Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo seu caso?

Pluna

Dois dias depois de anunciada a “suspensão de vôos por tempo indeterminado”, a situação da Pluna parece ainda pior. O que se depreende do noticiário — tanto no Uruguai quanto no Brasil — é que a empresa caminha para a liquidação.

Segundo a Folha de S. Paulo, o governo uruguaio não assumirá o resgate da companhia; a prioridade é reconectar o país à malha aérea mundial, e não manter uma cia. aérea de bandeira nacional.

Assim como aconteceu com a Varig, o fim das atividades da Pluna se dá no início da temporada de férias, causando um momento de caos aéreo para turistas. O jornal uruguaio El País estima em 5.000 os uruguaios ilhados em aeroportos do exterior, sem vôos.

No Brasil a Pluna tinha se tornado uma espécie de low-cost para Buenos Aires e Santiago, levando passageiros de Brasília, Rio, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre que não se importavam com a conexão em Montevidéu.

O último comunicado oficial informa que a cia. vai dar prioridade à situação dos que estão fora de seus destinos de origem e tinham viagem de volta programada até o dia 9 de julho. Depois disso tratará do caso de quem ainda não viajou.

Citado pela Folha de S. Paulo, o Procon recomenda que os consumidores que tenham comprado passagens não usadas com cartão de crédito contactem a administradora para estornar as transações. Quem comprou por agência de viagem deve procurar a agência para reembolso.

O call-center da Pluna no Brasil é (11) 3711-9158.

Você foi pego nesse rolo? Conseguiu falar com a Pluna? Como estão tratando o seu caso? Compartilhe com a gente, por favor!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


220 comentários

Liguei agora para o call center da Pluna e finalmente me atenderam. O atendente (Glauber) informou que neste momento estava havendo uma reunião para definir que atitude a Pluna tomará em relação às passagens já vendidas e que somente amanhã eles teriam uma posição a informar. Resta esperar pra ver se recebo meus 500 dolares de volta…

Também fomos pegas de surpresa. Estou viajando com uma amiga e ainda não conseguimos resolver nada. Estamos em Santiago e nosso voo também seria amanhã. Estamos tentando ligar para os telefones disponíveis desde o dia 06/07. Vamos tentar comprar outra passagem e resolver essa questão judicialmente no Brasil.
Até mais, galera. Boa sorte a todos nós.

Quanta bobagem estão dizendo. Até assédio moral foi ventilado nos comentários. rsrsr. Esperem sentados seus reembolsos. Ou então processem o Estado, afinal virou moda demandar contra o Governo, por qualquer coisa.

Comprei um pacote da CVC para Santiago para o dia 26/07, voando pela Pluna. Alguém sabe como a CVC procede nesses casos?

    Olá, Marianna! Você vai precisar ligar para a operadora, não há outro jeito.

    Olá Mariana, estou no mesmo caso seu. Comprei um pacote pela CVC para Santiago para 16/07 (próxima segunda!) e eles ofereceram o reembolso sem correção (o que fere o Código de Defesa do Consumidor) ou desconto de 10% para a aquisição de outro pacote, aproveitando que o meu já está quitado.
    Estou indo no Procon para verificar se as opções são apenas essas, pois se eu contratei uma viagem para Santiago, acho que a agência deveria se responsabilizar por garantir o meu embarque sem custo adicional (já que não estou solicitando alteração no serviço contratado). Porém, como o prazo é curto, acho que será impraticável e devo lutar por reembolso corrigido e, futuramente, assédio moral. Vamos acompanhando…

Cheguei hoje em BH depois de uma saga para voltar de Buenos Aires. O telefone do callcenter da pluna lá simplesmente não funcionava. Fiquei ligando para o do Brasil e consegui contato, na sexta feira, duas vezes: na primeira de manhã (depois de mil tentativas) o antendente disse que ia me reacomodar automaticamente em outra companhia e que me mandava um e-mail com os horário e códigos dentro de 3 horas. Depois desse tempo, sem esse e-mail, fiquei outras horas tentando contato novamente no callcenter brasileiro e finalmente consegui falar com alguém. A atendente fez comigo no telefone a seleção dos voos: No sábado de manhã Bs.As.-Rio pela aerolíneas argentinas e a noite Rio-BH pela TAM. Ficou de mandar uma confirmação por e-mail com os códigos em 20 minutos.
Evidentemente esse e-mail não chegou. Tentei novamente o contato o dia todo e nada. Tentei contato na Aerolíneas só para tentar verificar se havia a minha reserva e não puderam informar. A mesma coisa na TAM, onde me trataram muito mal e não deram a menor bola para a situação.
Fui então até o aeroparque. Na loja da pluna disseram que as reservas feitas pelo telefone não valiam de nada (pra que então insistem que tudo deve ser feito pelo callcenter?). Tentei vaga para o mesmo voo do sábado de manhã, mas disseram que já estava esgotado. Só teria então 3 opções, os destinos da aerolíneas: São Paulo, Rio ou Porto Alegre. As palavras da atendente da pluna: “Dessas cidades pra BH o problema é seu”.
Escolhi o Rio, e só me colocaram no voo de 6:20 da manhã de domingo (a volta original era no sábado). Dessa vez recebi um papel com os códigos de reserva da aerolineas.
Aí eu fui até a loja da aerolíneas no aeroparque e consegui mudar esse voo para um as 16:00 do sábado com escala em Iguazu e depois ia pro Rio, chegando lá as 20:30. Encontrando um outro pessoal também de BH na mesma situação, e me disseram que tinham conseguido um retorno da TAM falando que havia a reserva no tal voo da noite as 22:30. Agora tinha uma pequena esperança de ainda chegar em casa no sábado.
Bom, chegando no Rio com atraso, saimos correndo alucinadamente pro check in doméstico da TAM, onde tivemos a confirmação de que a Pluna tinha feito todas as reservas sim, mas não pagou ou efetivou nenhuma, ou seja, ninguém tinha lugar no voo e ninguém conseguiu embarcar. Todo esse processo do sábado foi muito tenso e muito frustrante também.
Daí o jeito foi comprar uma nova passagem pra BH no dia seguinte, achar um lugar pra dormir e embarcar no domingo.
Já estou juntando essas peças aí em cima pra entrar com um processo contra a Pluna. Vamos ver no que vai dar..

    Já entrou com o processo? Estou providenciando o meu.
    Quais os pedidos?

Pessoal,
Também liguei na administradora do cartão (VISA)e eles disseram que ainda não foram comunicados pelo PROCON sobre o estorno ou cancelamento da compra das passagens. o que eles informam é que as pessoas devem recorrer à Companhia aérea em questão.
Eu acabei comprando novos bilhetes por uma agência confiável (vou voar de AEROLINEAS ARGENTINAS) e, no retorno, vou entrar em contato com a PLUNA, quee stá com todos os seus contatos desativados (todos os ramis ocupados ou não atendem).

    Carolina,
    O PROCON não precisa avisar nada.
    Se o serviço não foi prestado, deve ser estornado, incluindo aí os danos causados. E o cartão VISA é solidário com a PLUNA, neste caso.
    Guarde o nr do protocolo de atendimento e peça cópia da gravação da ligação feita ao VISA (é seu direito e é gratuito). Se não conseguir resolver o problema junto ao VISA e à PLUNA, peça ajuda ao PROCON e/ou ao Juizado de Pequenas Causas.

    Então a informação: “Caso o cliente tenha comprado passagens da Pluna com cartão de crédito e a fatura ainda não tenha sido paga, o Procon-SP pediu à Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) para que oriente seus associados a cancelarem as compras assim que solicitado pelo consumidor.”, divulgada em vários sites na internet não é verídica?

    como conseguiu pedir cópia da gravação? a VISA nos fala que precisa de um madado judicial!

    Olá, Bruno! Você precisa falar com o atendimento do emissor do seu cartão.

Alguém sabe se a reacomodação em outras empresas está sendo oferecida? Prefiro viajar do que receber o dinheiro de volta…

    Olá, Guilherme! Como é provável que a cia. pare de voar, a reacomodação fica difícil. Até segunda ordem, o ideal é conseguir reembolso.

    Eu ja to no Chile, fim de intercambio,,tenho passagem pela Pluna para 30 de julho, tinha comprado em dezembro de 2011 de ida e volta, o seja já utilizei de ida, mas como posso garanti minha volta, porque o valor do segundo billete foi mais baixo, mas se me rembolsarem vou perder muito,, porque as pasagem só de ida são muito cara,, ainda mais nessas datas de ferias de inverno se é que me intende..

    Eles estão dando preferência para os clientes que estão fora de casa, só Deus sabeo que será de nós que ainda não viajamos

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito