Vacina contra febre amarela: dose fracionada não serve para viajar

Febre amarela: dose fracionada não dá direito a certificado internacional

febre amarela dose fracionada não serve para emitir certificado

Febre amarela: só a dose-padrão serve para viajar

Para combater a iminência de um surto de febre amarela entre os estados de São Paulo, Rio e Bahia, o Ministério da Saúde vai iniciar uma campanha de vacinação em massa usando doses fracionadas. Em vez da dose-padrão de 0,5 ml, a população desses estados vai receber uma dose de 0,1 ml. Segundo a Fiocruz, esta dose menor é suficiente para imunizar por 8 anos.

No entanto, a dose fracionada não é suficiente para quem precisa do certificado internacional de vacinação para viajar ao exterior. A Anvisa emitiu um comunicado (leia aqui) explicando que só emitirá o certificado para quem tiver tomado a dose-padrão.

Como fazer para tomar a dose-padrão em São Paulo, Rio e Bahia

Quando a campanha da vacinação fracionada começar, a dose-padrão só será aplicada se você apresentar a passagem emitida para o país em que o certificado internacional é exigido.

Fora de São Paulo, Rio e Bahia

Meu conselho: se você tem planos de viajar para países tropicais (na América Latina, Caribe, África, sul da Ásia ou Oceania), vacine-se o quanto antes.

É provável que países que hoje não exigem a vacina, como Peru e México, venham a pedir. E quando isso ocorrer, vai ser para o dia seguinte — e quem tiver comprado passagem e não tiver a vacina terá que desmarcar a viagem, porque a vacina só vale depois de 10 dias de tomada.

Vacine-se também antes que o surto chegue ao seu estado e as doses comecem a ser fracionadas (ou, pior, racionadas) por aí também.

Onde me vacinar e fazer o certificado internacional?

  • Tome sua vacina (dose-padrão) num posto do SUS; você receberá seu certificado nacional
  • Com a vacina tomada, faça pré-cadastro para o certificado internacional no site da Anvisa (funciona melhor em Explorer)
  • Com o pré-cadastro feito, procure um Centro de Orientação ao Viajante da Anvisa (veja lista aqui) para emitir seu certificado internacional

Mostramos o passo a passo neste post.


Meu certificado venceu. Preciso me vacinar de novo?

  • Não. Pela nova determinação da OMS, a vacina contra febre amarela (desde que tomada na dose-padrão) imuniza para a vida toda. Por isso, existe o entendimento de que os certificados ‘vencidos’ continuam válidos, já que não há mais necessidade de reforço da vacina após 10 anos.
  • Mas como não dá para garantir que todos os atendentes de check-in e todos os agentes de imigração do mundo estejam a par (e seus países, de acordo) com a nova norma da OMS, é recomendável pedir uma segunda via do seu certificado vencido. Ele será emitido já com validade para a vida inteira.

Como emitir o certificado de isenção?

A vacina contra febre amarela não pode ser aplicada em:

  • Mulheres grávidas
  • Bebês com idade inferior a 6 meses
  • Maiores de 60 anos
  • Pessoas em tratamento com corticóides, quimioterapia ou radioterapia
  • Portadores do vírus HIV
  • Pessoas alérgicas a componentes da vacina

Caso você se enquadre num desses casos, nem é necessário ir à Anvisa.

Leia mais:


Que moeda eu levo para a Colômbia real peso dólar

103 comentários

Tomei a dose fracionada e agora preciso do certificado. O que fazer?

    Olá, Andrea! Tem que tomar a dose integral para obter o certificado. Não existe outra maneira.

Tomei a Dose Fracionada e vou precisar viajar. Posso tomar agora a dose integral? Existe algum prazo prá isso? Os países que eu vou não exigem a Vacina mas tenho medo que essa exigência venha acontecer nos próximos dias, dado o surto e a repercussão internacional, então gostaria de me garantir. Voces acham que vou conseguir o Certificado?

    Olá, Beth! O certificado internacional só é emitido com a dose integral. Nos estados onde a dose fracionada é aplicada, a dose integral só está disponível para quem tem uma passagem para um país que exija a vacina.

Minha esposa tomou a dose fracionada a 10 dias, para tomar a integral precisa de 30 após a dose fracionada, mas temos uma viagem antes de completar esse período. A Republica dominicana exigiu a vacina agora. Nossa idéia é levar um atestado dizendo que ela não pode tomar a vacina.

Bom dia!
Viajar para São Paulo tem que tomar alguma injeção?

    Olá, Marcelo! Não existe controle em viagens nacionais. Mas todo brasileiro hoje precisa se vacinar. O risco é sério.

Ola! Tomei a fracionada, e vou ter que ir para a Colombia (não estava no planejamento) como faço para tirar o certificado agora?

Bom dia! Eu e minha família já tomamos a vacina contra a febre amarela fracionada! Porém vamos viajar para o exterior, e lá eles exigem dose inteira, podemos tomar novamente a vacina com dose integral?

    Olá, Ana! Infelizmente, é o jeito. Pergunte ao seu médico se ele tem alguma objeção.

Tomei a dose fracionada a uns 30 dias vou viajar em abril posso tomar a completa normal não tem algum risco

    Olá, Danilo! É uma pergunta que você deve fazer a seu médico. Nenhuma pessoa pode opinar sem conhecer a sua situação de saúde.

Olá boa noite! Tomei hoje a dose fracionada, e em agosto viajarei pra Orlando, Miami, e Bahamas , para estes lugares precisa ter esse certificado. E se precisa oq eu faço agora que já tomei a dose fracionada da febre amarela.?

    Olá, Paula! Para Bahamas, precisa. Você vai ter que se vacinar de novo, dessa vez com a dose integral.

Em 08/02/2018 tomei dose fracionada.contra febre amarela Tenho uma viagem p final de março p Miami c conexão no Panamá Não sairei do aeroporto. Mesmo assim preciso tomar a dose-padrão para conseguir o certificado? Se precisar quanto tempo depois de ter tomado a fracionado poderá tomar a padrão ?

    Olá, Marta! Por enquanto é possível embarcar sem o certificado para fazer apenas conexão, mas essa política pode mudar a qualquer momento.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito