Você faz seguro do seu equipamento?

Mi camerita novita!

Essa pergunta nos foi enviada pelo…. bom, pelo blogueiro mesmo. Depois do que aconteceu com a minha camerita em Buenos Aires, estou pensando num movimento porta-arrombada-tranca-de-ferro e botar tudo no seguro: as duas câmeras, o laptop e o novo integrante da turminha, o iPhone que acabou de chegar.

Daí que… se você já passou por isso e quiser me ajudar (e, de tabela, a todos os que estiverem interessados), eu agradeço!

Se puder dar detalhes práticos (é preciso levar os objetos até a seguradora? precisa apresentar nota? em caso de ‘sinistro’, é necessário algo além do B.O.?), melhor!

Obrigado!

71 comentários

Riq, considerando todo o exposto e minha preguiça de estudar cada postagem aguardo ANSIOSAMENTE seu post final sobre o assunto (hehehe) assim já fico com tudo mastigado e faço os seguros para minha querida NIKON D40, lentes e notebook… (mais hehehe)

SIMMMM!!!! A Porto Seguros faz. Você só precisa ter a nota fiscal dos seus equipamentos. E NÃO deixe de fazer. Vale a pena! Se precisar te dou o contato da pessoa que faz pra mim. É daqui de Fortaleza mas ele faz pro Brasil inteiro.

Apesar de não ser corretora de seguros, como trabalho com planejamento financeiro, a questão de seguros é um dos ítens tratados.

Na questão de seguros, não se indica fazer cobertura para tudo que temos, mas apenas para aquilo que tenha maior impacto financeiro e maior risco de ocorrência. Caso contrário, gastaríamos em apólices um montante que poderia ser poupado.
Ou seja, o procedimento que o Marco Cavalheiro decidiu tomar, de fazer seu próprio fundo é bastante indicado para ítens de menor valor. O conceito é o de carregarmos alguns riscos conosco (os de menor impacto), e transferir os de maior impacto para as seguradoras. Para os riscos que carregamos, podemos tentar diminuí-los, como bem explicou o IG, tomando alguns cuidados para , por exemplo, chamar menos atenção sobre o equipamento, ficar mais atento, etc.

O seguro para câmeras, se não me engano, tem um prêmio de 5% ao ano do valor segurado, o que é bem razoável e vale a pena para equipamentos caros. Porém, existe um valor mínimo de +- 250 reais. Ou seja, se o valor segurado for menor do que 5mil reais, o prêmio passa a ser superior a 5%.

Para laptop, o prêmio é mais alto, em torno de 14%. Além disso a cobertura é calculada com base no tempo de uso (calculam uma depreciação). Não acho que valha a pena neste caso. Outro probleminha: se o equipamento não foi adquirido aqui, é preciso apresentar a guia de importação.

Para iphones, acho que o seguro da operadora, como mencionado acima resolve.

Sem querer fazer merchã, mas fazendo: acabei de confirmar com a filhota (especialista em seguros) e a Porto Seguro faz, sim, seguro de tudo quanto é tipo de equipamento tecnológico (e tecnoIlógico também!).

Riq,

Eu faço seguro dos meu equipamentos na Kertzmann. Eles são uma corretora especializada em equipamentos fotográficos e de video. Felizmente nunca precisei usar, mas tenho amigos fotógrafos que já precisaram (tanto por roubo quanto por danos) e nunca tiveram problema para receber o valor ou ter o conserto autorizado. O site deles é: https://www.kertzmann.com.br/equipamentos/

Um grande beijo,
Luisa

Riq,

Temos seguro de corpos e objetivas há mais de dez anos. Nunca tivemos um sinistro.

Não fazemos seguro de tripés, cartões de memória, cases, e acessórios, apenas dos itens mais caros. Com objetivas que custam até US$ 5000 ou mais, não fazer seguro pode sair caro.

A melhor corretora é a Kerzmann, e o seguro é feito pela Porto Seguro. Já fizemos com a AGF também, durante um periodo em que a Porto estava muito cara. Infelizmente há muitas fraudes, o que acaba elevando o valor das apólices.

https://www.kertzmann.com.br/

O Sr. Marcos na Kertzmann é a pessoa mais indicada para lhe explicar como funciona.

Não é necessário nota fiscal, e pode-se agendar uma vistoria.

É importante ler a apólice cuidadosamente. Equipamentos furtados de veículos não estão cobertos pelo seguro. Posso listar mais de uma dúzia de ocorrências onde fotógrafos deixaram equipamentos no carro e foram furtados.

Há muitas maneiras de minimizar as chances de roubo.

Entre elas:

-envie uma cópia de todos os números de série e fotos do seu equipamento (assim como e-tickets, scans de passaporte/vistos/certificados de vacina/etc) para o seu gmail/webmail. Assim, em caso de furto/roubo durante a viagem você poderá imprimir cópias de todos os dados necessarios em qualquer cybercafe).

-não use straps originais (onde aparece a MARCA Nikon/Canon/Etc) Além de ruins, são uma propaganda ambulante. Sugiro os da Op/Tech.

-não use bolsas de fotografia com marcas visiveis. Há inúmeras maneiras de carregar equipamentos de maneira mais discreta. Sugiro lenswraps da Domke e pouches do neoprene Zing ou similar.

-há maneiras discretas de carregar equipamento, carregar cameras na rua, e de fotografar. Vale aprender a faze-lo da maneira correta.

Nunca fui roubado, em 22 anos de fotografia profissional.

[ ]s

ig

    Otimas dicas !

    Uma das minmhas e colocar a camara num plastico de loja ou supermercado local,ao inves da bolsa de fotografo.

Eu tenho pesadelos só em pensar na minha câmera na mão de estranhos… Mas não faço seguro. O que eu fiz foi um pequeno fundo de investimento onde deposito 5% do valor da câmera mensalmente. Se for roubado, tenho um pouco de $ para comprar outra. Se não for, o $ fica para mim, e não para a seguradora. Aguardo as risadas dos economistas e especialistas sobre a minha ingenuidade, mas até agora funcionou bem. Você só precisa ter certeza que não será roubado nos primeiros 20 meses do plano… 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito