois jeitos — por conta própria e por uma agência — e fechar o que parecer mais vantajoso.

    All-inclusive vale a pena se você quiser passar mais tempo no hotel, fazer as refeições por lá, e sair ocasionalmente para fazer um passeio ou outro. O melhor lugar para ficar em all-inclusive nesta região é na Riviera Maia, onde estão os resorts com mais estrutura. Ficar em Cancún vale a pena se você gostar de hotéis de grande porte, shoppings e balada (é mais ao gosto americano). Ficar em Playa del Carmen é mais para quem quer fazer passeios e curtir um vilarejo charmoso, onde dá para passear a pé — de dia, para curtir os clubes de praia e lojinhas, e de noite para aproveitar restaurantes e bares.

    Leia mais aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/01/para-entender-cancun-playa-del-carmen-e-riviera-maia/

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito