Europa A-Z

Este índice leva a todos os posts já publicados de cada destino, em ordem cronológica inversa. Os destinos em MAIÚSCULAS já têm fichas organizadas.

 

1752 comentários

Estou viajando pra Italia e gostaria de saber como comprar um bilhete de trem no trenitalia, já li sobre isso em algum lugar por aqui, mas gostaria de tirar umas dúvidas:

Eles me mandam o bilhete por e-mail, como uma passagem de avião?
Fiquei em dúvida pois tem 4 tipos de tarifa para comprar, tem a flessibile, base, meno 15 e meno 30, posso comprar esssa meno 30?

Agradeço pela ajuda.

Riq e viajantes…
Agora está feito!!! Viajo em 18 de julho para Nice, chegando la dia 19 a tarde, e tenho passagem de volta comprada a partir de Amsterdã, para o dia 08 de agosto a noite…
Minha intenção é conhecer o sul da França (não sabendo onde exatamente) e subir até Paris (gostaria de saber o que há de bom pra ser visto nesse caminho)….e depois conhecer Bruxelas (Bruges talvez???) e por fim Amsterdã….
Idéias???Lugares???O que vale a pena ir e pular???Qto tempo em cada lugar???Qtos dias pra Paris e Amsterdã???Afinal são uns 20 dias q devem ser bem aproveitados…
Ufa….Socorrooooo!!!
Bjs e obrigada a todos!!!!

Vou repensar tudo… depois eu volto com o que eu decidir. 450 km não é problema se o caminho valer a pena, meu marido é trilheiro e adora dirigir. Mas essa questão do ritmo já atrapalha tudo mesmo. Já vamos estar vindo de uma semana dividida entre Paris e Lisboa (que já conhecemos e só vamos ter tempo de ir nos lugares que mais gostamos). Maldita agente de viagens que me sugeriu comprar a passagem de Lisboa para Barcelona se eu queria ir para Provence (desde o ano passado!). E maldita loucura de vida que não me deixou vir perguntar a opinião de vocês antes de fechar. Dou notícias.
vcs são o máximo!

Leticia,
Obrigada pela dica. Esse dia louco é mais para garantir a chegada o mais perto possível de Barcelona. Eu volto de lá para o Brasil às 12h do dia 04. É mais o caminho … Com paradas para esticar as pernas e comer alguma coisa. Já estou até achando que é inviável dormir em Montpellier. O voo é muito cedo! Esse esticão, por garantia, deve ser até Barcelona mesmo. Nossa! Tá uma loucura esse roteiro! Acho que o melhor seria aproveitar a época das lavandas floridas e deixar a Côte D’Azur de lado.

    Kitty, se vc for para a Provence previlegie os vilarejos e leia os posts e blogs dos trips sobre a região, são dicas imperdiveis!!! Eu acho que vale a pena ficar em algum hotel na região do Luberon!! Cuidado para não colocar paradas para esticar a perna em cidades grandes pq a gente pega transito e isso acaba atrasando a viagem!!! Peguei o maior engarrafamento em Cannes que nos atrasou um bocadinho!!!

Kitty, eu fiz a Provence e passei pela Cote d´Azur indo para a Italia!!! Sinceramente, acho que vc deve escolher um ou outro, pq 5 dias para os dois é muito corrido e o gostoso da Provence são os vilarejos, apesar de Avignon ser bacana e de todos falarem que Aix tb é!! Eu fiz uma viagem pinga-pinga e apesar de ter aproveitado, não faria de novo pq fiquei morrendo de vontade de ficar mais dias, por exemplo, em Nice e não podiamos!!! Pelo q vi neste seu roteiro vc deixou so um dia para Nice eu fiz isso e achei um pecado!!! Este seu dia incluindo St tropez, Aix e Montpellier me parece uma loucura sim.. rs é muita cidade bacana para um dia só!!! Se vc optar so pela Cote d´Azur passe esse dia em St Tropez ao inves de fazer tantas cidades!!!

Riq e tripulação,
Tô numa super indecisão… Depois de uma semana entra Paris e Lisboa, fechando no Rock’n Rio Lisboa, dia 29 de maio. Vou, com meu marido e mais um casal, ter os 5 dias que eu mais queria: interior da França. Eu estava sonhando com a PROVENCE, mas minha amiga (que vai ter uma semana a mais de viagem) pensou em começar por NICE e depois ir para AVIGNON. Já até reservou o hotel (Hotel West End, parece uma graça, alguém conhece?). Eu já estou com a passagem Lisboa-Barcelona comprada e pretendia pegar um carro lá para seguir pela Provence 4 dias e voltar.
Para não perder a companhia do casal, pensei em mudar tudo e ficar na Côte D’Azur, deixando a Provence apenas como passagem. Faria, então:
30 – Barcelona – Avignon 431 km – aprox. 4 horas 6 minutos
31 – Avignon – Nice – 260 km – aprox. 2 horas 32 minutos
01 – Bate e volta em Cannes – Nice 34,5 km – aprox. 36 minutos
02 – Bate e volta em Mônaco – Nice 19,2 km – aprox. 23 minutos
03 – Nice – St. Tropez – 112 km – aprox. 1 hora 35 minutos
St. Tropez – Aix-em-Provence – 120 km – aprox. 1 hora 33 minutos
Aix-em-Provence – Montpellier – 157 km – aprox. 1 hora 39 minutos (dormiria lá)
04 – Montpellier – Barcelona 347 km – aprox. 3 horas 15 minutos
A pergunta: Isso é loucura? Devo perder a passagem pra Barcelona e ir direto pra Nice (U$ 475 cada – voo)? Pulo a Côte e fico só na Provence? Outras opções???? Não consigo decidir sozinha…
Brigadão,

    O maior problema é essa passagem Lisboa-Barcelona já comprada. Barcelona é longe pra caramba tanto da Provence quanto da Côte d’Azur. Chegar em Barcelona e pegar um carro pra andar 450 km… é que como descer do avião no Rio para viajar a São Paulo! Não vale o investimento, você vai se cansar à toa.

    Achar que você vai conseguir ver St Tropez e Aix no mesmo dia é como achar que dá pra ver Búzios e Petrópolis no mesmo dia. Não é porque o mapa aceita a distância que dá pra fazer a viagem. Não adianta só chegar. A gente chega, se acha, se perde, tem que comer, tem que ir atrás das coisas.

    A segunda opção — gastar 500 dólares de avião por pessoa para ver a Côte d’Azur em 4 dias — acho que, sinceramente, também não compensa.

    Tente reemitir a sua passagem inteira, incluindo Lisboa-Nice-Lisboa na passagem transatlântica, e deve ficar bem mais em conta.

    Com 4 dias e aproveitando a passagem já comprada, eu alugaria um carro e exploraria a Costa Brava, que está perto de Barcelona. Monte base em Cadaqués, ou fique dois dias em Cadaqués, dois dias em Girona. Deixe para ir à Provence ou a Côte com calma, do jeito certo. Indo desse jeito você vai se arrepender, não vai ver quase nada e vai estar num ritmo tão frenético que vai voltar precisando de férias.

Riq, estou com uma viagem programada para a Itália este ano. Chego dia 10/05 em Milão e saio dia 21/05 de Roma.

Ainda não fechei as conexões internas e estou na dúvida de qual o melhor meio de transporte para conhecer as cidades italianas bem como o número de dias em cada local. Meu tajeto é o seguinte: Milão, Veneza, Florença (e as principais cidades da Toscana) e Roma.

Qual seria a melhor opção para deslocar-me entre as cidades? Avião, trem, carro ou outro? Quantos dias devo permanecer em cada cidade?

Um abraço!
Trixx

Ricardo, obrigado pelas dicas. Se alguem souber de mais alguma coisa, agradeço.
Beth

Ricardo, tenho um compromisso em Gothemburg de 7 a 10 de outubro e gostaria de aproveitar para conhecer a Escandinávia. O que me sugere? Pensei em Estocolmo, Copenhagem ( qtos dias em cada lugar???) e estou em dúvidas qto à Oslo( vale a pena?? consigo ver os fjordes nesta época do ano?). Gostaria tb de uma sujestão de como me locomover entre as cidades; prefiro trem, é possivel???

Vou pra Europa em abril com meu marido (Ai, falta menos de um mês!) Pretendemos rodar por França, Holanda, Suíça e Itália… Gostaria de saber oque é melhor Alugar um carro ou comprar o passe Eurail. O custo sem contar pedágio, estacionamento e combustível é mais ou menos o mesmo mas tenho receio dos lugares pra estacionar nas capitais já que pretendemos passar por algumas tipo Paris, Amsterdam, Zurich e Roma. Conto com sua ajuda! Obrigada desde já…

    Ludmilla, por tudo que tem escrito aqui no blog (especialmente no post carr0 x trem x aviao na Europa) eu acredito que não seja uma boa opção ficar com o carro todos os dias. O que vc tem que pensar é ONDE vc quer ir nesses países. Se for passar a maior parte do tempo em cidades grandes, esqueça o carro. Carro na Europa é bom pra explorar vilarejos da Toscana, da Provence etc. Em grandes cidades só dá aborrecimento.

    Quanto ao passe, pesquise primeiro o preço individual das passagens nos principais sites. Muitas vezes nao compensa o Eurail, mesmo pq com ele em diversos trens vc precisa pagar suplemento de marcação lugar, por fora do valor do passe. Se vc tivesse se programado com um pouquinho mais de antecedencia, certamente ira conseguir OTIMOS descontos nos sites da SNCF (ferrovia francesa, que faz inclusive a ligaçao Amsterdam-Paris) e na trenitália. Eu, por exemplo, consegui um descontao na passagem Paris-Reims-Paris comprando com 60dias de antecedencia (paguei 12E em cada trecho, pegando o trem rápido x 109E que está custando se vc quiser passagem pra mesma semana -no horario q eu escolhi). Na trenitália foi bem fácil conseguir o desconto de 30% em relaçao a tarifa cheia comprando com 60 dias…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito