Férias de inverno no Brasil: Parador Casa da Montanha

Enquete | Qual é seu destino preferido de férias de inverno no Brasil?

Férias de inverno no Brasil: Parador Casa da Montanha
Parador Casa da Montanha, Cambará do Sul (RS)

Com a chegada da esperada frente fria no Sul e no Sudeste, os fãs das temperaturas baixas saíram do armário e comemoraram a queda dos termômetros. Já não era sem tempo: abril foi um longo veranico abaixo do Trópico de Capricórnio. Que venham as férias de inverno no Brasil!

Mal entramos em maio, e já bate aquela vontade de lareira, chocolate quente e fondue. E aí: na sua opinião, dá para rimar frio com Brasil?

Conte pra gente onde você gosta de curtir um inverninho no Patropi.

Férias de inverno no Brasil: qual é a sua montanha?

Você é dos habituês de Campos do Jordão, que costuma caprichar na programação cultural no inverno? Ou prefere suas vizinhas da Serra da Mantiqueira, como a romântica Monte Verde (que fica na porção mineira da Serra), a aventureira São Bento do Sapucaí ou a rústica São Francisco Xavier?

Ainda em São Paulo, Cunha, perto do trecho da Estrada Real que segue até Paraty, e famosa por seus ateliês de cerâmica, boas pousadas e restaurantes, é outro destino de serra que está em alta (ops, perdão).

No sul de Minas, a Serra da Canastra, em dobradinha com Capitólio, também vem aparecendo no mapa de cada vez mais viajantes.

No Sul, você é Team Gramado, ou prefere as serras da fronteira entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, dos Aparados da Serra à Serra do Rio do Rastro e Urubici?

No Rio de Janeiro, Visconde Mauá e Itaipava encabeçam a lista dos destinos para onde os cariocas levam suas botas para passear. Mas a Serra Fluminense tem muitos esconderijos preciosos. Se você quiser revelar o seu, somos todos ouvidos!

E nas montanhas do Espírito Santo? Você já foi conferir as belezas de Pedra Azul ou Santa Teresa?

Se bem que, no fundo, às vezes nem é preciso ir a um destino tradicional de serra para curtir um friozinho. Tem quem escolha as cidades históricas de Minas, como Ouro Preto e Tiradentes — e não faltam adeptos do frio de Curitiba, que é de responsa.

Queremos saber: entre tantas opções, qual é seu destino de inverno favorito no Brasil? Aquele mesmo do coração que você volta sempre que quer encarar um cachecol e tomar uma taça a mais de vinho.

Conta pra gente! Em quanto isso, eu vou buscar um casaquinho. Brrrrr! Brrrrr!

Palpite também:

26 comentários

Petrópolis / Itaipava na serra do Rio de Janeiro . Petrópolis para passeios, se hospedando em Itaipava que tem excelentes pousadas e um polo gastronômico bastante variado.

Pela distância de São Paulo, prefiro Monte Verde a Campos do Jordão. A primeira oferece boas opções de hospedagem tanto quanto Campos, mas Monte Verde ganha pela simplicidade na hora de comer e beber, mais opções e mais locais com música ao vivo.

Vou sugerir , ao Sul de Minas Gerais a Cidade de Poços de Caldas . Montanhosa, com shows de inverno , shopping, diversões para todas as idades.
E conhecida pelas suas águas termais , com seus famosos balneários…e para os jovens , barzinhos … muito movimento….
Cidade adoravel com hotéis maravilhosos , mas indico o centro , e a outradica é ser uma cidade atraente …e custo benefício compensa em relação a Campos do Jordão.

Prefiro Gramado e Canela. Ótima estrutura em todos os quesitos. Cheio. Mas é época de férias. Dá para fazer um pernoite e visitar Cambará do Sul e cânions. Baixas temperaturas por lá.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.