Europa no outono

luxembourg-malu450.jpg

A Malu deixou um comentário interessante ali no post de quando ir à Costa Amalfitana. Ela fala de viagens ótimas que fez entre o fim de outubro e começo de novembro para Toscana, Paris e Vale do Loire. Daí me mandou essas fotos de Paris (na do alto, ela está em meio às folhas secas do Jardin du Luxembourg) para provar.

Taí um bom assunto para uma enquetezinha fora de hora: para que lugares você já viajou no outono do Hemisfério Norte e pegou tempo bom (mesmo que frio)? Conta pra gente…

sena450.jpg

82 comentários

Passei 12 dias em novembro na Toscana e em Roma. Pegamos dois dias de chuva apenas. Os outros dias podiam até não estar lindos, mas tb não eram chuvosos. Esse ano estou marcando outra viagem para a Itália em outubro, agora, e tenho certeza de que vai ser novamente excelente.

Salve, Ricardo, tudo bem?

Sou seu leitor há muito tempo e, embora nunca tenha deixado um comentário, sempre usei suas dicas como guia de viagem (ano passado fui para Aldeia Beijupirá e foi… perfeito.)

Por isso, escrevo para buscar sua orientação em um dilema sério (rs): eu e minha mulher tinhamos agendado nossa primeira viagem à Europa para outubro (Londres/Paris/Barcelona, uma semana em cada, com calma, como você ensinou…hehe). Só que por uma série de imprevistos, tivemos que adiar para novembro (2 a 22/11).

Só que estamos com medo de enfrentar tanto frio, mas tanto frio que não conseguiremos aproveitar direito nossa estada… Será que vai ser uma furada ou nosso primeiro contato com a Europa pode ser bacana anyway?

Será que enfrentamos o frio ou pensamos em outro destino, tipo… QUAL?

Um abraço, obrigado pela ajuda (que vc nem sabe que já deu!) e parabéns pela qualidade em todas mídias.

Marcos Abrucio

    Marcos, a diferença entre outubro e novembro não vai ser tão grande assim, não.

    Na Europa Central e do Norte a gente só sai à rua em mangas de camisa no alto verão, e olhe lá. No resto do ano sempre vai ser necessário algum agasalho (e mesmo no verão, se você não está na península ibérica, no centro ou sul da Itália ou na Grécia, vai acabar usando um casaco de vez em quando).

    Viajar slow ajuda você a fazer os programas condizentes com a temperatura.

    O frio pior vai de meados de dezembro a meados de março.

    Obrigado, Ricardo, pela resposta.

    O martelo está batido: vamos encarar o frio e fingir que é apenas uma frente fria que veio da Argentina…

    Depois eu escrevo como foram as aventuras de um casal-de-primeira-viagem-enfrentando-a-borrasca-européia.

    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho.

    Abraço,
    Marcos Abrucio

Olá eu e meu marido pretendemos ir a Europa em 2009 , qual mês vcs sugerem, gosto de frio, mas aquele friozinho suportável, agradável… Estamos em dúvida qto ao mês da viagem. Serão 20 dias entre Espanha, Itália, e França.

Riq, Estou com uma dúvida difícil. Vou à Europa dia 31/01 e defini que passarei 16 dias entre a Itália e França. Então o roteiro é basicamente 3 dias em Roma (para matar a saudade), 2 em Veneza (para conhecer) 3 de volta a Paris, 1 ou 2 no vale do Loire. Sobram uns 6 dias. E aí é onde reside a dúvida.Tenho muita vontade de fazer a Costa Azul, mas sei que o período não é apropriado. Uma agente de viagens me aconselhou a fazer Praga e Viena e pegar um low fare de Praga a Paris. Já meu marido disse que a Suíça é melhor, por estar no meio do caminho, de trem. Enfim, minha cabeça está uma bagunça e preciso arrumar esse quebra-cabeças. Vc pode me ajudar?
Bjs,

Lidiane

So para deixar registrado no lugar certo…

ainda nao choveu na Rep. Tcheca, mas no caminho de Zlin para Praga, NEVOU!!!

Pois eh, nao chove mas neva, ve se pode!!!

Pois é, Riq, fiquei lá inclusive por uma indicação que vc havia postado há algum tempo…Depois, pesquisei e fiquei em dúvida entre ele, o Estherea e o t´Hotel, mas não me arrependo. É uma casa do século XVII, tudo bem antigo, mas tem tudo a ver com a cidade. O café da manhã é servido num salão bem bonito, que dá prum jardim de inverno, e o preço é compatível com a média. Quando voltar a Amsterdam – o que espero que seja em breve – certamente ficarei lá de novo…

Acabei de chegar da Europa, e peguei dias muito bons. Não exatamente com sol, mas com pouquíssima chuva e um frio bem agradável. Iria de novo nessa época com certeza! Pra quem quiser, passo minhas dicas dos hotéis em que fiquei, todos aprovadíssimos. Em paris, o Lenox Montparnasse (média 215 USD, reservei por resenhas no TripAdvisor). Muito bom e bem localizado. Em Bruges, o Sofitel (210 USD). Ótimo, na borda do Centro Histórico e a 10 min a pé da estação de trem. Em Amsterdam, o Canal House (187 EUR). Com café, num ótimo canal (Kaizergratch), peguei um quarto de frente pro canal, muito bom, apesar de não ter TV (mas vem cá, pra quê TV em amsterdam?) nem frigobar.

o serviço de metereologia belga informa: hoje esta fazendo um solzao novamente ! Céu azul, passarinhos cantando !

Acho que o turista tem que ter o fator sorte aqui ! Eh tipo unidunitê !

Estou vivendo meu priemiro outono no hemisfério norte e estou amando!!!

A temperatura aqui na regiao da Moravia, Rep. Tcheca, está baixa, amanhece por volta dos 4 e ao meio dia está uns 13, mas o céu nao poderia estar mais azul!!! Estou aqui há quinze dias, as cores estao cada vez mais lindas e ainda nao vi sinal de chuva!!!

Nunca tirei tanta foto de arvores e florestas como estou tirando agora!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.