Feriado no meio da viagem: calma, não é o fim do mundo

14 de Julho em Paris

Já escrevi que brasileiro não tem medo de terremoto, não tem medo de furacão, não tem medo de vulcão: brasileiro tem medo é de loja fechada. Prova disso são os comentários desesperados de quem de repente vê seu mundo cair, ao dar-se conta de que vai haver um feriado em Três Pontinhos (Nova York, Buenos Aires, Paris, Santiago, Madri) justo no meio da sua viagem.

Pessoal: feriado não significa greve geral, nem estado de sítio, nem toque de recolher. Com as exceções de praxe (Natal, 1° de janeiro, Páscoa) até as lojas dos shoppings abrem. Em um ou outro lugar pode haver outras datas que tenham essa característica (em Santiago, por exemplo, a Sexta-Feira Santa também fecha o comércio, e até mesmo dos shoppings), mas veja bem: o pânico só se justifica se aquele for exatamente o único dia que você teria para o dever cívico-religioso de comprar.

Pense no feriado que cai justo no meio da sua viagem como o Universo conspirando para atenuar a sua vitrinodependência. Sim, você pode.

10 coisas para fazer quando um feriado resolve cair no meio das suas férias

1. Fazer um bate-volta aos arredores

Todo mundo tem planos de fazer uma ou outra viagem aos arredores da cidade onde está hospedado. Pois bem: programar uma dessas viagens no feriado é uma ótima estratégia. Você foge do lugar parado e vai para o animado. Evite apenas destinos que possam ficar lotados demais (por exemplo: em Santiago, é melhor fugir para Valparaíso e Viña, onde há espaço para todos, do que para as estações de esqui, que têm capacidade limitada).

2. Visitar museus

Museus só fecham em feriados que caem no dia do seu fechamento semanal (normalmente, segunda-feira) ou naqueles megaferiados já citados (Natal sempre, Páscoa às vezes). Identifique os museus que você gostaria de visitar na cidade, entre nos sites para confirmar se abrem no dia do feriado, programe dois e pronto: você não perdeu o seu dia. (Igrejas também entra nesta categoria, e com uma vantagem: não fecham nunca.)

3. Passear no parque

Como você não pensou nisso antes? Parques sempre estão abertos em feriados. E, ao contrário do que acontece na sua cidade, na cidade dos outros os parques ficam mais interessantes quando estão cheios: ver como se vestem, como se comportam e o que consomem os nativos extrapola o mero contato com a natureza.

4. Caprichar no almoço

Feriado combina com um almoço longo e festivo. Se estiver acompanhado, programe uma extravagância gastronômica para esse dia. Não precisa nem ser uma extravagância perdulária: pode ser uma extravagância meramente calórica ou alcoólica. Será um dia memorável.

 

 

5. Dar um rolê por áreas históricas ou residenciais

Quando o centro da cidade é moderno e totalmente voltado aos negócios, fica ermo em feriados. Agora: áreas históricas e bairros residenciais bacanas dão passeios perfeitos para depois do almoço 😀

6. Usar o transporte público

Não inventaram dia melhor que o feriado para você se aventurar pela cidade usando o transporte público, que vai estar desafogado. É um bom dia para ir de ônibus até o fim de alguma linha — e ver um canto da cidade que não faria parte do seu tour.

7. Aderir à programação do dia

Feriados costumam ter eventos, desfiles, corridas, caminhadas, shows de música em parques… Compre os jornais da véspera e do dia e junte-se aos locais. De novo, o show, o desfile e até o evento são o de menos: o mais bacana é a experiência antropológica de ver como os nativos se comportam e experimentar o que eles comem e bebem nessas situações.

8. Cair na balada — na véspera

Véspera de feriado, em qualquer cidade de médio porte para cima, significa noite fervida. Aproveite para se jogar na naite, com a desculpa de que no outro dia você não vai ter tanta coisa para fazer…

9. Descobrir as feirinhas

Se a síndrome de abstinência comprólatra estiver pegando, tenha pesquisadas as feiras de artesanato e quinquilharias da cidade: é bem provável que algumas sejam armadas em feriados.

10. Embarque num tour organizado

Agências de turismo receptivo não tiram férias. Caso você sofra de feriadofobia aguda, basta ir à recepção do seu hotel e pedir os folhetos e catálogos de excursões. Sempre haverá várias que operam no feriado. Pronto: por causa do feriado, você pode acabar visitando coisas que os seus amigos nem sabiam que existiam, porque não tiveram a sorte de pegar um feriado no meio da viagem! 😀

Leia também:

O primeiro e o último dia da viagem: não conte com eles

Cuidado com a síndrome de overplanning

Não procure um lugar em outro

10 certezas que um viajante não deve ter

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

103 comentários

Oi, Bóia!

Acho que ninguém ainda falou sobre isso, então aí vai, porque acho que ajudará as pessoas a não passar o aperto que passamos.

Com alguns meses de antecedência, agendamos viagem para Santiago, compramos passagem, reservamos hotel para que comemorássemos meu aniversário lá, no dia 19 de abril.

Cerca de duas semanas antes de partir (ainda bem!), descobrimos que o governo havia acabado de instituir um feriado nesse dia! E a finalidade seria segurar todo mundo em casa para o recenseamento.

Pesquisei em vários blogs, mandei mensagens, nenhum blogueiro especialista em Santiago, nem o motorista que contratamos, imaginou que fosse fechar TUDO no dia 19/4. Mas fechou. Não posso dizer que fechou tudo porque encontramos um açougue aberto.

Andamos horas a pé pela cidade: restaurantes e shoppings fechados. Perguntávamos às pessoas, na rua, se havia algum lugar aberto onde poderíamos encontrar água mineral. Foi então que descobrimos que muitas pessoas também estavam à procura…

Finalmente, encontramos água. As duas últimas garrafas. Sabe onde? No tal açougue.

Assim, voltamos para o hotel e almoçamos por lá mesmo, pois não havia opção. Ainda bem que não chegamos muito tarde, porque, logo, logo, pararam ônibus de turistas na porta, perguntando se o restaurante do hotel estava aberto. Desceram trocentas pessoas, e os funcionários improvisaram um almoço para elas.

Pelo que apuramos, não adiantava ir para as cidades próximas, porque lá também tudo estaria fechado. Não é comum, no Chile, as pessoas desrespeitarem a lei, segundo o que nos disseram.

Por isso, gostaria de alertar os leitores: é melhor não estar no Chile no dia 19 de abril, porque, com certeza, é pior do que nos feriados religiosos. Meu aniversário foi comemorado andando pelas ruas e, para não dizer que não fizemos nada de especial, tomamos um vinho no restaurante do hotel.

Um gde beijo, Bóia!

Como é em Santiago no Día de las Iglesias Evangélicas y Protestantes? Vi que este ano cai no dia 27/10, justo no período em que estaria lá. Como tem marcha no centro, deve ficar o caos, né? Se não houver opção, melhor planejar uma ida a Valparaíso ou Vinã pra fugir?

    Olá, Gabriel! Até hoje não tivemos nenhuma reclamação de leitor por algum transtorno nesse dia. Santiago é enorme. Se haverá uma parada no centro, é só não ir ao centro nesse dia.

olá pessoal! Alguém sabe se feriado nacional no Peru fecha tudo?
Aliás, em feriado no Peru eles deixam de fazer algum passeio (principalmente em Cusco), acho que não né? Alguém aí já teve a experiência de pegar um feriado quando estava em Cusco?
Eu vou pra lá e pegarei o feriado de Santa Rosa no dia 30 de agosto, que é nacional…
Se alguém tiver dicas e quiser dividir experiências agradeço! 😉

    Olá, Francis! Tudo estará funcionando. O que acontece nos feriados? As pessoas viajam. Os lugares turisticos atenderão os turistas.

Olá!
Gostei das dicas e já haviamos planejado algo semelhante às dicas. Mas ainda me restam dúvidas sober onde ir para comer ou fazer compras.
Irei chegar com minha família no dia 24/12 por volta das 23hs, até aí me planejei para comermos no aeroporto mesmo…claro, se tiver algo aberto.rsrs
Mas quanto ao dia 25/12 não consegui nenhuma indicação de restaurante aberto para almoço e até o momento não tem informações nos sites dos shoppings ou do Pátio Bellavista sobre o horário de funcionamento. Como iremos chegar de véspera, ambos os dias o comércio estará fechado e eu não tenho a mínima idea de como me virar com a turma.
Alguém passou por isso e tem alguma dica?

Obrigada!

    Olá, Raquel! Caso não haja vôos partindo de madrugada do aeroporto, é provável que tudo também esteja fechado por lá.

    No seu lugar, eu mandaria um email para o hotel perguntando sobre serviço de quarto e sugestões para o dia 25.

Olá, você sabe me dizer se os shoppings, as casas de cambio e o patio bellavista ficam abertas no dia 15 de agosto em Santiago? estou indo pra lá no dia 14/08 e descobri que será feriado, como queria trocar o peso por lá, fiquei meio sem saber o que fazer, pois vou chegar dia 14 a noite.
Obrigada!

    Olá, Carla! Em feriados as praças de alimentação dos shoppings costumam abrir. Você pode trocar um pouco de dinheiro no aeroporto, mesmo com taxa baixa, só para não ficar sem pesos. Use cartão de crédito para gastos maiores até conseguir trocar seu dinheiro por um bom câmbio.

ola, vou estar em buenos aires no feriado da independencia (9 julho) e gostaria de saber oque a populaçao costuma fazer ou aonde encontar informaçoes sobre a programaçao
obrigado

    Olá, Cristina! O Vuenos Airez é um site bastante bacana que tem o calendário cultural da cidade: https://www.vuenosairez.com/

    Você também consegue saber sobre eventos ao chegar na cidade. Pergunte no seu hotel, ou procure em jornais locais.

Oi, Bóia!
Eu pretendo viajar para o Chile em novembro do ano que vem, mas, como eu gosto de conhecer bastante o lugar antes de viajar pra ele (e me divirto muito fazendo isso), já estou começando a planejar desde já! 😀 Eu vou viajar em família e a data que eu havia escolhido para embarcar (por ser perto do meu aniversário, dentre outros motivos) era sábado, dia 31/out (Dia de las Iglesias Evangélicas y Protestantes) e o dia em que eu havia programado turistar pela cidade (visitar o centro: museus, cerro san cristóbal e cerro santa lucia, mercado central etc.) era justamente no domingo (quando a entrada para muitas atrações é gratuita), dia 1/nov (Dia de Todos los Santos). Quando descobri que era feriado, fiquei com muitas dúvidas: as atrações e os restaurantes estarão abertos nessa data? (Achei muitas informações sobre o que abre e fecha nas Festas Patrias, mas nada sobre essa data específica.) Outra dúvida: por ser domingo (e por ser feriado), o centro da cidade vai ficar muito vazio/esquisito? ou ainda é movimentado o bastante para ser visitado em segurança? Obrigada por qualquer ajuda!!

    Olá, Rafaela! No fim de semana e à noite o centro fica vazio. Os feriados em que tudo fecha são sexta-feira santa, páscoa e festas pátrias. O Mercado Central abre sempre.

Márcia,

Em 2010 fui pra Lisboa e Porto na Semana Santa e tudo estava funcionando
Fui no final de semana anterior ao feriado e voltei ao Brasil no domingo de Páscoa
Fiz todos os programas turísticos sem contratempos!

Bjs!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito