Europa A-Z

Este índice leva a todos os posts já publicados de cada destino, em ordem cronológica inversa. Os destinos em MAIÚSCULAS já têm fichas organizadas.

 

1752 comentários

Chris,
Fui ao marrocos no ano passado e fiquei com pena de não ter feito a travessia de ferry até Tânger que deve ser interessante, mas eu tinha pouco tempo. Fui a Casablanca, é super sem graça. Algumas amigas fizeram os deslocamentos todos de avião e foi tranquilo, compraram pela internet, não sei em qual companhia. Eu terminei fechando trânsfer entre Fez e Marrakech com uma agência de turismo.

Erika,
Eu não sei se você ou seu noivo têm alguma relação especial com Berlim ou Amsterdam, mas acho que nessa ordem vai haver um anticlímax na sua viagem. Numa lua-de-mel Paris é o ponto alto, acho que ficaria mais legal se você terminasse sua viagem com uns 5 dias nela. Eu sei que é clichê, mas não me arrependi.

    Minha lua-de-mel foi de duas semanas, foram 3 dias em Roma, 2 em Veneza e 5 em Paris, sem contar os dias de deslocamento. Mas eu acho que eu buscava algo diferente de você, eu queria uma viagem mais calma, sem ter hora para acordar. Deixei de ver algumas coisas que pareciam legais, como a Via Ápia ou Giverny, mas é bom ter o que deixar para a próxima. Eu só acho que você vai passar muito tempo em avião para fazer todos estes destinos e aeroporto é chato.

Riq,
Vou viajar em lua-de-mel entre final de julho e inicio de agosto, totalizando 19 dias de viagem.
Estamos programando uma rota iniciando em paris e seguindo pela região da provence,budapeste,praga,berlim e finalizando em amsterdã.
O que acha?tem dicas para a rota ou sugere algum outro trecho para o período?
Espero ajudaaaaa!!!rs
Bjs.

    19 dias entre Paris e a Provence seria perfeito.

    15 dias entre Budapeste, Praga, Berlim e Amsterdã estariam de bom tamanho.

    Tem coisa demais no roteiro, e muito chão a ser coberto.

    E tem dicas para o roteiro entre Paris e Provence??Como foquei somente nas duas regiões da França não imagino como traçar essa rota em 19 dias.
    E aproveitando a oportunidade, qual seria o roteiro ideal pra lua-de-mel na europa???Dentro de 19 dias.
    Procuro um pouco de tudo: belas paisagens,museus,castelos,agito,boa comida…o romantismo e a calma podem ficar para o dia-a-dia.
    Agradeço novamente.

    Erika, em setembro deste ano estou indo para a Europa com minha esposa, e uma parte da viagem envolve exatamente Praga-Provence-Paris.
    No seu caso, eu sugeriria o seguinte roteiro:

    Dia 1: Brasil para Praga
    Dias 2 a 5: Praga
    Dia 6: Praga para Lyon (em Lyon aluga um carro e vai para a região da Provence)
    Dias 7 a 11: Provence
    Dia 12: Lyon (ou outra cidade próxima) para Paris (via TGV)
    Dias 13 a 18: Paris
    Dia 19: Paris para Brasil

    Talvez valha a pena tirar um dia da Provence e colocar em Paris, mas aí depende do seu gosto e do seu futuro marido. Em Praga eu deixaria 4 dias inteiros porque vocês vão enfrentar uma boa diferença de fuso horário, então precisarão se adaptar um pouco.

    Hugo, as melhores portas de entrada para a Provence são Avignon ou Marselha (para vôos), Avignon ou Aix (para trem).

    Não há vôos diretos de Praga para o interior da França, então se é para fazer conexão é melhor descer e reembarcar já na região.

    Dependendo de onde se vem (acho que não é o caso da República Tcheca, não) dá pra considerar chegar por Nice, que tem muitas conexões internacionais.

    Riq, ainda vou dar uma olhada mais a fundo no trecho Praga-região da Provence, mas numa análise inicial os melhores preços e disponibilidades são para os voos que chegam em Lyon, principalmene pela Swiss Air. Em outras cidades o tempo de voo normalmente é muito longo por causa das conexões, ou então é muito caro.

    Mas quando eu for realmente comprar vou fazer uma análise bem ampla e digo aqui o que encontrei de melhor.

    A Claudia Carmello tem muita coisa da Provence https://outromododeviajar.wordpress.com/category/provence; o Beto Paschoalini https://omeulugar.wordpress.com/category/provence e o Jorge Bernardes https://giramundo.wordpress.com/category/provence também.

    É uma viagem para fazer slow. Com pelo menos 10 dias fica bacana.

    Deixe os últimos 9 dias para Paris, e faça alguns bate-voltas (entre na página https://www.viajenaviagem.com/europa/paris-ricardo-freire e veja os links da parte de baixo).

    Ou faça uma semana na Provence, quatro dias no Vale do Loire e o restante em Paris.

Riq, Andei pesquisando no blog e encontrei um comentário da Sylvia a respeito de possibilidades de viagens (virou até um post sobre o top 10 de viagens) e ela comentou sobre Portugal e Marrocos em uma só viagem. Você acha que vale a pena? Dá para fazer em 15 dias? Agradeço desde já pela paciência e ajuda.

    Não há vôos diretos, tem que ir via Espanha (voar desde Madri ou Barcelona ou de ferry desde a Andaluzia).

    Em 15 dias não seria “Portugal e Marrocos” e sim quatro ou cinco cidades que você escolheria entre os dois países. É só escolher as que mais te apetecem.

    Riq, A idéia seria chegar direto por Porto, descer de carro até Lisboa e de lá pegar um voo para Casablanca. Pelo que vi a Tap voa direto. A idéia de ferry desde a Andaluzia pode ser melhor. Como seria o deslocamento no Marrocos. Avião, trem, carro. Alguém já fez essa viagem? Se alguém da tripulação puder dar algum palpite, agradeço desde já.

    Ooops! Perdão! Não sabia desse vôo direto a Casablanca.

    Acho que o ferry é para quem vai passar mais tempo no Marrocos, pra fazer desde Tânger, daí a Fez, então Marrakech e Ouarzazate, talvez Essaouïra.

    Os deslocamentos internos podem ser feitos de trem (mais confortável), ônibus ou carro com motorista.

    Casablanca não tem graça, eu iria de lá direto a Marrakech e lá veria um trânsfer a Ouarzazate, atravessando a montanha Atlas, de onde dá para fazer passeios ao deserto.

    Dá pra voltar de avião de Ouarzazate a Casablanca.

    Mas para fazer o Marrocos bem feitinho o ideal seria devotar todos os 15 dias a esta viagem.

    Riq, Mais uma vez obrigada. Agora as coisas ficaram mais claras. Obrigada mesmo. Bjs.

    Oi Riq, falando em Marrocos não achei muita coisa aqui no VnV sobre o país. É que não tem mesmo ou eu que não procurei direito? Obrigada

Oi Riq, Obrigada pela ajuda. Agora sim!!! Lá vai….Tenho 15 dias de férias (setembro) e adoraria visitar Portugal e Espanha. Tenho em mente 05 cidades (Lisboa, Valência, Barcelona, Madrid, Porto). Pensei em fazer essa ordem, de carro em 15 dias. É loucura? Dá para ir? Vale à pena essas cidades ou estou deixando de conhecer outras tb importantes? São muitas dúvidas…. Espero que vocês consigam me ajudar. Bjs. Chris.

    As distâncias são bastante grandes, Chris. Você pode simular todos os trechos em https://www.viamichelin.com.

    Numa viagem só para cidades grandes, carro não vale a pena. Carro é para percursos mais delimitados, explorando estradas secundárias.

    Aqui tem um post sobre 15 dias entre Portugal e Espanha.

    https://www.viajenaviagem.com/2007/07/14-dias-em-portugal-e-espanha-pra-carol/

    Para realizar o seu roteiro, o melhor é descer em Lisboa, subir ao Porto de trem, pegar um vôo a Madri, um trem a Barcelona e voltar desde Barcelona ao Brasil. Eu tiraria Valência desta vez. Ou alguma outra cidade à sua escolha.

    Riq, Agora que me localizei (hahahaha…) vi que tem bastante material aqui mesmo no blog. Obrigada pela sua ajuda. Acho que vou deixar a Espanha para uma outra viagem e curtir Portugal. Mais uma vez obrigada.

Olá, estou programando uma viagem para Portugal em maio. Depois de conhecer Lisboa e seus arredores quero ir para Coimbra de carro. Qual o caminho mais interessante: pegar a estrada e ir em direção a Évora, Portalegre, Pombal ou pegar a estrada que passa por Óbidos, Alcobaça, Fátima, etc…Alguém pode me ajudar?
Obrigada.

    Se você tem tempo, vá por uma e volte pela outra. A de Évora e Portalegre vai para o lado oposto a Coimbra — você vai visitar o Alentejo. O caminho mais curto é o segundo.

Trips,

Queria saber qts de vcs fizeram a carteira internacional de habilitação pra dirigir na Europa… Alguém já foi parado pela polícia sem ela e teve problemas??

    Se você tem tempo até a viagem, faça por desencargo de consciência, assim você nunca mais vai ter essa dúvida.

    Eu nunca fiz, mas acho que vou fazer só para dar um post 😀

    Riq, se dependesse de mim, que sou uber estressada com esses detalhes, com certeza eu faria. Mas eu nao sou a parte “diriginte” da viagem. E a “parte diriginte” é por demais enrolada!! Pra piorar, aqui no Rio o posto do centro do Rio faz o serviço e pra quem trabalha em horário comercial é um contratempo a mais…

    Dri, eu já fiz carteira internacional (melhor dizendo, Permissão Internacional para Dirigir – PID). Dependendo do país que você vai isso pode ser importante ou totalmente desnecessário.

    Em tese, na Alemanha, ou você tem uma PID ou tem uma tradução juramentada de sua carteira brasileira.

    Também em tese, na França você tem que ter uma PID.

    Na Suíça, você tem que ter sua carteira do Brasil. Eles nem querem saber da PID e se você estiver só com a PID, vai ter problemas por lá. Lembrando que se você estiver na Europa Ocidental e não se envolver em acidentes, fora a locadora de veículos, o local mais provável a ter que apresentar carteira de motorista é na fronteira da Suíça (não interessa se com a França, Alemanha ou Áustria – nunca entrei na Suíça vindo da Itália, mas já entrei desses outros países e de todos eles – mas não em todas as entradas – já tive a carteira de motorista pedida).

    Nunca me pediram a carteira de motorista em nenhum outro país, exceto nos balcões de locação. E nesses, eles acharam bom eu ter a PID, mas não me pareceu que fosse algo necessário. Em tempo, já aluguei carro na Inglaterra, França e Alemanha.

    Sim, lá em cima eu falei em tese, quando me referi a Alemanha e França, pelo fato de, se você pesquisar, verá que é isso que eu disse, mas na prática, não me parece ser.

Ricardo, pretendo ir pra Europa no final de junho e ficar por la uns 14 dias. Ainda nao consegui chegar a uma conclusao sobre ser mais barato o deslocamento pelos paises de aviao ou de trem. Voce poderia me dar uma ideia? Muito obrigada. Muito “dez” seu site.

    Cada roteiro é um roteiro, cada trecho é um trecho.

    Antes de mais nada, tenha em mente de que viagens que cubram muito chão sempre têm deslocamento caro. Não é fácil conseguir vôos low-cost realmente baratíssimos exatamente nos trechos que você quer, trem para longa distância sempre é caro, passes não compensam.

Oi Ricardo,

Sigo várias das suas dicas em todas as minhas viagens , sejam nacionais ou internacionais . São excelentes !!!

Estou indo agora em junho/2010 para a Europa ( Berlim, Praga, Budapeste e Viena ) e depois ficarei 10 dias na Croácia , mais precisamente na costa da dalmacia – Dubrovnik , Korkula , Hvar , Brac e Split.

Estou com dificuldades em achar informações sobre os ferryboats entre as ilhas, vc tem algum link que possa me ajudar ?

Obrigada,

Pri Mc Kenzie

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito