Enquete viagens com mãe

Enquete: qual foi sua viagem inesquecível com a sua mãe?

Enquete viagens com mãe

Foto | Marco Ferraz

Sou de um tempo em que as famílias eram numerosas, e as viagens de pais de classe média com filhos eram sempre de carro, para a casa de algum parente. Ainda não tinham inventado os resorts; o que existia de mais parecido era a Pousada do Rio Quente, em Goiás. A Disney, recém-inaugurada na Flórida (e ainda chamada pelo nome completo, ‘Disney World’, para diferenciar da ‘Disneylândia’ da Califórnia) era destino de excursões só de crianças — não passava pela cabeça de um adulto se aborrecer uma semana em parques de diversão.

Meus pais só começaram a viajar de verdade depois que meu pai se aposentou. Fizeram algumas excursões da Abreu, e quando meu pai tomou coragem de viajar por conta própria, passou a alugar carro para fazer o tipo de viagem que eu menos recomendo hoje em dia: cruzar a Europa pelas auto-estradas, ficando quase nada em cada lugar…

Infelizmente meus pais se foram muito cedo, e eu não tive a oportunidade de experimentar o prazer de levar meus pais para viajar. Snif.

Aproveitando que o Dia das Mães está aí, que lembranças você tem das viagens com ela, em qualquer fase da sua vida ou da vida dela?

Ah, sim — valem também viagens em que o seu pai estava junto, claro! 🙂

Leia mais:


Bento Gonçalves: Maria Fumaça

40 comentários

Era uma viagem tão simples. De carro do Rio para Mangaratiba. Singelos 110 Km de casa mas parecia uma eternidade de distância nos meis distantes 10 anos de idade.
Hoje pode parecer ridículo depois de ter viajado para 101 países mundo a fora mas nunca esqueci os preparativos e aquele verão especial de 1981 que sempre revivo na memória.
Saudades e que Deus os tenha a seu lado.

Todas as viagens com meus pais são sempre incríveis, mas com a ninha mãe especificamente, foi a viagem que fizemos pra NY. Não foram as melhores programações, mas ter a comoanhia dela 24hs foi absolutamente incrível ❤️

Meu Deus! Exato 1 mês depois de ter respondido, minha mãe partiu para sua última viagem…
Jamais serão esquecidas as diversas viagens e momentos que tivemos juntas. Nossa última viagem foi a que postei, para a Disney. Mas talvez a mais inesquecível foi quando a levei para rever sua Terrinha em Portugal. Saudades…

Meus pais são daqueles que trabalharam a vida toda e deixaram pra curtir na aposentaria, só que infelizmente só minha mãe tem gosto pra viagem. O sonho dela era conhecer Paris, e pra lá fomos, em outubro de 2015 (época em que eu completava 24 anos e minha mãe 59). Fomos também para Amsterdã. Ela me surpreendeu muito sendo receptiva às adversidades, aos airbnb apertadinhos, coisas que achei que ela reclamaria horrores. Viajar ensina muito a nós, e ensina que temos muito ainda a aprender com nossos pais. Foi uma viagem muito especial, sem dúvida.

Em 2012, eu e minha mãe fomos sozinhas pela primeira vez pra Europa.. o mais marcante pra mim foi quando chegamos ao hotel em Milão, que era nosso primeiro destino, e como eu estava morta de cansada da viagem, acabei caindo na cama e cochilando quase que imediatamente, aí uns minutinhos depois despertei e, sem que minha mãe percebesse, fiquei a observando por alguns segundos enquanto ela olhava pela janela e dizia baixinho pra ela mesma que não acreditava que estava na Itália e que tudo era muito lindo (isso pq a vista da janela nem era lá essas coisas, rs), nesse instante me obriguei a levantar e aguentar o cansaço pra sair com ela e dar uma volta pela cidade… e ver como ela ficou fascinada com cada nova descoberta foi a coisa mais incrível!! Uma viagem dessas pra nunca mais esquecer 🙂

Minha mãe sempre viajou muito, num dia perguntamos a ela qual seria o destino dos seus sonhos e ela escolheu Samarcanda no Uzbequistão!!o detalhe é que ela estava na época com 86 anos !!resolvemos ir assim mesmo e a viagem foi inesquecível .Fomos incialmente a Tasken depois a Khiva, Bukhara e Samarkand.É uma região com muita história e uma cultura muito diferente. Éramos os únicos brasileiros e todos pediam para tirar fotos conosco.O Registan , as madrassas e o palácio branco de Tamerlao são impressionantes.

Que tema singelo Riq, que bonito da sua parte! Eu estava em Miami longe no dia do post então vou contar a minha – antes de eu me casar eu perguntei para onde minha mãe queria ir só nos duas – em Maio de 2010 fomos a Roma e ficamos no Vaticano – cansadas do voo na econômica deixamos as malas e fomos p lá. Depois fomos a Paris que ela Tb pediu e lá compramos muitas roupinhas para a neta dela (ela virou avó meses depois). Inclui Tb a Provence que era novidade para mim – Avignon sem falar uma palavra de inglês ou francês ela comprou uma água enquanto eu fui ao Palais du Pape (com 63 anos não encarou as escadarias). Outra já casada mas sem filho que fomos sozinhas foi em 2011 que visitamos família em BH e conhecemos juntas Inhotim, depois desbravamos estradas novas graças ao Google Maps até Carmo do Rio Claro ver mais parentes. Rimos até hoje do buraco na ponte no meio da noite

A minha viagem inesquecível com minha mãe foi a que fizemos para Gramado no verão de 2006. Voltamos a cidade mais uma vez, que já conhecíamos muito bem. No entanto, foi tudo novo. Um hotel em um Parque exuberante, que permitia caminhar descalças no gramado verde, escutando os pássaros. O café da manhã estimulante para anunciar um dia maravilhoso. Fizemos alguns passeios como conhecer uma fábrica de erva mate, e um local com forno de barro produzindo pães cheirosos, além de vinícola e música que vinha de um gaiteiro inspirado, e as pessoas dançando. Poucos meses depois ela faleceu, pois já estava bastante doente. Foram apenas 5 dias, mas parecem eternos para mim, pois não se dissiparam até hoje. Gostaria que minha mãe tivesse conhecido a Itália, onde nasceu o seu pai. Hoje, tenho viajado bastante, e todas as igrejas que conheço pelo mundo, o meu primeiro pensamento é para minha mãe, rezo por estar realizando o que ela gostaria de ter feito. Viajar com as pessoas que amamos é uma combinação perfeita.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.