Fidelidade TAM na América do Sul: emita já ou pague mais pontos

Puerto Madero, Buenos Aires

Poucos meses depois de aumentar para 15 mil o número de pontos necessários para emitir trechos dentro da América do Sul (exceto dentro do Brasil, que continua com os 10 mil pontos de sempre), a TAM agora passa a cobrar mais pontos pelos trechos emitidos para a alta temporada aqui no nosso continente.

A partir de 21 de novembro, você vai gastar 20 mil pontos por trecho dentro da América do Sul para voar entre 11 de dezembro e 14 de março, e também entre 1º de julho e 14 de agosto, que são os períodos de alta temporada definidos pela cia.

Ou seja: aquela viagem a Buenos Aires que em janeiro deste ano custava 20 mil pontos ida e volta, nas férias de janeiro do ano que vem vai custar 40 mil pontos.

É possível aproveitar até o dia 20 de novembro para emitir passagens na tabela atual (15 mil pontos por trecho, 30 mil pontos ida e volta). As regras do programa Fidelidade TAM permitem a emissão de trechos com no máximo três meses de antecedência; você ainda consegue emitir pela pontuação anterior vôos até o dia 20 de fevereiro (sempre observando a antecedência de 90 dias).

Hoje a única vantagem do Fidelidade TAM para emissão dentro da América do Sul é a disponibilidade total de assentos. Basta haver um assento livre no vôo que você emite como prêmio.

O Smiles da Gol tem limitação de assentos-prêmio na tabela normal, mas em compensação você pode fazer ida e volta por 20 mil milhas. De última hora pode ser complicado achar lugar, mas com alguma antecedência está tranqüilo emitir dentro da América do Sul.

O aumento das milhas na alta temporada acaba com a única vantagem do Fidelidade para voos na América do Sul, que era a disponibilidade total de assentos pela tabela normal de pontos. O Smiles tem disponibilidade limitada assentos pela tabela normal (10.000 milhas cada trecho, metade da nova pontuação da Gol), mas permite emissão pela tabela Smiles AnyDay pelo dobro de milhas (empatando com a nova tabela normal da TAM para alta temporada).

Leia também o comentário do Rodrigo Purisch, no Aquela Passagem:

TAM piora ainda mais as regras do Fidelidade

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


39 comentários

Boia,

Vi no site que há um roteiro para comprar multidestinos pelo Smiles, mas não encontrei o mesmo pelo Fidelidade. No site da TAM, eles não dão a opção para comprar. Você sabe o caminho das pedras? Obrigado!

Trips
A Gol esta com um golpezinho do seguro na compra on line, pelo menos hj, simulei umas dez vezes, não assinalava a opção seguro, e lá estava ela na hora de fechar a compra. Eles dão 2 opções: com seguro, a primeira, e sem seguro, segunda. Mesmo optando pela segunda, o seguro volta no fechamento.
Vergonhoso.E como para fechar a compra, existe um box em que vc concorda com a cobrança, o golpe se legitima.
E , não me digam que eu esteja assinalando a opção errada, pois simulei “n” vezes e em todas esta trapaça aparecia.Estou acostumaderrima a comprar online.
Comprei i na TAM..
P.S.: Desculpem-me as faltas de alguns acentos(pelo teclado).

Smiles pra emissão de cias. parceiras é um parto! Ligue e deixe no viva voz, ou perderá uma tarde inteira com o fone no ouvido, além de manter sua linha ocupada. Também acho que o smiles peca em não fornecer uma tabela atualizada de tarifa de milhas, só consegui tal informação por tel.
Viajo para europa agora em nov, comprei ida com os pontos da tam fidelidade, e volta com smiles, sem dúvida no quesito emissão o smiles perde feio! Foi o pior e maior tempo de espera num call center até hoje, desrespeito absoluto.

    Infelizmente, essa também é minha repetida experiência, notadamente quanto à emissão com empresas parceiras.

Estava com planos prontinhos para emitir minhas passagens para a Colômbia no carnaval quando recebi o e-mail da TAM com esse aumento estrategicamente programado para a data que coincide com a volta do carnaval.A nova conversão inicia a partir de 21 de novembro, bem nos 3 meses antes do dia 21/02 que é a terça do feriado 🙁 Daqui para frente minha preferência é da Gol http://www.proximosdestinos.com

Isa, Não sei se o seguro viagem era compulsório, mas era um absurdo e um grande desrespeito com o consumidor a opção já vir previamente marcada. Com isso, muita gente adquiriu seguro sem querer. Agora, a opção está desmarcada.Depois de ser considerada venda casada pelo MPSP, a empresa foi notificada pela ANAC e a Gol mudou o procedimento.

Eu deixei de acumular pontos pela TAM e meu Fidelidade já voltou para o Branco. Minha principal irritação não é só o número de milhas necessário e sim a limitação de emissão de passagens internacionais com 3 meses.

Passei a acumular tudo no Smiles. Como já estou no status Ouro emiti passagens com bastante antecedência este ano para Barbados , St Martin/St Maarten, Buenos Aires, Fernando de Noronha e Foz do Iguaçu. No Fidelidade seria impossível porque dependendo da tarifa vc só acumula 200 milhas por trecho voado, na Gol acumulo 1.500 milhas.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.