Enquete | Feriado na quarta-feira dá para viajar?

Feriado na quarta-feira: Campos do Jordão

Os feriados nacionais do segundo semestre têm uma dinâmica curiosa: quase todos caem no mesmo dia da semana. 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro se movimentam em bloco: ou os três são feriadão (fazendo a alegria de todo mundo que não precisa dar plantão), ou os três permitem ponte (para júbilo de quem pode emendar e tristeza de quem não pode), ou os três caem no fim de semana e frustram quase meio ano de escapadinhas.

(15 de novembro e 20 de novembro — o Dia da Consciência Negra — têm agendas independentes, mas Natal e Ano Novo também andam sempre coordenados no mesmo dia, encurtando ou alongando o recesso de fim de ano de muita gente.)

Pois bem: em 2015 o trio folgado Independência-Dia da Criança-Finados caiu na segunda-feira e presenteou os brasileiros com três feriadões perfeitos. Se 2016 não fosse bissexto, os três feriados cairiam na terça-feira, criando uma fábrica de pontes. Mas como o ano é bissexto, o calendário andou dois dias da semana, e todos os três acabaram caindo na quarta-feira.

(15 de novembro cai numa quinta, mas 20 de novembro vai ser domingo, e as vésperas de Natal e Ano Novo vão acontecer no sábado.)


Lopes Mendes
O melhor custo x benefício

18 comentários

Neste 12 de outubro vamos enforcar a quinta e a sexta. As crianças não terão aula por causa do dia dos professores e nós somos autônomos, então aproveitamos uma milhas que estavam vencendo!

Sempre que dá eu tento sim. Como tenho banco de horas, não fica tão difícil emendar os dois idas, principalmente se eu avisar com bastante antecedência (e isso eu tenho:no começo do ano já sei quando caem os feriados e programo as viagens de acordo). E esses feriados para mim são os mais interessantes, já que muitos não conseguem emendar e os preços de passagens e hotéis não ficam muito inflacionados.
Também permite uma flexibilidade no planejamento, já que posso escolher qual período vou enforcar: antes ou depois do feriado, a depender dos preços das passagens/hotéis em cada um destes períodos.

Viagens no meio da semana só se for um bate-volta… como moro no Rio, dá para ir a Teresópolis ou Petrópolis.

Ah, uma correção… o feriado de 12 de outubro é da padroeira do Brasil, N.Sra.Aparecida e não do dia da criança, 😉

Nunca consegui viajar em um feriado que “cai” na quarta-feira. As empresas onde trabalho ou trabalhei nunca liberaram.

É muito difícil. Quando cai numa quarta-feira é como se fosse um feriado neutro. Viajar só mesmo com muito planejamento e compensações no trabalho. E isso também depende do trabalho.

Não consigo essa proeza de folga 5 dias quando o feriado cai na quarta, mas eu moro perto de SP, então aproveito para fazer “uristar” por lá, visitando parques, exposições ou o Beco do Batman! Na cidade onde moro (Sorocaba) tem muito ciclista e ao lado tem a represa de Itupararanga, cheia de trilhas. Aí quando não rola um rolê em Sampa, faço o meu rolê por aqui mesmo! 😉

Normalmente tento casar o feriado na quarta pra aumentar um diazinho de férias. Esse ano deu certo e vamos nos aproveitar do 2 de novembro.

Raramente dá para conseguir emendar a quarta com o FDS anterior ou posterior. Quando a matemática dá certo e a época do ano é aquela em que eu já planejava viajar, uso esses feriados na quarta como dia inicial ou final das férias, aumentando-as em um dia. Não é muito, mas já vale.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.