Geirangerfjord Fiorde Noruega

Enquete | Fiordes na Noruega: compartilhe o seu roteiro

Geirangerfjord Fiorde Noruega

Entre encher de corações as fotos dos fiordes noruegueses que aparecem no nosso Instagram e o planejamento de uma viagem até lá, talvez exista mais do que um oceano de distância. As opções de itinerários são tão diversas quanto as rotas de navegação e, nessas horas, a dúvida é inevitável: qual seria o melhor roteiro de viagem?

Famosos cartões-postais do país e patrimônios da UNESCO, essas impressionantes formações geográficas passaram por longos processos de transformações nos últimos 3 milhões de anos. Isso mesmo, desde as eras glaciais a natureza tem trabalhado em moldar esses cenários. O resultado não poderia ser mais bonito: são enormes (enormes mesmo!) paredões rochosos cortados pelo mar formando um litoral completamente recortado.

A rota mais conhecida dos fiordes da Noruega atende pelo simpático nome de “Norway in a Nutshell”, organizada pela Fjord Tours. É possível começar esse roteiro tanto em Oslo quanto em Bergen, Voss e Flam. Toda a logística, incluindo transporte público (ônibus, trem e barco) e hospedagem, é feita na hora da reserva do passeio e sem horários fixos — dessa forma, você consegue seguir viagem no seu ritmo. É um esquema eficiente da versão “faça você mesmo” dos pacotes.

Entretanto, existem diversas outras opções de programas pelos fiordes na Noruega e aqui entra a nossa maior dúvida: você já visitou essa região? Como montou seu roteiro? Em qual época do ano viajou? Foi por conta própria ou fechou um pacote? Quais são os fiordes mais bonitos?

Faça uma boa ação: compartilhe suas dicas com a gente e garanta dias de sol na sua próxima viagem. A turma da Bóia agradece!

Leia mais:

73 comentários

Queria fazer uma viagem em 2022 (Junho, se possivel) aos Fiordes da Noruega com a duração máxima de 1 semana. Partir de avião de Lisboa até à Dinamarca onde poderei fazer uma estadia de 2 dias. Partir então num cruzeiro para visitar os Fiordes da Noruega e regresso a Portugal. Não pretendo um cruzeiro luxuoso, pois o orçamento está limitado. Agradeço sugestões.

Queria dicas para uma viagem pela Noruega que inclua:
*O centro histórico de Bergen
*Flan e o Nærøyfjord + algum passeio cênico de trem (de preferência não muito demorado ou que sirva de deslocamento a Bergen)
*Alesundle, com algum fiorde + rota cênica por lá (Geiranger fiorde é uma boa ideia)?

1 – Nærøyfjord e Geirangersão escolhas acertadas no quesito fiordes?

2 – Viajo com criança pequena, não queria maratona. Por isso parece que o Norway in a Nutshell não vale muito, certo?

    Olá, Fernanda! Se você vir este post num computador, terá acesso a todos os comentários anteriores, com inúmeros roteiros diferentes já testados para você escolher.

    (No celular só aparecem os últimos comentários.)

Oi Ana! Fiz em 2018 a viagem pelo Hardangerfjord pela Norled. Sim, comprei pela internet na página da Norled duas semanas antes, recebi um voucher por email com o bilhete para toda a viagem.
O barco sai de Norheimsund, uma cidadezinha a hora e meia de Bergen. Comprei com a viagem de ônibus normal desde Bergen incluída, me custou tudo 820 coroas (uns 90 dólares). Achei bom preço para a Noruega, onde virei abstêmio, pois as bebidas alcoólicas custam literalmente o seu fígado, além de serem vendidas em horários limitados, em lojas do governo. Comer baleia é mais barato! Mas fora as bebidas, não achei o país tão absurdamente caro como pensava.
Enfim, peguei o ônibus (de linha)) na rodoviária de Bergen as 7.25 da manhã, viagem muito bonita, chegamos a Norheimsund 8.55 e o barco nos está esperando, saiu as 9 da manhã. É um barco rápido que faz o transporte de passageiros no fiorde, parando em várias cidadezinhas lindas e chegando a Eidfjord as 11:45. Lá o barco fica até as 14:40 e enquanto a maioria dos turistas costuma fazer um passeio de ônibus ao Hardangervidda Nature Center e a cachoeira Vøringsfossen (350 coroas) eu dei uma caminhada “grátis” pela região, com direito a rio, lago e cemitério viking. O barco finalmente está de volta a Norheimsund as 17:30 e as 17:45 pegamos o ônibus para Bergen, chegando as 19:10.
Tudo no horario, foi um belo passeio. O Norway in a Nutshell para mim era impraticável pelo preço. A cidade de Bergen é uma graça, mas em um dia dá para conhecer. Abraço!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.