Paraty: queremos as suas dicas!

Paraty

A Thereza disse em um comentário que planejava visitar Paraty. Veio aqui no site checar as dicas e… poxa, deixamos a Thereza na mão. O Comandante está atualizando e publicando aos poucos os miniguias de praias, mas ainda vai levar um tempinho para chegar ao litoral do Sudeste.

Isso não quer dizer que não possamos ajudar a Thereza. A Bóia se adiantou indicando as pousadas recomendadas pelo Riq no 100 Praias que valem a viagem: Casa Turquesa (a mais tchans), Pousada da Marquesa (charmosa), Pousada do OuroPousada do Sandi (confortáveis), Arte Urquijo (intimista), Arte Colonial (opção econômica no centro histórico) e Vivenda Paraty (tão bem recomendada que vale a pena ficar a 10 min a pé do centro histórico). O Santa Clara é para quem prefere ficar em hotel. Acrescento que a melhor época para ir é o outono, mais seco. No verão costuma chover bem.

Para quem gosta de agito, o calendário cultural da cidade é bastante movimentado: a FLIP de 2013 está marcada para os dias 3 a 7 de julho, e todos os anos acontecem os mais diversos festivais. Tem de música, de fotografia, de cachaça, de camarão… Fora de datas especiais e feriados, o clima na cidade é de sossego, e dá para encontrar ótimos preços nas pousadas.

Estive em Paraty duas vezes e morro de amores por lá. A última viagem foi a mais redondinha. Dei sorte de fazer um passeio de escuna com um grupo pequeníssimo de pessoas. No dia seguinte, consegui um barqueiro que, vendo o movimento fraco de turistas no cais, topou fazer um descontão para ir a outras praias por onde a escuna não havia passado. Também estava tranqüila a praia de Trindade, onde passei um terceiro dia inteiro.

Os eventos e as praias podem ser bem bacanas, mas o charme e a graça de Paraty estão, sem dúvida, no centro histórico. É ele o assunto deste post do De Garfos e De Quartos. O centrinho está tão bem descrito e fotografado que deu até um aperto de saudade.

Você também é fã de Paraty? Deixe suas dicas de pousadas, restaurantes e passeios! A Thereza agradece, e nós também!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


125 comentários

Boa noite!Alguém pode me ajudar? Estou com uma viagem comprada para Paraty e posso escolher entre os meses de setembro, outubro ou novembro, mas não sei qual desses meses é melhor para se aproveitar as praias.Preciso fazer o agendamento na pousada,mas realmente,estou com muitas dúvidas. Obrigada.

Olá pessoal. Estou pensando em ir a Paraty de novo em Agosto com meus filhos. É muito frio? Vocês acham que da pra nadar? Chove muito? Melhor no começo ou mais pro final de Agosto? Obrigado e abraços.

    Olá, Osmar! O inverno é bem mais seco que o verão. A água estará um pouco fria, mas se o dia estiver quente vai estar convidativa.

Ainda não conheço Paraty, mas sempre quis visitar a cidade. O Carnaval é uma boa época para se hospedar por lá?
Abs
Obrigada

    Olá, Val! Estará cheíssima, com filas e confusão, como todo vilarejo de praia no Carnaval. Não é uma boa época para ser apresentado a uma praia nova.

Fui para Paraty em outubro /14 e fiquei hospedada na pousada caminho do ouro. Fica na estrada paraty -Cunha. Até o centro historico de carro dá uns 7 minutos. A pousada tem apenas 4 quartos, os donos estavam presentes e foram muito atenciosos.o café da manhã é delicioso, com variedade , sem falar da vista para dão rio.Vc escuta o barulho dos pássaros e da agua.Para quem busca paz e contato com a natureza irá gostar.dentro da pousada tem o bistrô comandado pelo Cristhoper um dos donos.Muito romântico e pratos saborosos..O centro historico é um charme só, às cachoeiras enfim… vale mto a pena.Fomos corajosos e fomos até a cidade de Cunha pela estrada que só um trecho apenas está pavimentado. Realmente a condição é muito ruim, estávamos num carro pequeno, mas conseguimos chegar. Mas não recomendo.

O centro historico eh um charme soh!
Ficamos na Pousada Porto Imperial e amamos!
Localizacao excelente, decoracao de bom gosto, piscina gostosa, otimo servico!
Fomos em dois restaurantes muito gostosos, Bartholomeu e Banana da Terra.
Nao percam essa cidade encantadora!

Olá pessoal, alguem sabe informar alguma pousada bacana em Paraty para ir com criança pequena – 2 anos? Obrigada

Gostaria de saber informações sobre o natal em Paraty…estou procurando também um hotel que tenha a ceia ou um restaurante …me ajudem!!!

    Olá, Andress! Qualquer pousada em Paraty pode providenciar uma reserva num restaurante que esteja aberto.

    A Pousada do Sandi tem restaurante próprio.

    Note que Natal fora de casa nunca será como o Natal em casa, é preciso adaptar-se às circunstâncias.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.