Vila Sereia Boipeba

Experiências seguras de desconfinamento: até a vacina chegar, esta é a pauta do VnV

Experiências seguras de desconfinamento: café da manhã da pousada Vila Sereia em Boipeba

Setembro marca um novo momento na pauta do Viaje na Viagem. A partir de agora, queremos ajudar você a encontrar experiências seguras de desconfinamento, para quando você sair da sua quarentena.

Para entender como chegamos até aqui, vamos relembrar todos os nossos movimentos desde o início da quarentena. Acompanhe a timeline da Bóia na pandemia:

20 de março

Suspendemos nossas publicações em redes sociais. Não fazia sentido falar de viagem num momento em que boa parte do Brasil entrava em isolamento.

2 de abril

Iniciamos a série #PílulasDeViagem, com textos antigos do Ricardo Freire. Se não dava para planejar viagens num futuro próximo, pelo menos a gente podia viajar em memórias inspiradoras.

8 de junho

Com o fim da quarentena na Europa e a reabertura (em alguns casos, precipitada) dos primeiros destinos no Brasil, passamos a analisar o noticiário caça-cliques de viagem (#ViajandoNasNotícias) e a fazer elucubrações sobre o mundo das viagens pós-pandemia (#PensamentoViaja).

22 de junho

Identificamos os 5 perfis de viajantes pós-pandemia: os Abstinentes, os Ressabiados, os Fugitivos, os Desconfinados e os Tô-Nem-Aíners. Qual deles é você?

12 de julho

Lançamos o Painel Coronavírus 100 Destinos, para acompanhar a evolução da pandemia em 100 destinos turísticos brasileiros, com base em dados coletados a partir de 1º de junho. Desde então o painel tem sido atualizado toda terça-feira.

16 de julho

Convidamos você a participar da pesquisa “Como vamos voltar a viajar” para entender como a pandemia tinha afetado viagens programadas e planos de viagens do público do VnV.

5 de agosto

Perfis dos viajantes pós-pandemia

Revelamos o resultado da pesquisa. Nosso público é composto por 26% de Abstinentes, 46% de Ressabiados, 7% de Fugitivos, 19% de Desconfinados e 1,6% de Tô-Nem-Aíners.

19 de agosto

Publicamos o Painel da Retomada, um desdobramento da seção “O que está aberto nos destinos” que existia no #PainelCoronavírus100Destinos. Passamos a monitorar a retomada nos 100 destinos acompanhados pelo painel, com atualizações a todo momento.

Setembro

A partir de agora, o Viaje na Viagem quer ser o seu guia para o que chamamos de experiências seguras de desconfinamento. Sem pressa nenhuma. No seu tempo. Afinal, o mundo não vai sair do lugar.

Quando chegar o momento de você sair da sua quarentena, você sabe que vai encontrar no Viaje na Viagem todas as informações de que precisa fazer para uma viagem responsável. Conte com a gente, como sempre.


Entre a Bahia e Minas

15 comentários

Parabéns pelo trabalho, acho que me encontro hoje entre os Fugitivos, de carro somente. Portanto se puderem nos ajudar com dicas de experiências seguras de desconfinamento, como hotéis / pousadas mais adaptadas a este perfil, preferencialmente no Rio de Janeiro (Região dos Lagos, Serrana e Costa Verde). Obrigado

    Olá, Evando! Vamos avançar nesse tipo de conteúdo, sim. Em termos gerais, o que a gente recomendo é ver comentários recentes dos hotéis no Booking e no TripAdvisor, que devem conter informações sobre o ponto crucial neste momento: a firmeza dos hotéis com os hóspedes na implantação dos protocolos.

Estou querendo ir ao Beto Carrero em Outubro, mas ainda meio preocupado – está funcionando, mas parece ter tanta gente que dá um certo medinho rsrs
Este ano está complicado, hein!

Nossos agradecimentos pela citação é belíssima foto!
Toda Gratidão da Equipe Vila Sereia 🧜‍♀️ !

Acabo de passar uma semana no Pantanal (MT). Incrivelmente seguro porque minhas premissas ao planejar a viagem se confirmaram:

– se os estrangeiros chegam a representar 90% do público, lá estava MUITO vazio
– os lodges da região oferecem um serviço de primeira (com excelente custo-benefício), e prontamente adaptaram refeições e passeios
– como o Isolamento é o normal do Pantanal, sem restaurantes nem outros comércios, a experiência foi integralmente preservada
– depois de quase seis meses em casa, foi delicioso (e nada cansativo) ir de carro Brasília-Transpantaneira 😀 Houve 2 paradas para dormir,
mas levamos no carro tudo para garantir a segurança
– mais do que nunca temos que estimular o turismo (responsável) no País, sobretudo em áreas que sofrem outras ameaças além do coronavírus

Fiquei nos maravilhosos Aymara (km 25) e Jaguar Camp (km 165)

Fui para Guajiru, 2h e 20 minutos de Fortaleza (litoral oeste). Uma praia tranquila, hotel rede beach com protocolos de segurança, funcionários de máscara… me senti segura. Fiz um passeio de barco em Mundaú (30 minutos de Guajiru), bem tranquilo tb. Além do q no Ceará os números de covid caem continuamente faz mais de 2 meses e a praia é linda. Tem kitesurfe pra quem se interessa. Acho uma boa opção.

Parabéns pela iniciativa! Tenho esperança de viajar em minhas férias em novembro e acompanharei para encontrar possibilidades seguras, a depender da evolução ou não da doença.

Deixa eu deixar minha contribuição então: Estou voltando do RN hoje. Existe um day-use, a 1:30h de Natal e 50 min de Gostoso, que é fantástico. Chama-se Tao Paradise, é uma nascente de rio com riachinho raso e super transparente para banho. Você reserva um quiosque de acordo com o número de pessoas da sua familia que vão (quiosques de 2 a 8 pessoas), os quiosques ficam longe uns dos outros, cada quiosque tem um acesso pra o riachinho na frente, onde vc tem uma experiencia de descanso e relaxamento maravilhoso. Lá só entram 20 pessoas por dia e cada familia fica no seu quiosque e no seu “trechinho de rio”. No valor do ingresso individual está incluso agua a vontade, almoço em 4 etapas, petisco e um welcome drink. Vale super a pena. Fiz base em Gostoso com as dicas aqui do VNV e a pousada Mi Secreto vale a viagem, com todas as medidas de segurança. Foram dias super gostosos.

Algumas dúvidas para 2020 e 2021…
Natal Luz 2020/Gramado: terá ou não? As atrações como o Parque de Exposições, os desfiles, …. Vão acontecer?
Carnaval 2021: foi adiado em todo o país? Já tem alguma definição para Salvador?

    Olá, Vania! Os espetáculos do Natal Luz foram cancelados semana passada. Haverá apenas decoração de rua (nem espetáculos de rua haverá).

    Antes da vacina, todas as festas com aglomerações serão reformatadas ou adiadas, incluindo Réveillons e Carnavais (como já aconteceu este ano com festas juninas e Oktoberfest).

    Não sofra: o melhor é se adaptar mentalmente a este momento pré-vacina. Procure opções de desconfinamento que não envolvam aglomeração. Fique ligada aqui no site, vamos dar várias dicas neste sentido.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito