Fotoblog (com vídeo): Terça da Bênção no Pelourinho

Pelourinho

A noite de terça é a da muvuca no Pelourinho. É a Terça da Bênção. As ruas ficam lotadas. Grupos de percussão se apresentam por toda parte. O ensaio do Olodum (a R$ 80!!!!!!) no Largo Teresa Batista atrai a turistada. Mas os programas mais bacanas são grátis.

O ponto altíssimo da Terça da Bênção é a missa afro-baiana que acontece às 6 da tarde na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (a azulzinha bem no largo do Pelô).

Ordem Terceira do Carmo

Essa missa traz o sincretismo religioso baiano para dentro de uma igreja católica. Os instrumentos usados no acompanhamento são os mesmos encontrados num terreiro de candomblé.

Igreja do CarmoIgreja do CarmoIgreja do Carmo

(Essas fotos são da Igreja do Carmo, onde a missa se realizou enquanto a Nossa Senhora do Rosário dos Pretos estava em reforma. Mas a missa já voltou para a sua igreja original.)

Todos os cânticos ganham percussão afro. É de arrepiar.

Igreja do Carmo

A apoteose acontece durante o Ofertório, quando os fiéis levam pães para serem abençoados. Todos caminham pelo vão central (primeiro as mulheres, depois os homens) na cadência do afoxé.

As mulheres sempre dançam mais bonitinho:

Mas na parte dos homens a música cresce e fica mais emocionante:

Na saída a gente ainda pode comer os pães bentos…

Nesta terça a missa começou atrasada e só terminou depois das 8. O show de Gerônimo na Escadaria do Paço, ali pertinho, já tinha começado.

Show de Gerônimo na Escadaria do Paço

Achamos um lugarzinho no cercado dos vendedores de cerveja e tapioca na Ladeira do Carmo e ficamos “assistindo” ao show atrás do palco.

Show de Gerônimo na Escadaria do Paço

Depois contornamos a quadra para ver como estava lá em cima. (Lotado.)

Show de Gerônimo na Escadaria do Paço

Show de Gerônimo na Escadaria do Paço

Sorte do povo dos albergues, que assiste de camarote…

Seja lá qual for o seu programa na Terça da Bênção, meu conselho é: chegue cedo e assista à missa. É a experiência mais incrível de Salvador, em cartaz toda terça-feira às 18h.

Leia mais:

45 comentários

gostaria de saber em que dia será comemorada a festa de nossa senhora do rosário dos pretos em salvador Bahia, no pelourinho, neste ano de 2014.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.