Enquete da semana: pousada na serra

Aproveitando que o outono está aí, essa semana eu queria saber se você tem uma pousada na serra para recomendar.

Vale qualquer serra e qualquer faixa de preço. A única restrição é você ter se hospedado mais ou menos recentemente — não vale ter ouvido falar. Aproveite para dizer do que você gostou mais durante a sua estada.

A minha experiência no assunto é limitadíssima. Mas ano passado eu adorei  a minha estada na Pousada da Alcobaça, logo na saída do centrinho de Correas, em Petrópolis. É como se hospedar numa maison d’hôte no interior da França, charmosa sem ser metida. A propriedade é linda, a cozinha é a um só tempo brasileira e refinada, e Laura Góes é uma anfitriã e tanto.

alcobaca450.jpg

Mande as suas recomendações. Será que a gente monta um banco de dados tão bacana quanto aquele dos hotéis de 100 dólares?

113 comentários

Hugo,

Concordo com você sobre tudo do Riacho.

Vá conhecer Mauá, a região é belíssima com montanhas, cachoeiras que você pode tomar banho, trecking, enfim tudo que faz bem pra alma.

Eu diria que entre a Terra da Luz e a Vila do Sol, prefiro a última, onde estivemos várias vêzes. Terra da Luz tem o nome, mas não vimos a cara do dono, acho super importante esse aconchego que tem no Riacho e Vila do Sol. O Gustavo e a Cristina além de serem um ótimo papo, dão todas as dicas de cachoeiras, passeios lindos em regiões próximas, inclusive fizeram alguns programas conosco, e são divertidíssimos. E a pousada fica no alto, tem vista muito bonita que nem todas têm quando ficam no plano.
A estrada, bem é ruim mesmo, mas não me arrependo. Li que no próximo ano vão asfaltar. Lá tem a corrente que quer e a outra que não quer porque acha que se asfaltar vem aquele turismo predatório e estraga tudo.

De imediato, me lembro de 3 lugares:

– Em Ouro Preto, a Pousada do Arcanjo ( http://www.arcanjohotel.com.br ) fica a 1 km do centro, mas compensa. Os quartos são lindos, super aconchegantes, cada um com o nome de um poeta inconfidente… O café da manhã é uma delícia e aos sábados há um chá da tarde com leitura de poemas, por atores vestidos em trajes de época… Pra quem gosta de literatura, é um parque de diversões!

– Em Gramado, sou maluca pela Pousada Vovó Carolina ( http://www.vovocarolina.com.br/pousada.htm ). Bem localizada, grandes quartos, um atendimento primoroso e aquele café da manhã espetacular que só a serra gaúcha tem…

– Em Penedo, a minha dica eterna é o Hotel do Campanário ( http://www.hoteldocampanario.com.br ). É a melhor relação custo-benefício de Penedo. Fica a 100 m do cruzamento da Vila da Gula, ou seja, dá pra estacionar o carro e só tirar para fazer passeios fora do centrinho de Penedo – todo o resto pode ser feito a pé. A pousada fica praticamente em um parque, com um rio correndo ao fundo, os chalés dispostos ao redor da piscina e todos os caminhos bem ajardinados… Além disso, o café da manhã (sempre ele!) é dos deuses, com pão sempre fresquinho, suco de laranja feito na hora, bolinhos caseiros…

Sólo por las fotos que aparecen en la web, de la Pousada da Alcabaça, donde se muestra esa cocina tan acogedora, ya merece una visita.

Majô, muito bem lembrado!!!!!!

A Pousada do Riacho é realmente excelente, principalmente por causa do atendimento especial do Fernando e da Gisele, do acompanhamento sempre atencioso do “Black” (um Pastro Alemão super manso que tem na pousada) e o preço que considero uma pechincha pelo que é oferecido.

E é exatamente como você falou, não dá vontade de sair de lá. Quando eu fui sai com minha esposa, então namorada, para conhecer Nova Friburgo mas logo em seguida já estávamos loucos para voltar.

Um lugar que tenho muita vontade de conhecer é Visconde de Mauá, mas os preços altos, a distância e a estrada de terra que dizem ser muito ruim sempre me desanimou. Mas está na minha lista de desejos, e a pousada Terra da Luz agora é uma forte candidata no quesito hospedagem.

Hugo,
Conheço bem aquela região do Tankamana, que é Vale do Cuiabá, junto ao Vale da Boa Esperança, os dois lugares lindos e um clima excelente. Ficam no início da estrada para Terê que a Mô achou linda e realmente é.

RiqRecomendo:
Pousada do Riacho http://www.pousadadoriacho.com.br/ que fica na estrada Friburgo/Terê, mais perto de Friburgo. É aconchegante, charmosa – faz parte do Roteiro do Charme – e é uma boa surpresa quando você chega, pois é tudo mais bonito do que parece nas fotos do site. A comida é excelente, nota 10 com louvor ! A diária inclui café, almoço e jantar. Na verdade, quando você chega lá não tem vontade de sair mais, relax total. Fui com minha irmã no outro Carnavaç, rola um papo muito legal entre os hóspedes, parece que você está em casa de amigos. Os donos Fernando e Giselle são ótimos anfitriões. Ah e dá ótimas fotos porque a paisagem é linda. Todos os chalets são bons, acho que são só uns 8 ou 10, têm varanda e vista, ficamos no maior que é o mezzanino.
O Hugo já esteve lá, não foi ? Riq, depois envio fotos de lá pro Xongas, se não interessar deleta.

Pousada Terra da Luz em Visconde de Mauá – inclui só o café da manhã que é excelente. A localização é boa, dá pra fazer tudo a pé.

Pousada Vila do Sol, também em Visconde de Mauá http://www.viladosol.com.br/ é despretensiosa, charmosa e aconchegante. O café da manhã é farto e artesanal. Os chalets são decorados com muito bom gosto pela Cristina e Gustavo, os donos, que são ótimo papo e deixem a gente inteiramente em casa. Detalhe importante, no inverno as lareiras dos chalets funcionam magnificamente, o que não é comum. Tem também paisagem linda das varandas dos chalets.
Outro detalhe, a Cristina faz artesanalmente os chapéus e boinas mais bonitos que conheço, herdou o talento da mãe.

Tankamana é um dos meus desejos de pousadas na serra, Hugo. Já passei por dentro da propriedade num passeio a cavalo e já jantei lá também. Adorei o que vi.
Um dos últimos aonde fui foi a Pousada do Cedro, em Santo Antônio do Pinhal. Estava muito nova, tudo super bonito e bem cuidado. Os lofts são espaçosos e decorados com muito bom gosto, tem uma varanda com bonita vista, lareira. Na época eles estavam construindo outras unidades com ofurô ou hidromassagem, não me lembro.
Um lugar ao qual fui faz muito tempo é o Verde que te quero ver-te, em Visconde de Mauá e achei delicioso. Tudo muito fofo e romântico, ótimo café da manhã e restaurante, sauninha com vista para o jardim, super bacana. Se alguém puder dar alguma atualização…
Estive também em Gonçalves, no ano passado e fiquei numa pousada chamada Passaredo. É um esquema mais simples, mas os chalés são aconchegantes, com um jardim na frente do rio que passa na propriedade. Os donos são super simpáticos e tem sempre uma sopinha com pinhões e outras cositas no fogão de lenha, à noite.

A minha experiência mais recente foi em Campos do Jordão e Penedo.

Em Campos fiquei no Chateaux La Vilette e adorei o lugar. O atendimento é muito atencioso, os quartos são todos ótimos (visitei cada um deles), mas as suítes master são imperdíveis. No jantar que fiz na pousada gostei muito da comida e do ambiente e o que achei melhor é que você não se sente um hóspede, e sim um convidado.

Em Penedo fiquei na Serra da Índia mas não gostei muito. Fica aquele clima de hotel grande, sem muito charme, apesar de todos serem muito atenciosos e prestativos. A cidade também não ajudou, pois achei bem sem graça, apesar de ter um excelente restaurante, o Jardim Secreto, que já vale a visita.

Em Petrópolis já fui na Pousada das Araras e na Tankamana. A primeira tem um ótimo custo benefício, uma cozinha boa, chalés confortáveis mas um pouco simples. A vista de lá é imbatível e vale a pena tirar várias fotos.

A Tankamana é um caso a parte e vale cada segundo que você fica lá. O preço é alto, mas compensa, principalmente se você conseguir ficar no Chalé 3, que para mim é o melhor (também visitei os demais). O café da manhã é inesquecível e o restaurante excelente, tanto que nas 3 noites que fiquei lá não senti a menor necessidade de sair para qualquer outro lugar. O passeio a cavalo e o arco e flecha valem a pena.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.