Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo seu caso?

Pluna

Dois dias depois de anunciada a “suspensão de vôos por tempo indeterminado”, a situação da Pluna parece ainda pior. O que se depreende do noticiário — tanto no Uruguai quanto no Brasil — é que a empresa caminha para a liquidação.

Segundo a Folha de S. Paulo, o governo uruguaio não assumirá o resgate da companhia; a prioridade é reconectar o país à malha aérea mundial, e não manter uma cia. aérea de bandeira nacional.

Assim como aconteceu com a Varig, o fim das atividades da Pluna se dá no início da temporada de férias, causando um momento de caos aéreo para turistas. O jornal uruguaio El País estima em 5.000 os uruguaios ilhados em aeroportos do exterior, sem vôos.

No Brasil a Pluna tinha se tornado uma espécie de low-cost para Buenos Aires e Santiago, levando passageiros de Brasília, Rio, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre que não se importavam com a conexão em Montevidéu.

O último comunicado oficial informa que a cia. vai dar prioridade à situação dos que estão fora de seus destinos de origem e tinham viagem de volta programada até o dia 9 de julho. Depois disso tratará do caso de quem ainda não viajou.

Citado pela Folha de S. Paulo, o Procon recomenda que os consumidores que tenham comprado passagens não usadas com cartão de crédito contactem a administradora para estornar as transações. Quem comprou por agência de viagem deve procurar a agência para reembolso.

O call-center da Pluna no Brasil é (11) 3711-9158.

Você foi pego nesse rolo? Conseguiu falar com a Pluna? Como estão tratando o seu caso? Compartilhe com a gente, por favor!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


220 comentários

Pessoal, ja tenho um processo aberto contra a pluna, teve duas audiencias mas ninguem apareceu, informaram que não encontraram eles no endereço, esta semana um oficial de justiça foi ate minha casa e falou que eu teria 10 dias para levar o endereço atualizado para eles.
Pesquisei na internet e encontrei o seguinte endereços:

PLUNA LINEAS AEREAS URUGUAYAS S.A.
NACIONALIDADE: URUGUAI
CÓDIGO OACI: PUA
CNPJ: 33.537.622/0001-02
REPRESENTANTE LEGAL: GONZALO MAZZAFERRO GILMET
ENDEREÇO NO BRASIL: Rua Consolação, 368 – 4º andar, bl. B – Consolação
CEP: 01.302-000 – São Paulo/SP
FAX: (11) 3069-9520

Alguem sabe se este endereço é correto?
Alguem abriu algum processo em grupo?
Se tiver rolando um processo conjunto eu animo de entrar.
Meu email é : [email protected]

Comprei 4 bilhetes para viajar em julho de 2012 com a família para o Chile com um pacote turístico comercializado pelo Submarino Viagens, na verdade B2W viagens, a mesma dona do Decolar.
Quando soube do ocorrido com a Pluna recebi um email pedindo para tentar reacomodar mas logo em seguida a Pluna decretou falência total sem possibilidade de reacomodação.
Desde então não consigo contato com a Pluna e nenhum telefone, email, etc.
Inicialmente, o B2W disse para esperar de 60 a 120 dias que a Pluna iria reembolsar todos os passageiros. Estou esperando até agora quase um ano depois. Tenho todos os contatos com o Submarino anotados com dia, número de protocolo e nome do atendente.
Hoje fiz minha última ligação para o Submarino antes de entrar na Justiça. Concluí que o B2W “lavou as mãos”, recebeu a comissão dele e mandou procurar a Pluna que nada poderia ser feito. Brincadeira!

Boa noite!

Quem teve problemas com a PLUNA e comprou as passagens através de alguma agencia ou site, pode entrar no pequenas causas que vai ganhar!!! Ganhei contra a Decolar.com, todos os valores + danos morais!

Um abraço a todos!

    Eduardo, boa tarde!
    Por gentileza, será que você poderia informar o número do seu processo contra a Pluna e Decolar, para que eu possa me basear da sentença?
    Obrigada!

    Sr Diretor

    Comprei e paguei, passagens e hotel para viagem e hotel no Uruguai, e não fui atendido, pela DECOLAR.COM

    Preciso localiza-los, por favor poderiam me fornecer um endereço no Brasil da DECOLAR.COM

    Desde já agradeço.

    Att

    Paulo Alexandre B.Damasceno

    [email protected]

Cara Lorenza, meu caso é parecido com o seu gostaria do endereço do Submarino no Rio de Janeiro pois pretendo entra no juizado de pequenas causas. OBRIGADO.

Ah,..entramos na justiça contra o Submarino e contra a Pluna..como a Pluna faliu e não compareceu às audiências, o Submarino é co-responsável..ele que nos pagará.

Pessoal,

Em abril do ano passado (2012) comprei 4 passagens RJ-Buenos Aires através do site submarino viagens, o qual voaríamos (eu e mais 3 pessoas) pela Pluna em agosto. Como a empresa faliu e a submarino não resolveu nossa situação mesmo faltando quase um mês para nossa viagem, ou seja, dava tempo de sermos reacomodados em novo vôo, fomos obrigados a cancelar a compra com a submarino e comprar diretamente com a GOL. Eles falaram que nosso dinheiro seria estornado no cartão de crédito em 60 a 120 dias, sendo que compramos todas as passagens em um único cartão de uma amiga, ela não teria como nos devolver o dinheiro, já que seria estorno. Fizemos nossa viagem e entramos no juizado de pequenas causas, sem advogado. Esse mês tivemos audiência e a juíza nos concedeu o valor em dinehiro das passagens compradas com a submarino, mais a diferença do valor das passagens compradas com a GOL que saíram bem mais caras e ainda danos morais. Não deixem pra lá. Corram atrás dos seus direitos.

    Tive o mesmo problema, comprei para santiago 2 passagens da pluna, se passaram os 120 dias e nada de ressarciemtno(submarino viagens), entrei com processo em novembro e estou aguardando. em que mes voce entrou na justiça?

    Lorenza, meu caso é o mesmo do seu. Vou entrar na justiça também, por favor voce teria como me passar o modelo da sua petição.
    Atenciosamente.

    Fernanda.

Compramos duas passagens da Pluna de Porto Alegre para Santiago do Chile, soube do encerramento das atividades da empresa pela imprensa. Como já estava tudo reservado, compramos novas passagens por outra empresa aérea e fizemos a viagem. Cientes de que, no retorno, penaríamos para conseguir o dinheiro de volta.
Contatamos uma advogada especializada nesses assuntos aqui em Porto Alegre e ela ajuizou uma ação contra a Pluna para os devidos ressarcimentos. A empresa não compareceu às audiências e a ação seguiu, já temos o resultado favorável e um indicativo de penhora de bens da empresa para efetuar o nosso ressarcimento.
Em momento nenhum recebemos qualquer comunicado da empresa, sequer sobre o cancelamento do vôo.
Não é possivel que uma empresa simplesmente desapareça do mapa dessa forma, deixando centenas de clientes lesados e sequer devolva o dinheiro de um serviço que não realizou.
Fico à disposição para contatos e para passar o nome da advogada que está cuidando do caso aqui em Porto Alegre.

Matheus Neves
[email protected]

Tinha uma viagem marcada para Buenos Aires, fui até o aeroporto e nem sequer funcionário da Pluna havia no local para dar alguma informação. Estou movendo um processo contra a empresa aérea e também contra a Decolar, que me vendeu a passagem e só me informou do cancelamento do voo 24 horas após a hora marcada pro mesmo. Até hoje o processo não saiu do lugar porque a Pluna não é encontrada para ser intimada. Alguém, por favor, sabe me informar outro endereço que não seja Rua da Consolação em SP, a empresa sumiu do mapa. Obrigada!

Eu comprei passagens da Pluna e paguei direto no boleto, ou seja, estou na pior das situações. Entrei com um processo contra eles no pequenas causas e já saiu a sentença, obviamente ganhei (tanto o direito de receber o valor das passagens quanto danos morais). O problema agora é receber…. O próximo passo é entrar com um pedido de execução da sentença, em que a juíza determina o confisco dos bens da empresa, mas todos os bens da Pluna no Brasil já foram confiscados a pedido da ANAC (que não fez nada desde então). Meus colegas de prejuízo, acho que não vamos receber nada não…. só espero que as nossas ineficientes instituições públicas criem mecanismos para que isso não ocorra novamente. Boa sorte!

    FELIPE, tb coloquei o processo contra a pluna e a agência, mas me ligaram do forum de pequenas causas, dizendo que meu processo seria arquivado, pois não conseguiram encontrar ninguem da pluna e nem da agência para serem intimados, como vc conseguiu um endereço para que o processo corresse normalmente? vc tem o endereço em que foram intimados ? fico grato,
    email – [email protected]

    Amigo, já era.
    O tempo que você vai perder tentando resolver isso vai aumentar ainda mais o prejuízo.
    Bola pra frente.
    Se até hoje ninguem assumiu a Pluna, esqueça.

    Felipe,
    Será que vc poderia me dizer qual o endereço utilizou para entrar com o processo contra a Pluna. Há alguma previsão de ressarcimento?
    Poderia me passar pelo meu e-mail: [email protected]
    Grata,
    Isabela

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito