Franceses, os piores turistas?

pioresturistas
Um dos vários McDonald's do centro histórico de Roma

A Alessandra me pediu para comentar essa notícia que bombou anteontem por aí, sobre uma pesquisa da Expedia que apontou os franceses como os piores turistas do mundo.

É mais uma daquelas manchetes que todo mundo passa adiante sem se dar ao trabalho de analisar o conteúdo.

Fora de contexto, assim do nada, o que faria alguém ser o “pior turista”?

Na minha cabeça, o pior turista é o mais mal-educado, o que fala alto, o que desrespeita os direitos dos outros, o que estraga os lugares para onde vai.

Só que essa pesquisa não foi feita comigo nem com você nem com turista nenhum. Ela foi feita com funcionários de hotéis. E os funcionários de hotéis classificaram os franceses como os piores turistas do mundo basicamente por dois motivos: porque são os que dão menos gorjeta e não falam inglês.

Dã.

O mais engraçado é que os americanos ganham nota alta no quesito “tentar falar a língua local”. Sei 🙂

Como eu não trabalho em hotel e por isso não espero gorjeta de francês, no que me concerne posso dizer que acho os franceses turistas excelentes. São discretos (ou seja, guardam  a arrogância para si, ao contrário de muitos anglos…), costumam viajar aos lugares certos e, o que é melhor, não desvirtuam os lugares que visitam.

E bom 14 Juillet pra você também.

66 comentários

Sobre gorjetas: eu não sabia que na França não era “praxe” dar gorjetas e sempre deixava mais ou menos 10% e percebia o super sorriso dos garçons e demais atendentes. Depois que uma amiga minha que mora disse que NENHUM francês faz isso, resolvi diminuir a tip, mas sempre deixar alguma coisa, SALVO serviços excepcionalmente ruins.

    Eu fazia isso também, Paulinha! Não sabia que o serviço estava incluído, e acabava deixando 15% por fora, como fazia nos EUA… Os garçons amavam, claro! 😉

Pronto eu mesma me viraré turista (espero ser uma boa turista, quase tanto como os japoneses) Bjs e boas férias pra quem tenha!

Em Espanha issa pesquisa, também fez, e deu como resultado: os franceses como piores turistas e despois os própios espanholes! Os melhores os japoneses, tranqüilos e educados, conforme a issa pesquisa interna sobre o turismo e os turistas em Espanha!

Edu Luz,
Estive em Lima mês passado. Fiquei 3 dias por lá. O que posso dizer é que achei a cidade muito agradável e limpa. O bairro de Miraflores é excelente e sem dúvidas o melhor para se hospedar. Realmente parece que o sol não dá as caras por lá, em compensação a chuva tb não.
Acompanho seu blog e sei que já esteve no La Mar em Santiago, então não deixe de ir à matriz em Lima. Gostei muito dos ceviches e outros pratos do mar do La Mar Lima.
Lima tem uma sobremesa deleciosa que é o Suspiro Limenõ, há uma pequena doceria em Miraflores que é o paraíso do suspiro, Maga. Mis Suspiros. Fiquei em dois Hotéis em Lima (uma na ida e outro na volta de Cuzco), o Casa Andina Miraflores Centro é um bom hotel e muito bem localizado. Fiz a reserva pelo consolidador Octopus Travel e correu tudo bem.
Pergunte se quiser mais informações, pois ainda estão frescas.

Bom, eu concordo com todos que dizem que generalizações são ruins e preconceituosas. Mas vou deixar o meu lado politicamente correto de lado e desabafar!!!!!

O pior turista é o japonês, sem sombras de dúvidas.

Quando eles andam de excursão no meio do Louvre, com a plaquinha do guia bem alta na frente dos quadros? Mal educados.

E furam filas? Mal educados.

E te empurram em meio aos outros para não se perderem? Mal educados.

E quando o guia pede para você ceder seu lugar no trem para o japonês do grupo que ficou de pé? Sim, isso aconteceu comigo no Jungfraujoch e achei inacreditável! Pq o japonês tem mais direito do que eu, se pagamos a mesma coisa pelo passagem?

Não dá. Não gosto de turista japonês (não confuda com os japoneses). Não cedo lugar, não abro espaço e respondo à altura.

    Inquietos, e quando insistem em fotografar as obras de arte dos museus com flahs, sabendo que isso as deteriora e fingindo que não entendem o ENORME aviso de uma máquina fotográfica com o traço de proibido. E juro, para que fotografar obras de arte se fotos delas bem sem flah e profissionais estão por aí na internet aos montes, nos sites dos museus. Eu mesma, quando gosto de uma obra de arte, anoto e pesquiso em casa, guardo imagens, enfim, essa mania de fotografar tudo principalmente dos japoneses me irrita sobremaneira. #prontofalei

Essas pesquisas são só … pesquisas!
Pergunte pros corintianos qual é o melhor time do mundo? Qual será a resposta? (se bem que neste caso é verdade!!) rs.
Acho que uma pesquisa boa, seria fazer esta mesma pergunta pros tripulantes e cada um responder qual a nacionalidade de turistas que mais o incomodou ( no quesito educação) nas inúmeras viagens que fez?
Off-topic : estou precisando de dicas, as mais variadas possíveis, sobre o Peru, Lima especialmente já que a maioria das pessoas passa correndo pela capital peruana a caminho de Machu Pichu.
E Riq, você tem alguma notícia sobre a “atuação” da gripe por lá ?

Acho que no final das contas existe gente educada e gente mal educada, independentemente da nacionalidade. O melhor turista, pra mim, é o educado e, não, o que gasta mais dinheiro no país! Mas esta é a visão de viajante, não de comerciante! Impossível conciliar as duas.
Viajando pela Europa, os piores turistas – insisto, na minha visão – são os japoneses. Eles fingem não entender inglês, andam em bando de 50, furam fila na maior cara de pau, atacam o café da manhã a ponto de não deixarem nem um farelinho para contar história e não se esforçam para falar o idioma local (nem um mercizinho).
Devo admitir, contudo, que já vi muito brasileiro sendo extremamente groseiro no país alheio…

Bom, generalizações realmente acabam incitando o preconceito. Existem melhores e piores turistas (ou qq outra coisa!!) de qualquer nacionalidade! Porque isso independe dela, apesar de muitos hábitos culturais estarem relacionados (identificamos a origem de algumas pessoas pelos modos!). Pura bobagem, um marketing negativo, desnecessário, apenas para manchar a reputação dos franceses (às vezes acho q rola uma pontinha de inveja de todos nós, outros!).

Acho que não dá pra generalizar…
Francês = péssimo turista e péssimo anfitrão…
Não tenho muita experiência em viagens, nem tenho a pretensão de defender os franceses, mas lendo este post me ocorreu dizer que estive em Paris no ano passado e fui muito bem tratada em todos os lugares.
E ainda tive uma experiência inédita em viagem, por 2 vezes fui abordada por parisienses (idosos) se oferecendo para me ajudar a achar o lugar que eu procurava no mapa (nas duas vezes estava tentando me localizar no mapa).
Em ambas as ocasiões ficou nítido que não falavam inglês (sério!) e eu nem uma palavra em francês. Apesar de super confuso, fizeram de tudo pra me ajudar e não desistiram até conseguir.
E olha que eu nem precisava da ajuda… era só eu olhar o mapa mais um pouquinho (mais fácil do que tentar entender as dicas em francês). 🙂

    Também fiquei surpresa quando recebi ajuda de um francês em um restaurante enquanto tentava pedir gelo. Em um mercado também recebemos ajuda voluntária de uma francesa para encontrar uma escova de cabelo. Foi bem bacana 🙂

Os franceses que encontrei sempre foram muito bem educados e tranquilos, até mesmo sociáveis. No geral, sempre tive mais más experiencias com brasileiros que com qualquer outra nacionalidade…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito