Fotoblog: sexta-feira na mesquita

Mesquita do Cambuci

Sexta-feira passada a gente foi gravar o meu quadro do Planeta Cidade na Mesquita Brasil, a mais antiga do país, na Avenida do Estado. Eu já tinha passado várias vezes por ali (normalmente para ir ao La Paillote, he he), mas nunca tinha notado o templo.

mesq-fora200.jpg mesq-fora201.jpg

A mesquita foi inaugurada em 1955; todo o acabamento foi feito por artistas egípcios.

mesq-arabescos400.jpg

Sexta-feira é, por assim dizer, o “domingo” dos muçulmanos. Mas como por aqui não é feriado, a comunidade islâmica da cidade dá um jeito de passar na mesquita na hora do almoço; o culto principal da semana começa às 12h20.

mesq-culto400.jpg

Dali a pouquinho, a mesquita vai lotar, e você não vai mais perceber essas linhas no tapete: elas servem de guia para que os fiéis se posicionem alinhados e voltados para Meca. Além da comunidade árabe de São Paulo, a mesquita atende aos imigrantes africanos de países islâmicos como Nigéria e Somália.

mesq-sheik200.jpg mesq-culto200.jpg

A cerimônia não foi longa. Começou com cânticos muito bonitos, em árabe, entoados por um fiel. Depois o sheik, que veio há apenas três meses do Libano, proferiu o sermão, também em árabe — que foi então traduzido por um professor brasileiro.

mesq-mosaico451.jpg

Na última parte do culto, a mesquita já estava abarrotada — é quando acontece a grande reza coletiva, com direito a ajoelhar e encostar a testa no chão.

mesq-mafe400.jpg

As mulheres assistem à cerimônia no fundo da sala, ou no mezanino. Essa é a Mafê, da produção do programa 🙂

mesq-mosaico450.jpg

Depois do culto, muita gente fica para o almoço — tem um bufê com vários pratos libaneses (ou, se você preferir, macarrão…).

35 comentários

Trips
Como nao achei um post mais adequado para perguntar: estava pensando em ir prá Beirute, já li sobre o hotel que eu gostaria de ficar, o albergo, alguem tem outra sugestao(interrog).
Nao achei nada aqui sobre o Líbano, se algum trip tiver um blog ou site prá indicar, agradeço!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.