Enquete | Rota Romântica, na Alemanha: qual foi o seu roteiro?

Criada nos anos 50 para impulsionar o turismo na Alemanha pós-2ª Guerra Mundial, a Rota Romântica veio a se tornar uma das maiores atrações do país. Ao contrário do que o nome sugere, a beleza da viagem não está tanto na estrada, mas nas cidadezinhas ao longo dos 400 km de rota entre Würzburg e Füssen. Castelos, palácios e as típicas casas de arquitetura enxaimel fazem deste roteiro um deleite visual e um passeio pela História.

Rothenburg ob der Tauber, Dinkelsbühl e Augsburg, além das portas de entrada e saída Würzburg e Füssen, são as principais cidades ao longo da Rota Romântica. O ideal é fazer o trajeto de carro, escolhendo uma ou duas bases para pernoite.

Viajar pela Rota Romântica de trem também é possível, mas leve em conta que as cidades são ligadas por (poucos) trens regionais lentos.

O interessante em viajar de trem é poder usar o Bayern Ticket, um passe de 1 dia que permite viajar mais barato entre as cidades da Baviera. (Toda a Rota Romântica está dentro da Baviera, assim como Munique, Nuremberg, Oberammergau e Garmisch-Partenkirchen também estão).

Compre um Bayern Ticket para cada dia de passeio. Um passageiro paga o preço único de 23 euros pelo passe diário, e os acompanhantes, apenas 5 euros cada, com o largo limite de 5 passageiros por ticket.

O Bayern Ticket vale para viagens em trens lentos entre 9h e 3h (do dia seguinte) em dias de semana, e de 0h às 3h (do dia seguinte) aos sábados e domingos. Não vale para trens InterCity. Viajar fora destes horários dá multa, se você for pego pela fiscalização.

Ônibus turísticos, como o Romantic Road Coach, e tours organizados são outras alternativas para quem não dirige.

Queremos saber: você já percorreu a Rota Romântica? Em quantos dias? Em quais cidades montou base? Que transporte usou? Conheceu algum restaurante imperdível? Os hotéis valem uma recomendação?

Conta pra gente! As respostas serão compiladas em um guia com dicas dos leitores.

Aos comentários!

Leia mais:

48 comentários

Fizemos esse roteiro e amei. Estavamis em Freilassing, a trabalho. Fomos de trem até Salzburg, Áustria e passamos o dia. Na volta augamos um carro e fomos para Berchtesgaden, conhecemos o lago Königsee e pernoitamos num lugarejo próximo. Partimos para o Eagle’s Nest, lugar onde os nazistas construíram uma casa para Hittler pelo seu aniversário de 50 anos e fica estrategicamente situada entre a Bavária e Áustria. Imperdível.
De lá, seguimos para o roteiro romântico, começando por Scwangau, perto de Fussen. Ali do devemos os castelos de Neushwanstein e Hohenshwangau, encantadores! Seguimos pela rota por várias cidades até Wuzburg, mas a mais encantadora foi Rothenburg ober der Tauber, cidade medieval. De Wuzburg seguimos para Munique e padsamis por Dachau.
Fizemos esse roteiro sem planejamento nenhum de hotel. Andávamos o dia inteiro e à noite paravámos para dormir. Tudo no improviso. Foi uma aventura, mas deu super certo. Não gostamos de nada programado.
Eu só tinha o cuidado de comprar algumas coisas no mercado, pois não tinha ideia do que ia encontrar pelo caminho. Foi a melhor viagem que fiz. Não deixem de ir a Berchtesgaden, nunca a citam nos roteiros, mas é encantadora. Saudades!!!

OLá, seu site é maravilhoso!!! Estamos planejando a rota romântica entre 1 e 4 de março de 2018, de carro. Gostamos muito do frio e da neve, mesmo com menos pessoas nos locais…além do mais não sabemos quando/se voltaremos a Alemanha posteriormente. Porém, estou com receio de dirigir na estrada com neve , neblina…você sabe se nessa época corro o risco de não conseguir dirigir esse motivo? É tranquilo? Pelas autobans consigo ir em que cidades?

    Olá, Wilton! Esta não é uma região montanhosa. As estradas só ficarão perigosas ou intransitáveis em caso de nevasca.

Adoramos a Rota Romântica. Alugamos o carro em Frankfurt e entregamos em Munique. Dormimos em Wurzburg (2 noites), Rothenburg od der Tauber (1 noite) e Fussen (2 noites). Passamos por varios lugarejos e cidades lindas, que valem a paradinha (Lauda-Konigshofen, Weikersheim, Landsberg, Augsburg, Landsberg am Lech). Das janelas no interior do castelo de Neuschwanstein a paisagem do vale de Schwangau com os lagos, vilarejos e os alpes impressiona pela beleza e o cenário de conto de fadas.
Tudo maravilhoso na Alemanha!

Fiz toda a Rota Romântica. A cidade medieval de Rothenburg ob der Tauber é umas das cidades mais incríveis que já conheci. Durma lá. É o melhor do melhor da Rota!
Obrigado,
Vladimir.

Irei fazer a rota em abril de 2017.
Gostei muito das dicas.
Iniciarei a viagem em Colônia (vindo de trem de Amsterdã), onde alugarei um carro e seguiremos para pernoitar em Wulzburg, Rothenburg, Augsburg e Fussen, de onde seguiremos para Freiburg, passar dois dias e devolver o carro, seguindo de trem para Dijon.
Muita expectativa para esta viagem…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.