Espanha e Portugal no inverno, pro Renato (e pra Vanessa)

Sevilha, dezembro de 2002

Sevilha, dezembro de 2002

O Renato Mechica só pode viajar em janeiro e está pensando em ir para o sul da Espanha (Andaluzia), continuando a Portugal.

A dúvida principal dele é se estará frio demais para aproveitar. E se estiver frio mesmo, se não valeria a pena trocar a parte de Portugal por uma extensão aos Pirineus, as montanhas relativamente próximas a Barcelona, para ter um gostinho do inverno ibérico.

Já a Vanessa tem 10 dias entre o Natal e o Réveillon para viajar por Portugal e está com dificuldades para decidir.

Achei que dava para reunir as duas perguntas numa enquete só, e assim beneficiar a todos os que queiram viajar para a Europa no inverno sem enfrentar um frio rigoroso demais.

Começando pela minha experiência: estive na Andaluzia em dezembro de 2002 e peguei dias lindos. Fez sol quase todos os dias, e depois de caminhadas acabava sempre tirando o casaco. Por tudo o que leio por aí, a Andaluzia é um dos lugares da Europa onde não há dúvidas de que é melhor ir no inverno do que no altíssimo verão.

Fui a Portugal nesta época duas vezes. Estive em Lisboa em dezembro de 2001 e em Lisboa, no Bussaco, em Chaves e no Porto em dezembro de 2002. As duas vezes o tempo esteve mais cinza do que ensolarado; no norte de Portugal peguei bastante chuva (o que é bastante normal nesta época do ano). Acho que Lisboa fica bem mais bonita com calor (o frio tende a acentuar sua melancolia), mas a temperatura é perfeitamente palatável. Em 2001 tirei o casaco algumas vezes (em 2002, não).

Para a Andaluzia recomendo ler a Paula Bicudo. Para Portugal, o Arnaldo (leia também este, este e este posts) e a (que já esteve por lá no inverno duas vezes). Para os Pireneus, a Carmen.

E você que já foi à Península Ibérica no inverno, o que recomenda para os nossos queridos consulentes?

161 comentários

Estive em Madri 2 vezes, no inverno e viajei por Portugal inteiro (exceto Algarve) no inverno tb. Temperaturas super agradáveis. Já pra Andaluzia, eu fui no verão. Foi verão mais infernal da minha vida! hehehe Claro que adorei, mas poderia ter sido melhor se tivesse menos quente. Aqui estão meus posts de Portugal: http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Portugal, Madri: http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Madri e Andaluzia: http://taindopraonde.blogspot.com.br/search/label/Andaluzia (ainda não terminei de postar tudo sobre essa região, mas semana que vem termino)

Estamos indo em meados de outubro p Madri e ficamos 20 dias, pensamos em ficar 4 dias em Madri, de lá para Barcelona de trem , mais 4 dias em Barcelona. Então pensamos em alugar um carro e ir para o litoral Sul, passando por Alicante, MALAGA, Marbella e seguir para Sevilha e de lá para Faro em Portugal , terminando uns dias em Lisboa.
Vc pode sugerir um roteiro com o que é imperdível e o que é dispensável ,!!!Viajaremos em dois casais, aguardo sua reposta , grata
Vanessa

    Olá, Vanessa! Seu roteiro tem alguns senões técnicos. Você está indo para o litoral fora de temporada (vários lugares estarão levemente deprê); está considerando viável fazer 6 cidades em 12 dias (não é, ainda mais com as distâncias envolvidas) e vai devolver em POrtugal um carro que alugou na Espanha, incorrendo em sobretaxas caras.

    Repense a partir deste outro post:
    https://www.viajenaviagem.com/2007/07/14-dias-em-portugal-e-espanha-pra-carol/

Oi, vou com meu marido em abril para Barcelona e volto de Madrid. Temos 15 dias. O que vc sugere?
Obrigada, Gisele

    Olá, Gisele! Um roteiro interessante é ficar 4 dias por Barcelona, voar a Granada, ficar duas noites por lá, pegar um carro, ir a Ronda, dormir, fazer a Rota dos Pueblos Blancos até Vejer de la Frontera, entregando o carro ao chegar em Sevilha. 3 noites em Sevilha, então trem a Madri, com pit stop em Córdoba para ver a Mesquita.

Ola bóia e amigos do VNV,

Estou indo para Barcelona na próxima semana e gostaria de aproveitar o inverno para fazer um bate e volta até uma estação de sky. Pesquisei algumas e Vall de Nuria me pareceu uma boa opção.Pensei em ir de trem.
Gostaria de saber se alguém já esteve lá ou recomendaria alguma outra. Não precisa ser uma estação muito grande ou badalada, só quereo levar meu filhote para conehcer a neve e queria mesmo a mais proxima de BCN!
Obrigada

Abs

Olá, Ricardo! Ano que vem vou pela primeira vez à Portugal e levarei minha mãe e minha vó, portuguesa, 86 anos, e que está há 25 anos sem rever a terra dela. Ela não volta lá desde que meu avô faleceu.

Ela é de São Romão, Serra das Estrelas. Gostaria de ter ideia de um roteiro de viagem para nós que tivesse: Lisboa, Porto, Fátima, Belém, Cascais e, é claro, Serra das Estrelas. Queríamos também passar 2 ou 3 dias em Barcelona.

Minha vó é super bem disposta, anda muito e bem ativa! Mas não dá para abusar e fazer aquelas viagens onde passamos hooooras andando. Tem que ser devagar, mas prazeroso! Não tenho ideia de distâncias, se dá para ficar em apenas uma dessas cidades e fazer bate e volta, enfim…. preciso da sua ajuda para realizar esse sonho da minha velhinha.

bjs

    Olá, Luciana! Quem responde é A Bóia. Alugue um carro no terceiro dia em Lisboa para ir a Sintra e Cascais. Veja Fátima a caminho de Coimbra. Em seguida monte base em Viseu ou Covilhã para passear na Serra da Estrela. Siga para o Porto pelo Peso da Régua, para ver o Douro. Voe do Porto a Barcelona. Compre a passagem de volta a partir de Barcelona.

Olá Bóia, A minha unica pendência na viagem é hotel em Ronda, sabe recomendar algum bom e não muito caro. Será que mais alguém aqui tem algum para recomendar? Obrigada

Olá Bóia,
Obrigada pela resposta. Como mudei o roteiro bem próximo da viagem, ficou dificil qualquer planejamento prévio. Só mais uma pergunta, indo de Sevilha para Lisboa, vc recomenda ir de ônibus ou fazer o roteiro de carro até Badajoz na Espanha, pegar um taxi para atravessar para Elvas e de lá alugar outro carro para Évora onde pernoitaria antes de ir a Lisboa. Parece bem mais trabalhoso a segunda opção, mas como quero conhecer Évora e irei para Lisboa tb., então não sei se faço assim ou se de Lisboa faço um bate e volta para Évora sem pernoitar. O que acha que vale mais a pena? obrigada

    Olá, Patricia! Recomendamos ir de ônibus a Lisboa e lá alugar um carro, quando tiver tempo para sair da cidade.

Lendo sobre o clima, fiquei na dúvida se eu troco Porto e parte central de Portugal por Andaluzia em dezembro, o que sugerem? Ainda não fechei hospedagem então poderia fazer isso, só comprei passagem de Lisboa para Madrid, então poderia ir de Madri para Andaluzia e de lá para Lisboa, seria um roteiro que aproveitaria mais nesse período? De Madri para Andaluzia o melhor é ir de trem? Estou indo com 2 crianças uma de 3 e outra de de 1 ano. Obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.