Extra! Extra! O Sancho também pode ser lindão no verão

Praia do Sancho, Fernando de Noronha

Bem que o Jeffrey — um simpaticíssimo leitor do blog que está aqui na ilha com a família — tinha me avisado: mesmo sendo janeiro, época de Mar de Dentro mexido, a praia do Sancho estava transparente e flat. Anteontem, ao passar na praia perto do fim da tarde, não pude perceber: o sol na contraluz deixava a água opaca, e a maré, enchendo, trazia muita espuma.

Ontem fui de manhã, com sol favorável, e maré ainda baixa. Perfeito. Tava praticamente o Sancho de sempre.

Praia do Sancho, Fernando de Noronha

Claro que dei sorte (eu não: os que estão na ilha pela primeira vez, e puderam ver e entrar no Sancho dos postais). Esses dias o mar tem estado bem calminho, e as ondas na Cacimba do Padre e na Conceição não estão maiores do que as do Arpoador.

Praia do Sancho, Fernando de NoronhaEntrada para a Praia do Sancho, NoronhaPraia do Sancho, Noronha

Se você só pode vir a Noronha nesta época, anote aí mais esse item para você negociar com São Pedro: nada de swell, para você ver o Sancho como se deve.

Snorkeling no Sancho, Noronha

(Mas não conte a nenhum surfista dessa sua negociação, vejalá.)

60 comentários

Eu fui há 8 anos atrás, só com o marido que ainda era namorado. As crianças nem sonhavam em existir! 😉 Não me lembro de tomar banho frio, nem de comer tão mal assim. Coisas caras sim, como em muitas ilhas.
Mas hoje, sonho em levar as crianças, e sim, dependendo da empolgação e estilo delas, acho que a partir dos 7, 8 anos já dá para curtir! Tudo ali é legal com crianças: o museu dos tubarões, andar de bugue, ver golfinhos, as eco-palestras à noite, as caminhadas nas praias desertas e sem ondas (fomos em abril), mergulhar de snorkel e ver peixes de todas as cores,…nós ainda pegamos o nascimento de tartarugas do Projeto Tamar! Qual criança aventureira não ia gostar disso tudo?
Quando esse projeto estiver estabelecido, tem que tentar pegar uma promoção com milhas! 😉
@viagempimpolhos

Já fui algumas vezes a Noronha e também acho que não é um lugar aconselhável para crianças (de qualquer idade).
Já em relação a lua de mel, só acho “lenda” se for para ficar nas pousadas domiciliares. Nas melhores pousadas, a história é outra, mas também não indico para que está com o orçamento apertado.
E diferente de alguns anos atrás (fui pela primeira vez em 2.000), dá para comer muito bem na ilha.

Yara, Renata e Fabiana, super obrigada pelo feedback. Adorei o ponto sobre as lendas turísticas haha. Eu fiquei bolada, adoro mar lindo mas detesto banho frio. Vou seguir os conselhos dos trips e aguentar mais um pouquito.

Renata,

O Riq poderia abrir um fórum sobre ¨lendas turísticas¨. Para mim existem várias: Noronha boa para lua de mel, Veneza romântica – a cidade é linda, mas romântica!, a pizza da Itália é pior do que a de São Paulo e por ai vai.

Sobre ir com crianças: se for de colo, sem chance. Se for maior, ela pode gostar, desde que seja uma criança mais “aventureira”, que gosta de correr, que nao se incomoda com sal e areia, etc.

Sobre lua de mel: pra mim, essa é a maior lenda turística do mundo! Andei pra cima e pra baixo, fiz mil passeios, trilhas, sujei o pé de terra e lama, quando voltava pra pousada só queria dormir. O que menos fiz foi namorar.

É como bem lembrou a Yara, e se aplica às duas situações: “pelo dinheiro que se gasta para chegar, ficar, comer mal, creio que existam opções mais confortáveis”

Olá Alice,

Fui a Noronha com o maridao e depois voltamos com os filhos pois queríamos que eles vissem aquele mar lindo.
Se vc quiser aproveitar a viagem ,que nao é barata, e conhecer a ilha com suas caminhadas e entardeceres ,nao levaria filho numa primeira viagem.
Passeios sõ de buggy,praias sem estrutura(agua doce é coisa preciosa lá) ,pousadas com pessoal bacana mas um pouco indiferentes ,pois a ilha vive lotada .

Alice,
Já estive em Noronha com crianças pequenas – 4 e 7 anos, na época. Não tive nenhuma problema. As crianças se adaptam. A gente é que complica. Minha filha mais nova, hoje com 22 anos, rapidamente arrumou um jeito de tomar banho quente: pediu para a dona da pousada uma chaleira de água fervendo e um balde. Claro, eu aproveitava bastante da cara de pau dela.
Hoje não sei como as coisas andam por lá. Na ocasião, ar condicionado e chuveiro aquecido não existiam. Mas nada disso atrapalhou a viagem.
S´não concordo com o Thiago sobre Noronha ser um bom lugar para uma lua de mel. Pelo dinheiro que se gasta para chegar, ficar, comer mal, creio que existam opções mais confortáveis.

Estive em noronha ano passado e poucos dias antes da viajem desistimos de levar nossa filha de dois anos. Foi uma sabia decisao. As pousadas nao tem estrutura interessante para se hospedar sem aperreios com uma criança pequena (ate as super caras); as praias tb nao (na maioria voce nao tem nem bar ou banho doce). Fora que o lugar é fantastico pra vc fazer tipo lua de mel. Nem viagem tipo grupo de casais acho que seria legal.
So levaria se a crianca tivesse no minimo sete anos. Minha esposa, geralmente menos radical que eu, concordou plenamente.

    É que eu não tenho coragem de ir para tão longe e deixá-los aqui. Mas se tivesse seria mesmo uma boa ideia.

Eu pediria uma ajudinha no perguntódromo. Noronha com criança, quem já foi? De que idade? Foi perrengue?

    Olá, Alice! Sua pergunta está no Perguntódromo. Tenha em mente que as pousadas ficam longe da praia, que o transporte é de bugue e que as pousadas são todas bastante simples. Nas férias de janeiro o mar não é muito calmo, é a época do surf. A praia mais calma desta época, o Sueste, fica lotada dois dias por semana com os cruzeiristas.

    O bugueiro que nos levou pro ilha tour me disse que abaixo de 8 anos a ilha não era aconselhável.Claro que tudo e relativo. Levamos nosso filho de 8 anos e ele adorou! Acho que com essa idade, os passeios, trilhas, etc ,se tornam factíveis e proveitosos.Mas, depende da criança e do ritmo dos adultos, nada esta escrito em pedra!

    Bóia e Zuzu: Super obrigada por responder. Eu conheço gente que já foi e amou, mas imaginava isso mesmo, até porque não tenho muita vocação para perrengue e é um destino muito caro para não aproveitar bem todas as praias. Devo mesmo esperar o mais novo ter uns 8 ou 9…Quanto ao mar estar mais calmo, andei lendo a melhor época é setembro e outubro. Vou aguentar mais uns anos, mas a vontade é grande, e os preços só vão subindo a cada ano!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito