Europa A-Z

Este índice leva a todos os posts já publicados de cada destino, em ordem cronológica inversa. Os destinos em MAIÚSCULAS já têm fichas organizadas.

 

1752 comentários

Na minha viagem para a Europa separei 4 dias inteiros em Praga. Ainda devo aproveitar um pouco mais porque chegarei na cidade às 10:30, então no total serão 4 dias inteiros e meio.

Minha dúvida é se vale a pena separar um dia para ir em Cesky Krumlov. Já vi que é um bate e volta muito cansativo (3 horas de ônibus para ir e mais 3 horas para voltar), mas já vi relatos de pessoas que fizeram e acharam que valeu a pena.

Fico somente com receio de 3 dias e meio serem pouco para Praga. O que acham?

    Deixe pro último dia, caso já tenha dado a cidade por vista. Mas no meu caderninho 3 horas pra ir e 3 pra voltar é perrengue demais…

    É verdade Riq, 6 horas de viagem para um bate e volta realmente está parecendo um programa de índio.

    O pior não é nem ficar 6 horas viajando, mas são as 6 horas que poderíamos estar passeando em Praga. Vou pensar mais um pouco, mas me parece que Cesky vai ficar para um próxima oportunidade.

    Acho que Cesky se encaixa bem no trajeto entre Viena e Praga. Fora isso… você vai ter a chance de encontrar por outros caminhos na Europa outras cidades tão bonitas quanto.

Olá Ricardo,
Pra viajar de trem entre Budapeste-Viena-Praga em maio é melhor sair daqui do Brasil com as passagens compradas ou melhor deixar para comprar lá?

Me desculpa, mas ouvi um conselho seu hoje na Band que não concordo muito.
O Leste Europeu de trem é um pouco perigoso.
Em 2009 viajei com meu cunhado bastante, entre outros, Munique (ocktoberfest) – Viena; Viena-Praga; Praga-Frankfurt, , e neste último trecho “o buraco foi mais embaixo”, sendo que todos os outros são bem tranquilos.
Não sou fresco e por força da profissão sou obrigado a andar em lugares que poucos tem coragem de ir no RJ, contudo, sofri um certo “desconforto” pela República Tcheca no trem e não foi por causa de não estar habituado ao local, uma vez, que conheço Praga muito bem, consigo até mesmo andar de bonde ou ônibus pelo local.
Bem, resumindo, acho perigoso para uma família ou no mínimo desconfortável encarar um trem com pessoa que fumam e bebem a viagem toda.
Aliás, os trens são bem ruins, com cheiro muito forte de mofo, sem serviço de comida, tendo apenas no último vagão um Sr. vendendo cerveja.
O trem que peguei em Praga, e foram duas vezes em viagens diversas, parecia saído do início do sec. XX e a estação de trem de Praga é uma porcaria, falta informação e os tchecos não são muito solícitos.
Como sua dica era para lugares um pouco menos desenvolvidos que Praga acredito que os problemas relatados devem acontecer na maioria dos lugares.

    Dentro do Leste Europeu, é melhor ir de trem do que de carro. Praga-Frankfurt eu faria de avião, é longe demais para fazer de trem.

    Prezado Otavio,
    Voce lembra o tipo de trem que utilizou? Os EC (EuroCity) que fazem o mesmo trajeto são bons.

Obrigada, Riq! e parabéns pelo site…. na volta passo por aqui p/ contar como foi!
abs

Olá Ricardo, olá trips!

Alguém tem alguma informação sobre viajar com o passaporte europeu? Vale a pena? Vou só para França, Protugal e Espanha. Me disseram que tenho que apresentar o brasileiro na hora de entrar e sair do Brasil e o europeu por lá? É isso mesmo? Não dá problema?
Valeu!!!!
Abs,
Silvia

    Não dá não, muita gente faz isso. Para entrar e sair do Brasil é obrigatório usar o passaporte brasileiro.

Comandante e demais trips, estou neste momento em conexão no aeroporto de Lisboa indo participar de um Congresso em Faro. Alguém já esteve lá e me passas aquelas boas dicas ou já viu, leu, ou ouviu informações sobre lá??? Abraços lusitanos a todos

Riq, como a dúvida agora não envolve somente o aeroporto de Frankfurt, vou colocar meu post aqui.

Fiz algumas buscas e encontrei duas passagens interessantes.

A primeira sai de Praga às 07:00 e chega em Munique às 07:55. Depois sai de Munique às 10:55 e chega em Marseilha às 12:30. O preço dessa passagem é 620 reais. Nesse caso a conexão é de 3h e já chego em uma cidade que quero visitar, mas a passagem é mais cara.

A outra opção sai de Praga às 06:00 e chega em Frankfurt às 07:10. Depois sai de Frankfurt às 08:35 e chega em Lyon às 09:50. O preço dessa passagem é 410 reais. Nesse caso a conexão é de 1h e 25 min e o voo chega bem cedo, mas em Lyon, sendo que meu destino final é o Luberon.

Então, vocês acham que qual dessas é a melhor opção?

    Oi Hugo, esqueci como você está indo pra Europa. É com milhas? Já comprou a passagem transatlântica?

    Vendo esses preços, se ainda dá tempo acho que vale a pena pedir uma cotação com um agente de viagem para ver se ele consegue acomodar o teu itinerário na milhagem de alguma tarifa transatlântica interessante.

    Entre as duas, eu escolheria Marselha, que está a 100 km do Lubéron; Lyon está a 260 km, acho meio pesado depois de dois vôos e uma conexão tensa.

    (Caso você escolha Lyon, acho que vale a pena pernoitar por lá, ou em Annecy, sem muita preocupação de turistagem, só pra esticar as pernas, comer bem e descansar.)

    Considere mais uma possibilidade: voar a Paris/CDG (ano passado eu comprei no site da Air France para amigos este trecho por menos de 100 euros) e lá em CDG mesmo (tem uma estação de TGV ligada ao aeroporto), pegar um TGV direto a Avignon (estação Avignon TGV). São cinco horários ao dia (8h21, 11h43, 14h28, 17h01 e 19h), e a viagem leva três horas redondas. Com antecedência você consegue tarifas em conta em https://www.voyages-sncf.com. Talvez haja tarifas em conjunção com o vôo da Air France, fuce no site pra ver.

    Em Avignon você aluga um carro (provavelmente haverá locadoras com escritório na estação Avignon TGV) e em 40 km chega a Gordes.

    Aconselharia também a não sair tão cedo de Praga. Pegar um vôo às 6h significa acordar no máximo às 4h. Com o fuso horário do Brasil ainda na cabeça, o seu corpo vai entender como meia-noite — isso vai acabar com a sua noite anterior e vai te quebrar pro resto do dia.

    Riq, mantendo-me fiel à política do viajar mais pagando menos, peguei minha passagem e da minha esposa com pontos Smiles.

    Vendo seu comentário já descartei Lyon como destino.

    A sugestão de ir para Paris e pegar o TGV só me desanima porque se o voo atrasar e eu perder o trem quem terá que resolver o problema sou eu. Indo de avião, se tiver algum atraso na conexão, a companhia é que vai organizar tudo.

    Mas eu lembrei que você havia me dito uns tempos atras que Nice também é uma bom lugar para se chegar na Provence. Fiz algumas buscas e encontrei o seguinte voo:

    Saída de Praga às 09:45 e chegada em Zurique às 11:05. Saída de Zurique às 12:50 e chegada em Nice às 14:05. O tempo de conexão é de 1h 45m e a saída de Praga não é tão cedo. O preço é em torno de 500 reais. O único problema é que Nice fica mais distante.

    Ou seja, ficaram duas opções.

    Voo para Nice: sai mais tarde, tem bom tempo de conexão, é um pouco mais barato, mas chega em Nice.

    Voo para Marselha: sai muito cedo, o tempo de conexão é até um pouco exagerado (3h), mas chega em Marselha às 12:30.

    Beleza.

    Procurei no site da Air France e da SNCF alguma conjunção vôo + trem, mas não achei. Provavelmente confundi com Lufthansa + Deutsche Bahn.

    Nice é tão distante do Lubéron quanto Lyon; a diferença que é o caminho é todo visitável. Fazer sem parar, porém, dá no mesmo 🙂

    Pra fazer direto sem parar pelo caminho, acho melhor Marselha.

    Tentações para fazer caso chegue por Nice:
    1) pegar o carro, fazer os circuitos das Corniches até Mônaco, passando por Èze, dormir em Nice, e continuar no dia seguinte pela auto-estrada;
    ou
    2) pegar o carro, ir pianinho pela costa até Cannes, passando por Antibes, e dormir em Cannes ou St Paul de Vence, continuando no dia seguinte.
    (Caso optem por esse, nunca deixem bolsas à mostra no carro estacionado).

    Riq, nesse final de semana decido qual voo. Quero olhar com antecedência porque minha esposa tem pontos na TAM que irão vencer, e como a Lufthansa e a Swiss Air são parceiras TAM, tentarei pegar pelo menos uma passagem com pontos.

    O voo de Marselha me parece melhor. Só atrapalha o fato dele sair muito cedo (07:00h), o que pode incomodar por causa do fuso, como você bem disse.

estou preparando minha primeira viagem a europa,,,irei sozinho, mas com um probleminha…nao domino nenhum idioma….meu ingles é bem simples…encontrarei muitos problemas por la? agradeço a atençao…ricardo

    Compre bons guias em português, leia bastante antes de ir e tudo dará certo.

RIQ, já te pedi opiniã m lçã a minha primeia viagem Europa, com meu marido, que será em agosto- 15 dias
Sugeri Paris 7 dias (com direito a bate-volta em Rems – Champagne) + Vale do Loire 2 dias + 4 dias em Praga (como volto sem passar em paris? qual a rota?) e vc achou que era um bom roteiro.
Estou em dúvida se deixo paris por último (me disseram que tudo fica sem graça depois de paris!!)Isso é bobagem?
Como arrumar? Quero fazer o Vale do Loire de carro e Paris-Praga (ou Praga-paris) de avião.
Iria direto para Praga e depois Paris, deixando o vale do Loire por último e na voltá já embarcaria para o Brasil???

    Três opções.
    1) Fazer Brasil-Praga, Praga-Paris, ficar em Paris e no fim ir para o VAle do Loire, devolvendo o carro em CDG para voltar
    2) Fazer Brasil-Praga, Praga-Paris, chegar e pegar imediatamente o carro para o Vale do Loire, retornar e ficar em Paris até embarcar de volta
    3) Fazer Brasil-Praga, Praga-Paris, ficar 4 ou 5 dias, ir para o Vale do Loire, ficar 2 ou 3 dias derradeiros em Paris, embarcar de volta

    A primeira e a segunda são mais práticas; a terceira tem uma dinâmica que me agrada.

Poxa, estou tentando mas o site diz, Il pagamento non è stato autorizzato. Sabe porque? Como conseguiu? Obrigado.

    Dá galho com bastante gente, Marcello. Vá naquele post que eu linkei e leia os comentários mais recentes.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito