Fotoblog: pelas estradas do Alentejo

Monsaraz visto da estrada

Precisei cortar um dia da programação para poder filmar em Lisboa, mas ainda assim deu para saracotear bastante pelo Alentejo.

Sobreiro no Alentejo

No Alentejo

Os elementos usados pelos cenógrafos aqui da área são bastante fotogênicos: oliveiras, sobreiros (as árvores de onde se extrai a cortiça), de vez em quando vinhedos, ovelhas, vaquinhas e aqui e ali um vilarejo branquinho, que ora você avista, ora passa por dentro.

Oliveiras vistas de Monsaraz

No Alentejo

(A única coisa que  não se vê da estrada são os porcos pretos, alimentados a bolota, e que fornecem os presuntos mais caros dos dois lados da fronteira. Devem ser valiosos demais para estarem à vista…)

No Alentejo

No Alentejo

O lugar é realmente lindo; aquele simples bate-volta de Lisboa a Évora não lhe faz justiça. Aguarde o post (ei, não vai ser pra já não); aposto que você vai querer voltar.

Alentejo

E agora deixo-vos com a Bóia, porque o sol brilha e Portugal está a chamar 😀

Leia mais:

36 comentários

Bóia,
Estou planejando retornar ao Alentejo, área que conheço muito pouco. Não gostaria de voltar a me hospedar em Évora. Pensei num ponto estratégico para conhecer Marvão, Monsaraz, Elvas, talvez um pulo na Espanha (que cidade após a fronteira? É só pra dar um gostinho de Espanha à minha mãe)…. Enfim, estou montando um roteiro de 4 ou 5 dias no Alentejo e que peço um help.

    Olá, Sheila! É tudo muito pertinho por ali. O lugar mais encantador é Monsaraz, dê uma procuradinha por lá (aqui tem o link dos hotéis do Booking.) Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo; havendo resposta, aparecerá aqui.

    Fizemos nossa base no Alentejo em Estremoz, é uma cidade muito bonita. Ficamos hospedados no Castelo de Estremoz, que é administrado pela Pousadas de Portugal (Pestana). Fica bem acessível para as outras cidades da região.

    Adolfo,
    Quero ficar na Pousada de Estremoz – Rainha Sta. Isabel, penso que é no mesmo local em que você ficou. Fiquei balançada pela Flor da Rosa, a Pousada do Crato. Foi lá que o Riq se hospedou e me pareceu a mais bacana do Alentejo. Mas aí a logística para conhecer o Alto Alentejo fica mais complicada, não acha? Estou evitando grandes distâncias, pois vamos levar nossa bebê de 1 ano e 5 meses : )

    http://www.pousadas.pt/historic-hotels-portugal/pt/pousadas/alentejo-hotels/pousada-de-estremoz/rainha-sta-isabel/pages/home.aspx

    Eu fiquei na Pousada de Estremoz mesmo. É muito boa e tem algumas opções legais de restaurantes ao redor da Pousada (algumas, não muitas).

    Realmente as distâncias são menores para visitar o alto Alentejo a partir de Crato. Mas sinceramente em Portugal nada é muito longe. Estremoz fica mais próxima da autoestrada a partir de Lisboa.

    Oi, Silvio! Que bom que apareceu por aqui.
    Já li seu relato, por sinal, muito bom.
    Vc considera 4 dias muito para conhecer de Elvas a Monsaraz?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.