Vulcão Calbuco

Erupção do vulcão Calbuco suspende vôos a Puerto Montt e Bariloche

ATUALIZAÇÃO: Há um post mais recente sobre o assunto. Clique aqui.

Conforme o Neftalí prontamente nos avisou ontem à noite (gracias, estimado corresponsal!), mais um vulcão chileno resolveu acordar.

Ontem foi o Calbuco, um vulcão a cerca de 30 km em linha reta das cidades de Puerto Varas e Puerto Montt, que expeliu lava e fumaça depois de 43 anos quieto.

Aulas e vôos foram suspensos na região; a cidadezinha de Ensenada foi evacuada. Agorinha há pouco, a presidente Bachelet decretou alerta sanitário na região.

Os efeitos da erupção também são sentidos do outro lado da fronteira. Bariloche amanheceu coberta com uma fina camada de cinzas (o vulcão está a 100 km em linha reta da cidade). As aulas e os vôos também foram suspensos por lá.

(Anteontem outro vulcão, o Villarrica, em Pucón — que continua interditado para visitas — também resolveu acender de leve.)

ATUALIZAÇÃO

A Dayana está na região e deixou o seguinte depoimento (obrigado!):

“Estou em Puerto Varas… Liguei para a Tam para alterar o meu voo e eles não sabem de nada. A Lan não altera as passagens da Tam. Voltarei para Santiago de ônibus. A cidade está com cheiro forte já! As autoridades não sabem de nada. Dois dias antes já sabiam da possibilidade de erupção e sequer bloquearam o acesso à região. Disseram que não ia haver mais e 6 horas depois o vulcão explodiu com força maior do que a última vez. Tem pessoas desaparecidas. Não recomendo virem agora. Caos!”

Se você tem viagem marcada para a região, acompanhe a evolução da situação pelos sites Soychile.cl e ANBariloche.com.ar.

19 comentários

Boa noite.
Irei para Calafate e Torres del Paine em junho. Será que o vulcão afeta essas áreas também?
Pretendo também ir até Puerto Madryn, já que Bariloche também está prejudicada.

    Olá, Marcia! Até lá a situação em Bariloche já pode/deve estar normalizada. Mas em princípio não haveria por que interromperem o tráfego aéreo para outros destinos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.