Fotoblog: sexta-feira na mesquita

Mesquita do Cambuci

Sexta-feira passada a gente foi gravar o meu quadro do Planeta Cidade na Mesquita Brasil, a mais antiga do país, na Avenida do Estado. Eu já tinha passado várias vezes por ali (normalmente para ir ao La Paillote, he he), mas nunca tinha notado o templo.

mesq-fora200.jpg mesq-fora201.jpg

A mesquita foi inaugurada em 1955; todo o acabamento foi feito por artistas egípcios.

mesq-arabescos400.jpg

Sexta-feira é, por assim dizer, o “domingo” dos muçulmanos. Mas como por aqui não é feriado, a comunidade islâmica da cidade dá um jeito de passar na mesquita na hora do almoço; o culto principal da semana começa às 12h20.

mesq-culto400.jpg

Dali a pouquinho, a mesquita vai lotar, e você não vai mais perceber essas linhas no tapete: elas servem de guia para que os fiéis se posicionem alinhados e voltados para Meca. Além da comunidade árabe de São Paulo, a mesquita atende aos imigrantes africanos de países islâmicos como Nigéria e Somália.

mesq-sheik200.jpg mesq-culto200.jpg

A cerimônia não foi longa. Começou com cânticos muito bonitos, em árabe, entoados por um fiel. Depois o sheik, que veio há apenas três meses do Libano, proferiu o sermão, também em árabe — que foi então traduzido por um professor brasileiro.

mesq-mosaico451.jpg

Na última parte do culto, a mesquita já estava abarrotada — é quando acontece a grande reza coletiva, com direito a ajoelhar e encostar a testa no chão.

mesq-mafe400.jpg

As mulheres assistem à cerimônia no fundo da sala, ou no mezanino. Essa é a Mafê, da produção do programa 🙂

mesq-mosaico450.jpg

Depois do culto, muita gente fica para o almoço — tem um bufê com vários pratos libaneses (ou, se você preferir, macarrão…).

35 comentários

Na minha opiniao, para quem nao está habituado, é melhor mesmo evitar dirigir na neve. As reacoes do carro mudam bastante, e a chance de atrasar a viagem com um transtorno aumenta muito. Se der para evitar, Paula, eu recomendo, mas segundo nossa correspondente Carmen, parece que nao há mais com que se preocupar.

Paula Bicudo, havia neve, mais agora nâo. Sol e calor. Faz muito calor. El tiempo está cambiante!!! Agora frio, agora calor…

Arnaldo, obrigada.

Paula

As estradas da Europa são sempre limpas, pelo menos as Auto Estradas. Para dirgir na neve é só ter um pouco de cuidado, pois tudo fica escoorregadio. Com prudencia e tranquilo

Boa viagem !

Amigos, alguém poderia me dar dicas sobre viagens pela Europa de bicicleta/
Gostaria de fazer a região da Provence sobre duas rodas, mas com alguma estrutura.
Agradeço a todos que fazem parte deste blog , adoro passar por aqui
bjs marcia

Amei as fotos, muito ricas, muito lindas… lugares maravilhosos, e a arte é espetacular.

Parabéns pelos registros!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.