rota romântica onde ficar

Enquete: qual foi seu maior erro ao planejar uma viagem?

Erro de planejamento de viagem: não ficar mais tempo em Rothenburg

“Na teoria, a prática é outra”, já diria o antigo ditado. Você seguiu a cartilha e fez a lição de casa: pesquisou bastante, leu os posts aqui do Viaje na Viagem, pediu dicas para o amigo que acabou de voltar de viagem e soltou uma pergunta para os seus contatos no Facebook. Mesmo assim, voltou com a sensação de que faria alguma coisa diferente no seu próprio roteiro? Você não está sozinho.

Google Maps e planilhas de excel geralmente costumam aceitar todas as nossas ideias por mais malucas e corridas que possam parecer. Somente ao chegar no destino, percebemos que comemos bola e isso é mais normal do que imaginamos, como a caixa de comentários da enquete “Tempo demais, tempo de menos” nos mostrou.

Agora é hora de abrir o coração e contar seu segredo: qual foi o maior erro que você já cometeu ao planejar uma viagem?


conselhos melhores passagens aéreas

Eu começo: alugar um carro para conhecer Washington e não usar o sistema de transporte público + bicicleta + táxi + caminhadas (me deem um desconto, era muito novinha e quase sem experiência de viagem). Montar bases equivocadas na Rota Romântica também entrou recentemente para o hall das escolhas erradas. E por fim, outro deslize que consegui me livrar recentemente seguindo o bom conselho do comandante, foi parar de reservar aqueles voos promocionais que sempre partem nos horários mais impossíveis da madrugada.

Se você pudesse voltar no tempo, qual erro de planejamento de viagem tentaria evitar?

Participe também:

225 comentários

Financeiramente falando, foi comprar peso argentino no Brasil. Só tinha ido ao exterior uma vez e levei euro (Portugal). Paguei em dezembro de 2013 aqui: um real para 2,65 pesos; lá eu peguei 3,60 pesos com um real. Depois disso, só dólar e um pouco de real para os países hermanos.
De vacilo de reserva, não reservei conhecer a pintura da Santa Ceia em Milão.

Comprei passagem para Bahamas de barco, saindo do porto de Fort Lauderdale e fui parar na ilha Grande Bahamas, quando pretendia ir para Nassau. Chegando lá não tinha outro transporte marítimo e tivemos que pegar um voo. Tremendo furo!

Eu e meu esposo planejamos muito bem nossa viagem .Ficamos setenta dias , visitamos Espanha, França e Itália.
Foi tudo bem ,apenas não cuidamos do tempo .Pegamos muito frio em outubro e novembro na Itália.Por já ser início do inverno.Muitos lugares de turismo fecham suas atividades isso foi ruim, além que turista com chuva , ventos e temperatura abaixo de zero ninguém merece.

Compartilhar quarto de hotel e programação da viagem com uma pessoa desconhecida, que se mostrou grosseira e completamente sem noção.

Fui para gramado no verão sem pesquisar como era a temperatura, acabei ficando em um hotel sem ar condicionado, em um calor infernal e ainda descobri depois de umas duas horas no quarto, que a camareira tinha deixado o aquecedor ligado para piorar um pouco.

Maior erro? Visitar Amsterdam numa segunda-feira! Cidade totalmente suja, após as festas de final de semana. Um nojo…

Meu pior erro de planejamento foi visitar a cidade de Avène na França quando a estação termal estava fechada, no outono. Parecia uma cidade fantasma, só tinha 1 trem para chegar e 1 trem para ir embora (de Beziers). O trem de volta era tipo 19h. Ás 14h já não tinha o que fazer, tive que pagar 80 euros para voltar a civilização e não esperar até as 19h no unico lugar coberto da cidade: os correios… (porque choveu o dia todo). Ai se arrependimento matasse. pelo menos, agora, rende boas risadas. (mas no dia só rendeu lágrimas)

Foi ter ficado com carro alugado em Roma. O trânsito é louco e as tarifas de estacionamento são muito caras.

Meu maior erro de viagem foi o de ter ido para a Rainbow Mountain, no Perú, sem ter me aclimatado direito da altitude em Cusco… Moral da história: não consegui chegar até o fim e fiquei mais dois dias passando mal por conta do passeio…

Flixbus é ótimo, sim! Ja usei em viagens até 10h, dormindo durante a noite toda. A questão é o horário em que se viaja de ônibus e por quanto tempo.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.