Enquete: um hotel inesquecível

Ponta dos Ganchos

| Ponta dos Ganchos |

Meus pais me levaram muitas vezes a um mesmo hotel, quando eu era criança. Ficava em Itatiaia, dentro do Parque Nacional. Escolhiam sempre o mesmo chalé, e tínhamos sempre o mesmo casal austríaco como vizinhos. Quando chovia, a cachorra vira-lata do hotel ia dormir debaixo da minha cama. Eu até dei um nome pra ela: Bolinha. Lembro do cheiro da lenha da sauna, do garçom que equilibrava mil pratos num braço só, das árvores cheias de jabuticaba e do encosto das cadeiras, vazados com o formato de um coraçãozinho. Que saudade.

Já estive em muitos outros hotéis, desde então, e um punhado deles era realmente ótimo. Mas ainda não encontrei um para chamar de meu, como aquele de Itatiaia (que, pelas minhas pesquisas, anda mal administrado e parou no tempo; uma pena). Afinal, melhor ainda do que conhecer um hotel novo a cada viagem, é poder voltar para aquele que você já sabe que é a sua cara. Com a sua rede na varanda, o seu ovo mexido no café da manhã, a sua caipirinha à beira da piscina… Quando é o próximo feriado, mesmo?

A verdade é que, mesmo naquele tipo de viagem em que se passa pouco tempo no hotel, um chuveiro gostoso, um recepcionista amável e uma localização nota 10 fazem bastante diferença na experiência como um todo. Um bom hotel, no fim das contas, acaba emprestando à cidade visitada alguns pontinhos na avaliação final das férias.

Queremos saber: qual o seu hotel inesquecível? Existe um para onde você volte sempre, ou gostaria de voltar? Valem também pousadas, albergues e resorts.

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


90 comentários

Acampamento Paiol Grande, Sao Bento da Sapucai, quase todos alunos do Colegio iam passar varios dias, sem os pais, onibus com monitores, chales Neblina, Verao,…, a Pedra do Bau, as musicas, o Father Holf, limpar o chale.., as melhores lembrancas, por volta de 1.979, saudade.

Mariana,
quase tive um treco quando li tua enquete. Minha família é austríaca e junto com meus pais, avós e tios todos os anos íamos para Itatiaia. O nome da pousada que frequentávamos era Casa Alpina e também tinha um cheiro de madeira na sauna. Outra coisa semelhante ao teu relato foi a má administração da Casa Alpina. Parece até que fechou. Uma pena!
Não sei se estamos falando do mesmo lugar… Mas só de ler o seu relato fiquei com os olhos cheios de água lembrando das várias férias que passamos lá e como os meus avós (que morreram há dois anos) gostavam de passar aqueles dias ali.
Obrigada!

    corrigindo: ela ainda existe.. Só não sei se é o mesmo grupo daquela época… porque um conhecido do meu pai foi lá e disse que mudou muito.

Os hoteis da minha infancia foram 2 : o margarida em petropolis e omtoriba em campos do jordao. Na mimha vida adulta alguns: alvear em buenos aires, hotel em vonas na borgonha, grand hyatt miami dos que eu me lembre.

No Líbano: Intercontinental Hotel Phoenicia de Beirute
http://phoeniciabeirut.com/
Passei 1 semana nesse hotel. Meu quarto, na verdade um apartamento, era enorme (3 salas, lavabo, banheiro duplo, quarto com saleta e closet). Muitos mimos todos os dias como flores, cesta de frutas frescas e doces árabes. O atendimento é impecável, o café da manhã maravilhoso, e quando queria ir ao centro da cidade, um motorista e sua Mercedes novinha estavam prontos pra me levar. Mordomia assim…acho que só vivi lá! Inesquecível!
No meu blog tenho um post só com a descrição e fotos dele:
http://www.fuievolteipracontar.blogspot.com.br/search/label/L%C3%ADbano%20-%20Hotel%20Phoenicia

Gostei de ter ficado no Barcelo Riviera Maya ( complexo de 5 hotéis)no México, adorei o Hotel Berna em Milão, o Hard Rock Hotel em Orlando e em Amsterdam me hospedar numa típica casa holandesa, no B&B charmoso The Posthoorn.

Hotel Marques de Pombal : Lisboa: ótimo atendimento.
Residenza Fiorentina :Florença: ótimo atendimento e café da manhã.
Antique Figure :Veneza : ficar numa suite com vista para o Grande Canal já é um luxo.
Marriott Stellaris : Aruba : bem luxinho.
Barcelo Bávaro Palace Deluxe :Punta Cana :melhor custo beneficio.
Melia Recoleta :Buenos Aires: excelente café da manhã e ótimo show de jazz com jantar.
Serrano Resort : Gramado : muito bom em tudo.

    eita teclado : entrou uma carinha ai de xereta mas dá prá entender que é Punta Cana. Estes hotéis não são de alto luxo mas são hotéis onde tive boa experiência de hospedagem.
    Post muito bom com ótimas dicas de hotéis e pousadas. Meu sonho de consumo : Ponta dos Ganchos e Pousada do Toque. A Pousada do Caju esta bem comentada.

Na época das filhas pequenas era o Orotour, em Campos do Jordão.
Todos nos conheciam e as crianças entravam na cozinha quando estavam com fome! 😉

Carinho especial pelo Club Med Itaparica e Pricipe di Savaia em Milão.

Olá, pessoal.
Tenho a indicar, em Veneza, o hotel Locanda Ovidius (http://www.hotellocandaovidius.com/).
A localização, de frente para o grande canal e a ponte de Rialto, é sensacional. O preço, tratando-se de Veneza, também foi em conta.
Voltei a Veneza posteriormente, mas fiquei em Mestre. Ocorreu o que o Ric já colocou em alguns posts, a experiência perdeu muito do seu charme.
Abçs.

Meu hotel inesquecível foi o Tivoli Seteais, em Sintra/Portugal. Assisti várias vezes a série global OS MAIAS, onde tinham várias cenas no palacete de Seteais. O hotel além de ser lindo, possui funcionários muito prestativos, despacharam pra mim uma mala excedente para o Porto.

St. Moritz: Muottas Muragl. Fui na dica do Riq para o Bernina Express e não me arrependi. No alto do morro, café da manhã bom e ainda ganhamos neve no verão. Ainda volto lá.

Hilton Moorea Lagoon Resort e Spa: Fez com que gostássemos mais de Moorea do que de Bora Bora, o que é quase uma heresia…

De cabeça, me lembro desses dois. Sou do tipo que costuma tentar garimpar hoteis ao invés de sempre ficar em grandes redes, mas confesso que em muitos lugares a segurança de chegar numa rede conhecia ainda me seduz…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.