Fotoblog: um dia em Maraú

Mapa da península na recepção do Kiaroa

Texto de 2009

Hoje o dia foi de intensa exploração dos pontos ditos obrigatórios da península. Mesmo sendo o único do grupo (de sete pessoas) que já tinha vindo (e vááááárias vezes), a Maraú, eu pude aproveitar bastante o passeio. Por uma simples razão: como os deslocamentos na península são muito difíceis, só fazendo um passeio organizado você consegue fazer os lerês. Nas minhas passagens eu acabo me limitando ao eixo Barra Grande-Taipus de Fora. Foi interessante finalmente conhecer as vistas dos mirantes, dar um mergulho na Lagoa Azul e ser apresentado às bromélias gigantes da região.

Lagoa Azul, vista do Morro do Farol

Lagoa Azul

Baía de Camamu, vista do Morro do Celular

Trilha das bromélias gigantes

Não era um dia auspicioso para visitar Taipu de Fora — a maré baixa tinha ocorrido às 6 e meia da manhã, e só voltaria a acontecer depois do sol se pôr. (Se eu ficasse até quarta — não fico, volto domingo mesmo — poderia encontrar as piscinas naturais no seu auge: vai ser lua nova, e às 9h30 da manhã, com sol alto, a maré vai estar a 0,1m negativo.)

Taipus de Fora -- à esquerda da piscina natural

O dia foi puxadíssimo. Paramos para almoçar na nova base náutica do hotel Kiaroa, que fica na ilha do Campinho, voltada para a Baía de Camamu. O restaurante também atende a quem esteja fazendo passeios pela baía. Recomendo.

Base náutica do hotel Kiaroa

Arroz-de-polvo

Pena que o tempo tenha repentinamente  resolvido seguir a previsão agourenta da Climatempo. Nublou geral, prejudicando o nosso passeio pela baía. Mesmo rapidinho, foi o mais interessante que eu já fiz, por ter ido a pontos que eu não conhecia. Mas sem sol, o único momento fotoblogável foi o cartão-postal de sempre, a ilha da Pedra Furada.

Ilha da Pedra Furada, Baía de Camamu

E agora com licença que eu preciso jantar…

59 comentários

Eu contruí criei uma raiz na Península do Maraú, e contei toda a história desde a escolha do local até a construção da raiz no meu blog http://ptripadvisor.blogspot.com/. lá tem tudo sobre Maraú, Taipus de Dentro, Taipus de Fora, Barra Grande, Saquaíra e Cassange. boa viagem, Cláudia

Olá!

Parabéns pelo blog, dicas muito úteis.

Parto amanhã para o sul da Bahia, retornando no dia 03 de Outubro, e gostaria de conhecer Maraú, e aproveitar para surfar Itacaré (que já conheço).

Gostaria de algumas dicas:

– vale a pena alugar carro em Ilhéus? Utiliza-se carro em Maraú?
– Melhor ficar hospedado em Barra Grande, Cassange ou Taipus de Fora? Quais as pousadas indicadas? Vale a pena pagar um valor elevado (R$ 200 +) em alguma pousada, ou escolher uma de valor menor, visto os passeios diários/não utilização da pousada full time?
– O que visitar (mirantes, cachoeiras, lagoas, praias, piscinas naturais, etc)?
– Onde comer bem? Opções baratas (talvez para o almoço), bem como mais requintadas (para o jantar)?

Outras dicas serão muito bem vindas.

Obrigado.

Denis

Ola, gostaria de saber opinioes sobre a Denada Posada em Barra Grande, vi que tem piscina e isso me chamou a atencao. Sei que ficar em Barra Grande e bom, fica perto de muita infra estrutura, mas essa pousada e bem localizada la? E a praia em frente, e um ponto bom? Agadeco comentarios. Bjo Riq, bjo Boia.

    Olá, Carol! É a pousada mais luxuosa de Barra Grande. A melhor praia não fica em frente, mas a poucos minutos para a direita.

haaaaaa q lugares belo ´j fui e já fiquiei apaixonada breve apereso air dinovo sou luocar por lugare paradisiaco lindo

Riq estou pensado em dividir minha estadia em 3 dias em Itacaré e 2 dias na Peninsula de Maraú na praia de Taipu de Fora. A previsão de maré mais baixa é de 0.7 as 13:36 seria uma boa ficar em Taipus somente para fazer snorkeling com este nivel de maré.

Oi Riq
Pousada Ponta do Mutá continua imbativel, sob o comando da filha Débora.
Julho com sol e 27C, chovendo de noite, paraiso.
Anote ai: Camarão com palmito no Restaurante Tapera e casquinhas de siri em todos os cantos, especiais.
Vale as 9 horas porta a porta.
abs

De Barra Grande podem aproveitar para visitar a Ilha de Boipeba que de lancha rápida fica á 1 hora e 20 minutos, águas cristalinas, corais, peixes e mergulhos.Veja no link como chegar em Boipeba: http://www.boipebatur.com.br/comochegar_boipeba.html ou http://www.boipebatur.com.br/comochegar_boipeba2.htm ou http://www.boipebatur.com.br/comochegar_boipeba1.htm ou http://www.boipebatur.com.br/comochegar_boipeba3.htm

    Alô Boipebatur. Já captamos a notícia do início de operações da Addey a Boipeba, e também do passeio de Barra Grande a Boipeba, que são novidades. Obrigado. Essas notícias não serão deletadas. Mas a repetição será considerada spam. Arigatô.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.