EUA: Voe Spirit e pague até 100 dólares pela bagagem de mão!

Jornal da BóiaSabe-se que viajar low-cost é pagar taxas e mais taxas extras para tudo (despachar bagagem, fazer check-in, pagar com cartão de crédito), mas duas low-costs americanas exageram: a Allegiant (que faz vôos domésticos) e a Spirit (que tem vôos nacionais e internacionais) cobram pela bagagem que vão com você no avião.

Na Allegiant, se você compra a bagagem de mão junto com a passagem, a taxa pode ser barata, tipo 10 dólares. No guichê sai 35 dólares.

Já na Spirit a coisa já começa em 35 dólares no ato da reserva. Se deixar para comprar no balcão da cia. no aeroporto, você paga 40 dólares. E se deixar para comprar no portão, paga 45 dólares para subir com uma bolsa, mochila ou maleta!

E a coisa vai ficar mais salgada: a cia. acaba de anunciar que em novembro as taxas para levar bagagem de mão aumentam para 35 dólares na reserva, 50 dólares no balcão do aerporto ou… 100 dólares quando você aparece inadvertidamente no embarque com uma mala de mão sem ter comprado a licença.

Antes de rir, pense que até há um tempinho só as low-costs cobravam por bagagem despachada, e hoje isso é uma praga em todo vôo doméstico americano (com exceção de Southwest e JetBlue).

#oremos para que a moda não pegue…

Leia mais:

Tabela de taxas de bagagem na Spirit

Low-costs na Europa: modo de usar

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


18 comentários

Na verdade, Marcio, na Gol nao tem mais nem barrinha de cereal, dependendo da rota…. Ja peguei um dos voos em que comecaram a cobrar até pela água!
Dito isto, concordo que, se realmente for low cost e se não for malandra como a Ryanair (que me fez perder um voo por causa de informaç?o mal dada), pode n?o ser tão problemático.

Fui de Cancun para Charlotte e tive que pagar USD 50,00 para despachar a bagagem pela US Airways. Comprei a passagem pelo Decolar.com e nao fui informada sobre este custo extra.. Um absurdo!!

Concordo com nosso caro Frank. Acabei até de receber um email da Jetblue comunicando que um dos meus voos mudou….em 5 minutos seu horário de partida…é igualzinho aqui. Me pede inclusive que eu confirme em aceitar a mudança e/ou me dá alternativas, entre elas de receber dinheiro de volta!!!!!sim, por 5 minutos….
No entanto, não vejo problemas qto as taxas, pois lá o low cost é low cost mesmo para quem compra !!!!!!!!
Vamos comparar.
Passagem Las Vegas- Los Angeles ( ida e volta ). Mais ou menos 1 hora de vôo ( km equivalente ) pela Spirit para semana que vem está com taxas e etc.. 57 dolares….assuma q esqueceu e chegou na hora e q vai pagar 100 como o exemplo acima ( pior caso ) , total 160 dolares ou 320 reais.
Passagem Rio – Sao paulo (ida e volta ). Mais ou menos 1 hora de voo (km equivalente ) pela nossa Gol para a semana que vem…total com taxas 700 reais, ou seja, o dobro da Spirit ainda q considerado a tragedia de 100 dolares pela mala !!!!!
AHH, mas vc tem direito a 23 kg free !!!! e a barrinha de cereal Isto quer dizer que aquela mala free (+barrinha) custa 380 reais !!!
E aí, é justo ?

Frank, concordo contigo. Veja o que ocorre por aqui, viajo frequentemente de Vitória para o Rio, e normalmente como a viagem é de trabalho e volto no mesmo dia levo só uma mochila com uma roupa extra e o notebook. E eu pago o mesmo que aquelas pessoas que carregam malas, bolsas e sacolas. E quando o voo parte do Galeão, aí o bicho pega, é a muamba vindo de Miami que abarrota o avião.

Sou apenas eu que não vejo tanto problema assim? Se essas taxas forem bem informadas, claras e explícitas (ao estilo Easyjet e NÃO ao estilo Ryanair), isso pode gerar tarifas totais (com todos os penduricalhos de taxas) menores.

Mas o mais importante, ainda, seria induzir o pessoal a dar uma maneirada nos verdadeiros trambolhos que andavam levando em vôos americanos. Fica aquele correria chata para entrar no avião e falta espaço.

    Tá certo. Se quer pagar barato, tem que se adequar às regras da companhia. Além do mais, ninguém é obrigado a voar low-cost…

Sugiro campanha de boicote nas redes sociais.

    Concordo.Pode ser que revejam suas taxas. Pode até sair mais barata, mas vale? Se resolver comprar algo no próprio aeroporto, terá que incluir antes (somar) na conta a taxa.

Na verdade deveria ser NO-cost.
No-cost para a empresa que se vê ressarcida até do ar que se respira.
O esquema é levar tudo nos bolsos. Rsss

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito