Fim da hipocrisia: México passa a aceitar visto americano

Pirâmide em Teotihuacán, Cidade do México

Por mais que o México (inclusive uma amiga minha ligada ao consulado) desmentisse, sempre me pareceu óbvia que a exigência de visto para brasileiros (e mais 134 nacionalidades) era uma exigência dos Estados Unidos para coibir a entrada de imigrantes ilegais pela porosa fronteira entre os dois países.

Para o turismo, a medida foi um tiro no pé. Vamos nos lembrar da última vez em que o real esteve supervalorizado — havia dois vôos diretos semanais do Brasil a Cancún, porque não havia a exigência de visto. A obrigação de ir pessoalmente a um consulado para tirar o visto (muitas vezes tendo que fazer uma viagem de avião dentro do Brasil só para conseguir o carimbo) é um dos melhores motivos para se decidir uma viagem a qualquer outro lugar do Caribe que não proporcione esse perrengue.

(Concorda comigo? Pois acontece a mesmíssima coisa com o turista americano que pensa em vir para o Brasil. Quando descobre que precisa mandar seu passaporte para um consulado, ganha mais um motivo para ir às Bahamas, a Porto Rico ou à República Dominicana.)

O presidente Calderón resolveu ser pragmático e, a partir do dia 1° de maio, quem tiver visto americano válido pode entrar no México e permanecer por até seis meses.

Claro que a medida não vai repetir o estouro da boiada da década de 90, porque muitos dos candidatos a férias em Cancún não têm visto americano. Mas a medida certamente vai pôr o México na rota de quem já tem o visto americano. A propósito, a combinação Flórida + Riviera Maia é perfeita (desde que você tenha aí umas duas semanas).

Vasculhei a internet, e em português só achei a notícia na Zero Hora; mas você pode ler direto da fonte nos jornais mexicanos: El Universal e La Jornada.

Atualização/correção:

A Folha de S. Paulo tinha dado a notícia anteontem, dia 13, na editoria Internacional. Talvez por ser uma página fechada para assinantes, estava mal indexada no Google, no rodapé da segunda página, depois de muitas notícias velhas.

Leia mais:

Todas do México no site

98 comentários

amigso….

boa tarde,

socorro

tenho entrevista 4 novembro
tenho qaue finalizar meu ds160

seguinte…

já estive na alemanha japão.. paraguai argentina.. isso ha uns 18 anos

e janeiro 2011 fui pra cuba…..

uma pessoa disse que eles não gostam, e negam o visto…
vcs sabem de algo??

devo colocar todos inclusive os antigos????

socorro.. por favor..

um abraço…

    Olá, Nervoso! Não há nenhuma relação entre concessão de visto e viagens a Cuba.

    Se você puder comprovar renda estável e vínculos com o Brasil, não temo que temer.

Olá,

Eu viajei ao EUA fazendo conexao pelo mexico na ida e na volta. (maior arrependimento da minha vida).

Voces sabem me dizer se a entrada no mexico com o visto americano e valida somente ma vez? Pois na ida, foi tranquilo e eu fiz a conexao pelo mexico sem problemas mas na volta eles me prenderam numa sala e não deixaram eu acessar o aeroporto, prenderam meu passporte, e so me devolveram quando me levaram ate a porta do aviao!!! me senti uma crimonosa, deportada, em fim…alguem ja passou por isso?

Obrigada,

Bruna

    Olá, Bruna! Quando foi isso?

    Pelo que sabemos, isso deve ter acontecido ANTES de o México começar a aceitar o visto americano como substituto do visto mexicano, em abril de 2010.

    Hoje em dia não tem mais esse lance da salinha, não.

Ola,…nunca viajei pra fora do Brasil. Estou querendo ir agora para Cancum, mas ñ sei como devo proceder quanto a passaporte. Ñ sei como issso funciona. vc poderia me dar uma dica de como devo proceder?
Grata,
Carmen

    Você precisa entrar o site da Polícia Federal e dar entrada no passaporte. Lá tem todas as informações necessárias.

Tirei meu visto americano mas com validade de apenas 1 entrada. Queria aproveitar a viagem e juntar com Cancun.
Se eu for para EUA, Mexico e voltar pelos EUA, o retorno seria considerado uma segunda entrada nos EUA?

Olá Ricardo!

Primeiramente gostaria de parabenizar pelo excelente trabalho!
Tenho um passaporte válido e visto p/ EUA, porém o passaporte do meu marido está com um pequeno ´´borrado´´ de caneta, bem pequeno (+-1cm) na página onde consta as informações pessoais, mas não atrapalha visualizar nenhum dado. Será que podemos ter problema na imigração? Temos o passaporte antigo…

    Impossível dizer, Cíntia. Se for passaporte novo, há informações armazenadas na tarja magnética. Se você quer se livrar do fantasma dessa dúvida, renove esse passaporte. Funcionários de imigração têm autoridade suprema e não ligam para nada o que a gente disser em foruns de internet…

Tô com viagem marcada para Cancún em Dezembro, descendo logo após para o resto da América Central. Uma agência de turismo me informou que não preciso tirar o visto mexicano se tenho o americano. Mas li aqui que só quando estiver em trânsito para os EUA é que não é necessário tirar o visto. Essa informação procede? Ou terei que tirar o visto mexicano?

    Não precisa. Está escrito com todas as letras no texto, não sei de onde você tirou essa interpretação. Se você tem visto americano, pode entrar no México sem problema.

    Eu entrei semana passada em Cancún com meu visto americano. A imigração foi rápida e sem questionamentos.

Moro em Florianópolis. Ainda tem consulado do México em
Porto Alegre? Ou preciso ir a São Paulo tirar o visto?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.