Enquete da semana: superferiadão

Hoje é feriado aqui em São Paulo — Revolução Constitucionalista de 32, creio. A data é feriado há relativamente pouco tempo; acho que não mais que 10 anos. No primeiro ano muita gente só soube que era feriado praticamente na véspera, e demorou algum tempinho até as pessoas começarem a se organizar para aproveitar o feriado novato.

A mesma coisa está acontecendo com um outro feriado recentemente decretado, o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, instituído em homenagem a Zumbi dos Palmares. A onda começou no Rio (cidade) e só virou feriado em São Paulo (cidade) no ano retrasado — quando caiu num domingo e passou despercebido. Ano passado, quando caiu numa segunda, pegou muita gente de surpresa.

calendario450.jpg

Pois esse ano Zumbi cai numa terça; e como 15 de novembro, feriado nacional da Proclamação da República, cai na quinta-feira anterior, os felizardos que emendam feriados podem ter um superferiadão de 6 dias, da quinta dia 15 à terça dia 20.

(Vai demorar para acontecer outra farra como essa. Ano que vem — bissexto — o feriado da República vai cair no sábado, e Zumbi na quinta; o próximo superferiadão, igual a este, só vai acontecer em 2012.)

E aí, cariocas e paulistanos? Já começaram a se mexer para ver se vão conseguir fazer as duas pontes consecutivas? Fizeram planos para viajar? Contem pra gente…

(P.S.: se já existem outros lugares do Brasil que adotaram o feriado do Zumbi, por favor me avisem!)

93 comentários

A Carla2 já corrigiu e eu ia mesmo colocar aqui que a Ouro Branco é aquela ruazinha atrás do Carrefour da Pamplona. Acho ótima para quem quer passear (nunca ouvi falar do flat), caso da Lia, pois fica perto da oscar Freire e do Ibirapuera, mas é longe do Mackenzie, caso da Carla.

Comandante, você é a primeira pessoa que conheço que compartilha a minha predileção – o Ouro Branco é o meu bombom favorito também! 😉

E tá desculpado, viu? Errar é humano…