Cristina K anuncia retomada de vôos diretos a Bariloche. Será?

Cerro Catedral
Na sexta de manhã a leitora-sherlock Lise pescou no site da Aerolíneas a informação de que haveria um vôo direto Aeroparque-Bariloche-Aeroparque no dia 27 de junho. A nossa Bóia, escaldada, achou difícil.

No finzinho da tarde outros leitores trouxeram a notícia, tão logo apareceu no site da Agência de Notícias Bariloche, da declaração da presidente Cristina Kirschner anunciando a retomada dos vôos diretos a Bariloche pela Aerolíneas no dia 27 — próxima quarta-feira.

A notícia por enquanto é confusa, porque ao mesmo tempo em que fala da retomada de Bariloche menciona também um aumento dos vôos a Esquel (!).

Ou seja: é melhor deixar a poeira (vulcânica) baixar para ver exatamente o que acontecerá. A Aerolíneas está tão atrapalhada que (infelizmente) não dá para descartar reviravoltas.

Vamos ao rescaldo das notícias, atualizado em 23 de julho, sábado:

LAN MANTÉM BARILOCHE VIA ESQUEL ATÉ 14 DE AGOSTO

Mesmo depois das declarações presidenciais, o site argentino da Lan continua anunciando que o esquema via Esquel vai até 14 de agosto. Se você tem passagem Lan para as duas primeiras semanas de agosto, remarque seu vôo o quanto antes (para fazer isso pelo site, clique aqui) — já que, como aprendemos, as cias. não oferecem no esquema alternativo o mesmo número de assentos dos vôos diretos, e quem não toma providências rápido não encontra lugar. Os leitores que estão conseguindo trocar a passagem não têm relatado nenhum perrengue extra (ao contrário dos infelizes passageiros da Aerolíneas). Caso a operação direta a Bariloche venha a ser restabelecida no decorrer do período, a companhia garante que os passageiros seriam realocados automaticamente nos vôos diretos. O telefone da Lan é o 0300-788-0045.

AEROLÍNEAS: VER PARA CRER

Depois de dez dias de confusão, cancelamentos adoidados e passageiros abandonados no aeroporto em Buenos Aires, é natural que qualquer promessa da Aerolíneas, ainda que feita pela presidente argentina, seja recebida com um pé atrás. Populismo ou realidade?

O que existe de concreto: até o momento só existe um único, escasso e solitário vôo direto Aeroparque-Bariloche-Aeroparque programado para o dia 27 de julho.

Um indício de que essa operação seja apenas show-off é que, junto com este vôo, foi anunciado um reforço na freqüência via Esquel, que agora passa a três vôos diários (eram dois), até 31 de julho. O primeiro vôo da manhã, que fazia conexão com os vôos que saíam de madrugada do Brasil, e que era freqüentemente cancelado por causa da neblina matinal, agora passou para o fim da manhã, o que pode minimizar os perrengues.

Ao contrário da Lan, a companhia ainda não anunciou seus planos para depois de 31 de julho. Quem tem passagem Aerolíneas marcada para agosto está no limbo de informações. As opções do passageiro são se dependurar no 0800-707-3313) ou ir a um escritório (veja os endereços aqui) para tentar conseguir um lugar nos vôos via Esquel.


VÔOS FRETADOS DA CVC COM A ANDES

Estão transcorrendo normalmente. Os vôos têm saído de Campinas e levam 4 horas e meia até Esquel.

VÔOS FRETADOS TAM: TODOS CANCELADOS

Finalmente acabou a lenga-lenga: quem tinha pacote com vôo fretado TAM teve sua viagem cancelada. Muitas operadoras também aproveitaram para cancelar pacotes que envolviam vôos da Aerolíneas, por causa dos cancelamentos freqüentes.

COMO É A VIAGEM DE ÔNIBUS ENTRE ESQUEL E BARILOCHE

A saída dos ônibus é coordenada com a chegada dos vôos. A viagem leva entre 4 e 6 horas (dependendo de quanta neve houver no caminho) e é descrita por todos como muito bonita; vale por um passeio pelas montanhas nevadas. Os ônibus de quem chega de vôo fretado Andes são escoltados pela polícia argentina porque o grupo só faz imigração e entra oficialmente na Argentina quando chega ao aeroporto de Bariloche.

BARILOCHE DE ÔNIBUS DESDE BUENOS AIRES

Os ônibus levam entre 21 e 25 horas. As passagens podem ser compradas com a Via Bariloche ou com a Andesmar (clique nos nomes em azul para ser levado aos sites das cias.).

BARILOCHE DE BARCO DESDE PUERTO MONTT OU PUERTO VARAS (CHILE)

A travessia dos lagos andinos — Cruce de Lagos — está funcionando normalmente. Custa US$ 230 ida e volta. Pegadinhas: o trajeto Chile-Argentina é feito em dois dias, e requer um pernoite em Peulla (há dois hotéis na ilha, pertencentes à empresa do Cruce). A volta Argentina-Chile pode ser feita em um dia só, sem pernoite.

As ligações aéreas e rodoviárias de Santiago com Puerto Montt estão operando normalmente. A viagem de ônibus de Santiago a Puerto Montt leva entre 10 e 12 horas e pode ser comprada com Turbus, Pullman e Cruz del Sur.

BARILOCHE DE ÔNIBUS DESDE PUERTO MONTT/PUERTO VARAS: PASO CARDENAL SAMORÉ FECHADO

A fronteira terrestre entre Argentina e Chile mais próxima de Bariloche, o Paso Cardenal Samoré, continua fechado. É possível que seja reaberto nos próximos dias para veículos leves — mas é bom não contar com isso, essa novela está enroladíssima.

NEVASCAS NO CHILE: NÃO SE PREOCUPE, NÃO TEM NADA A VER COM AS SUAS FÉRIAS

Pessoal, não precisa ficar apavorado com as notícias de nevascas no Chile. Apenas estradas secundárias e vicinais foram afetadas. A única localidade turística que teve o acesso prejudicado foi Pucón, mas a comunicação rodoviária já foi restabelecida.

Valle Nevado, Portillo ou a auto-estrada a Puerto Montt não foram afetados. O Chile é imenso. Achar que o país inteiro ficou soterrado pela neve por causa de uma notícia fora de contexto é como ver uma matéria sobre deslizamento de barreiras em Angra e achar que a Dutra está interditada…

Você pode acompanhar notícias diretmaente no El Mercurio chileno.

A SITUAÇÃO DE VILLA LA ANGOSTURA

O Cerro Bayo ainda não abriu. Acompanhe notícias pelo diário La Angostura Digital.

A SITUAÇÃO DE CHAPELCO E SAN MARTÍN DE LOS ANDES

A estação de esqui está aberta e operando normalmente. O aeroporto, assim como o da capital Neuquén, já está habilitado para receber vôos. Mas, a exemplo do que ocorre em Bariloche, as companhias aéreas não se animam a retomar os vôos regulares por causa da presença de cinza vulcânica. No site da Aerolíneas os vôos a Chapelco estão cancelados até 31 de julho.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


319 comentários

Flavia,

Eu vou ficar neste hotel (Cacique Inacayal) é perto do centrinho (lojas, restaurantes)? Da para ir a pé?

@deboraluzinete bariloche continúa inoperativo por el inconveniente de cenizas de conocimiento público. Saludos
web • 27/07/11 22:45
 in reply to… 

Twitter da Aerolineas

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.