Paraty: queremos as suas dicas!

Paraty

A Thereza disse em um comentário que planejava visitar Paraty. Veio aqui no site checar as dicas e… poxa, deixamos a Thereza na mão. O Comandante está atualizando e publicando aos poucos os miniguias de praias, mas ainda vai levar um tempinho para chegar ao litoral do Sudeste.

Isso não quer dizer que não possamos ajudar a Thereza. A Bóia se adiantou indicando as pousadas recomendadas pelo Riq no 100 Praias que valem a viagem: Casa Turquesa (a mais tchans), Pousada da Marquesa (charmosa), Pousada do OuroPousada do Sandi (confortáveis), Arte Urquijo (intimista), Arte Colonial (opção econômica no centro histórico) e Vivenda Paraty (tão bem recomendada que vale a pena ficar a 10 min a pé do centro histórico). O Santa Clara é para quem prefere ficar em hotel. Acrescento que a melhor época para ir é o outono, mais seco. No verão costuma chover bem.

Para quem gosta de agito, o calendário cultural da cidade é bastante movimentado: a FLIP de 2013 está marcada para os dias 3 a 7 de julho, e todos os anos acontecem os mais diversos festivais. Tem de música, de fotografia, de cachaça, de camarão… Fora de datas especiais e feriados, o clima na cidade é de sossego, e dá para encontrar ótimos preços nas pousadas.

Estive em Paraty duas vezes e morro de amores por lá. A última viagem foi a mais redondinha. Dei sorte de fazer um passeio de escuna com um grupo pequeníssimo de pessoas. No dia seguinte, consegui um barqueiro que, vendo o movimento fraco de turistas no cais, topou fazer um descontão para ir a outras praias por onde a escuna não havia passado. Também estava tranqüila a praia de Trindade, onde passei um terceiro dia inteiro.

Os eventos e as praias podem ser bem bacanas, mas o charme e a graça de Paraty estão, sem dúvida, no centro histórico. É ele o assunto deste post do De Garfos e De Quartos. O centrinho está tão bem descrito e fotografado que deu até um aperto de saudade.

Você também é fã de Paraty? Deixe suas dicas de pousadas, restaurantes e passeios! A Thereza agradece, e nós também!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


125 comentários

Adoro Paraty, mas eu como tenho rinite alérgica, tenho que tomar muito cuidado em qual pousada vou ficar. As mais novas são ótimas… Fiquei na última vez na pousada do Sandy e não gostei. é uma das mais tradicionais de Paraty e meu quarto cheirava coisa velha!!

Sempre vou para Paraty para mergulhar, e fico na Othon Villa del Sol. É uma boa pousada e fica perto do centro histórico, porém carinha.
Na ultima vez, no final do ano passado, fomos somente para veleja e ficamos na Pousada Larissa, perto da entrada de Paraty.
Não gostamos. Parecia mal cuidada e o atendimento não era muito bom. Não recomendo.
https://mochilandomundoafora.blogspot.com.br/2012/12/pousada-larissa-em-paraty.html

Thereza e tripulantes,

Gosto muito da Pousada Paisagem, que fica do lado de lá do canal da Avenida Roberto Silveira. Recomendo o restaurante do Neto, no centro histórico, que tem um camarão casadinho que é uma delícia e o preço é mais amigo e você não precisa vender o rim para comer uma refeição decente! Adoro essa cidade e os eventos que ela sedia! É cara, cheia de gringos mas é um lugar-delicinha… ah, esqueça os sapatos de salto, viu?! Aquele chão “pé de moleque” pede sapatos flats….

Invejinha boa de você! Amo aquele lugar e espero que você também goste!!!

Já estive em Paraty diversas vezes e gosto muito de lá. Última vez em setembro/2012. Optamos pela Pousada do Príncipe e acertamos! Muito bem localizada, pois fica a 2 quadras do Centro Histórico, e preço compatível com o que é oferecido. Quarto confortável, limpíssimo, wi-fi perfeito e bom café da manhã.
Gostamos muito do Restaurante Margarida Café (fomos 2 noites) e do Armazém Paraty (lanches deliciosos, melhor tapioca impossível).
E o passeio de charrete é bem legal.

Me desculpem todos, mas odiei Paraty e não voltaria. Acho que fui ao lugar errado em Paraty. Achei a cidade feia suja e fedida. Será que é a mesma cidade

    Ana, com certeza, você deve voltar para apagar essa imagem ruim. Paraty é uma cidade encantadora e o povo muito educado e simpático.

    Concordo com a Ana…..acabei de voltar de Paraty e também achei a cidade feia e fedida (tem poças de esgoto em várias ruas)……e olha que uma amiga já tinha me alertado. Também não volto mais.mas gosto não se discute…..as vezes o que não é bom para mim é maravilhoso para outra pessoa (mas acho que deviam cuidar das poças de esgoto nas ruas)

    Concordo com a Márcia, Ana! Volte com mais tempo, curta passear despretensiosamente nas ruas de pedras, conversar com o pessoal dos restaurantes e pousadas, tome um sorvete na praça da Matriz… depois venha relatar sua nova paixão! 😉

Tenho um post no meu blog falando sobre a estrada Cunha-Paraty. Em hipótese alguma vá por essa estrada! Apesar de ela estar em péssimas condições, o Google a indica como caminho, e não existe sinalização para não usa-la! Somente no final da estrada. Adicionei algumas fotos que mostram a realidade do local. Prefira a Rio-Santos, sempre!

Tenho uma “não dica” de pousada, afinal, é bom tb ficar por dnetro das roubadas: Rumo dos Ventos, muito ruins o quarto e o atendimento no café da manhã!

Importante tb verificar se a pousada escolhida tem ar condicionado – muitas não têm e Paraty já foi fresca um dia hj não é mais!

Banana da Terra, por exemplo, ótimo restaurante, mas sem ar condicionado virou uma tortura! E os pratos custam entre R$60/80!!!!

No mais, excelentes dicas no blog Paraty Cool, da Paula, que mora lá, planejei toda minha viagem através dele, cheio de ótimas dicas: praias, cachoeiras, restaurantes.

https://www.paratycool.com.br/

Imperdíveis para comer: Quiosque Cheiro de Camarão, na super calma Praia Barra do Corumbê, Toca do Pastel para um pós praia, além da charmosa pizzaria Rosa dos Ventos.

Chove bastante e falta luz, prepare-se! Havaianas são os calçados favoritos de quem circula por Paraty.

Olá, Thereza. Paraty é um charme, vale a pena ficar no centro histórico, não abra mão disso, porque sair a pé para jantar, podendo escolher entre vários restaurantes, é o máximo. Fiquei na pousada Flor do Mar, é linda e fui muito bem atendida. Também fui passar um dia em Trindade, na Praia do Meio, vale a pena. Abração e boa viagem.

Será que compensa ir lá em abril? A temperatura é legal ou já faz um pouco de frio?

    Rodolfo, já estive lá no mês de abril e, devido ao intenso calor, antecipei a volta.

    Olá, Rodolfo! A vantagem de abril, maio e junho é que o tempo costuma ser bem mais seco do que no verão.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito