Frankfurt e Heidelberg pra Marcie

Frankfurt: o rio Main e o skyline de "Mainhattan"

A Marcie do Abrindo o Bico vai dar um girozinho agora em fevereiro por Alemanha e Polônia. Na Alemanha, os destinos são Frankfurt e Heidelberg — e todas as dicas são willkomen.

Com pouco tempo em Frankfurt, eu me basearia no sempre bem-feitinho roteiro de 36 horas do New York Times.

Com mais dias, seguiria a Luisa do Arquivo de Viagens, que correu os patrimônios históricos da Unesco nos arredores da cidade, como Trier, Bamberg, Würzburg (para ver o palácio Residenz), o mosteiro de Kloster Maulbronn, a cidadezinha de Speyer e a siderúrgica (!) Völklingen Hütte.

Estive uma vez na cidade em 2006, fazendo a matéria pré-Copa da Alemanha, e achei a cidade bem mais simpática (e compacta) do que imaginava. Fiquei num duas-estrelas ao lado da estação, supercorreto, chamado Excelsior (paguei 50 euros com lauto café e frigobar liberado; mas é porque não havia feira na cidade, senão os preços sobem).

A Heidelberg eu só fui no meu mochilão de… 1985, então estou um pouco desatualizado. O NYT também — a última matéria é de 2004. Eu começaria pelo site oficial da cidade mesmo, que é bastante bem-feito.

E então? Quem esteve recentemente em Frankfurt ou Heidelberg e queira contribuir para a viagem da Marcie — à caixa de comentários, bitte!

(Por favor dê dicas aqui só para a parte alemã da viagem. Para dar dicas de Varsóvia e Cracóvia, clique aqui.)

239 comentários

Oi pessoal, primeiro e, mais uma vez, deve dizer que amo vcs e o viajenaviagem! Estarei voltando de um pequeno intercâmbio em Malta e meu voo será até Veneza, onde ficarei apenas um dia e pegarei um trem noturno até Munique (pelo que vi o avião não está compensando nesse trecho, mas ainda estou em dúvida de como ir) e a partir daí começará minha aventura pela Alemanha, sendo que depois farei Amsterdam e Bruxelas e Bruges. Terei do dia 11/05 ao dia 18/05 pela Alemanha e dividi as datas da seguinte forma: 11/05 e 12/05 (Munique, com a intenção de ir a Fussen nesse dia); 13/05 e 14/05 Rota Romantica de carro com intenção de entregá-lo em Frankfurt, dormindo em Rothenburg e em outra cidade que ainda nem tenho ideia e aí começam minhas dúvidas…pensei em um primeiro momento ficar 15 e 16/05 em Frankfurt e visitar Heidelberg, mas depois vi que Frankfurt talvez não me atraia tanto, dando para fazer outro daytrip nas proximidades, mas não sei qual cidade… li também um post indicado aqui sobre o Vale do Reno e também achei interessantíssimo, resultado…não sei o que seria ideal para esses dois dias e em que cidade me hospedar…me ajudem, please!…Bem, depois ficarei em Berlim 17 e 18/05 (gostaria de ficar mais um diazinho, mas não vejo como), e aí seguirei para Amsterdam (19 e 20/05) e Bélgica (Bruxelas 21/05; Bruges 22/05, 23/05 a noite Bruxelas para retornar para o Brasil)..pessoal, que acham…me dêem uma luz!!! Sei que está um pouco puxado, mas sou uma pessoa que aproveita muito bem meu tempo, saí cedo e só volta de noite…aceito sugestões!! Obrigadinhaaaaa

    Sinceramente, acho que vc deveria tirar Berlim dessa viagem. É uma logística bem complicada sair de Heidelberg para Berlim para ficar apenas dois dias e já partir para Amsterdã. Vc vai passar mais tempo em aeroporto do que aproveitando a região. Os trajetos de carro tb estão bem corridos como a Bóia falou, mas pelo menos vc curte o trajeto. De avião é só dor de cabeça.

    Se eu fosse vc, faria a região da Bavária (com base em Munique) com mais dias e já partia para Amsterdã. Infelizmente, não dá pra fazer tudo em uma única viagem. Temos que nos conformar com isso.

Olá! Parabéns pelo site!! Super completo e com dicas essenciais para quem vai para Europa pela primeira vez e está meio confusa com o roteiro…

Daqui 3 semanas viajarei para Alemanha. A chegada será em Frankfurt, mas irei direto para Berlim, Munique, depois retorno para Frankfurt onde ficarei por 4 dias e mais 4 dias em Colônia para uma feira. Lendo – quase – todos os comentários sobre Frankfurt, já vi que o ideal é, além de reservar um dia para conhecer o centro histórico, museus e outros pontos turísticos da cidade, vale sair para conhecer as cidadezinhas próximas que parecem realmente encantadoras e que é possível fazer bate-volta. Porém, minha dúvida é em relação a ida e volta, pois alugar um carro não está nos planos. Para conhecer essas cidades pequenas, é possível fazer todo o passeio de trem? Será que consigo conhecer as mais indicadas em 1 dia? Digo em um dia para poder sair cedo de Frankfurt e voltar a noite. E, ainda, qual seria a rota mais fácil? Por qual cidade começar? Heidelberg?

Muito obrigada!!

    Olá, Maíra! Para evitar o stress da conexão entre o seu vôo de chegada e o próximo trem, durma a primeira noite em Frankfurt. Nessa tarde você já mata o centro histórico 🙂

    Alugue um carro ao sair de Munique para fazer a Rota Romântica; inclua um pernoite em Rothenburg e devolva o carro ao chegar em Frankfurt.

    De Frankfurt, faça o bate-volta a Heidelberg de trem.

Vou para a croacia em agosto e o voo será da Lufthansa, aproveitando a conexão, fico 3 dias em frankfurt ou Munique?

Obrigada
Paula

    Olá, Paula! O verão é uma época boa para visitar as duas; não há escolha errada. Talvez Munique dê um gostinho maior de Alemanha 🙂

Olá, este site é maravilhoso. Eu e meu marido só viajamos e fazemos o nosso roteiro depois de ler e reler todas as suas dicas. mas, agora, estamos com uma dúvida. Vamos viajar ,em agosto, com chegada e volta por Frankfurt. Vamos passar 13 dias. Queremos fazer a rota romântica, conhecer Munique e ainda Amsterdã e Bruges. Estamos na dúvida se é melhor começar por cima do mapa e chegar a Bruges ou se é melhor começar por baixo e ir até Munique. Pensamos em alugar um carro. Tem alguma sugestão pra gente???? Muitíssimo obrigada

    Olá, Clara! O ideal teria sido ter comprado uma passagem com ida a Munique e volta desde Amsterdã, ou vice-versa.

    https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum

    Um jeito de resolver o roteiro é dormir a primeira noite em Frankfurt (para não pegar estrada logo depois de um vôo exaustivo), pegar um carro e fazer a Rota Romântica, com um pernoite em Rothenburg-ob-der-Tauber e outro em Füssen, seguindo a Garmisch-Partenkirschen e devolvendo o carro ao chegar em Munique. De Munique dá para fazer um bate-volta a Salzburg com o Bayern Ticket. Voem de Munique a Amsterdã, de lá vão de trem a Bruges ou Bruxelas, de lá a Colônia e então a Frankfurt.

    Vocês são massa mesmo!!!!!! Vida longa e viagens ainda mais arretadas pra vocês!!!!!

Olá. Quero parabenizar seu site pelas otimas dicas que tenho conseguido por aqui. Agora eu e minha mulher (66/42 anos) vamos passar 14 dias na Alemanha em maio, chegando e saindo por Frankfurt. Queríamos dica de roteiro. Pode me mandar?

Meu marido ri quando digo que se vendessem o Völklinger Hütte pro ferro velho a cidade (Völklingen) ganharia muito mais do que com as entradas vendidas para as exposicoes.
O negócio é um monstro de ferro velho enferrujado (tá certo, tem história rsrsrs) que foi tombado pela Unesco mas, com o tempo, foi transformando-se por causa das exposicoes magníficas que apresenta. Vale a pena… mas só se vc mora pertinho, como eu, a menos de 40 minutos. Mas incluí-lo num roteiro de viagem apertado, eu nao incluiria, nao vale a pena.
Nao contem pra ninguém, só aqui entre nós, mas nem a cidadezinha de Völklingen vale a pena visitar, é feinha e sem graca, coitada.
Aqui a “pérola” da Saarland (nosso estado):

https://www.voelklinger-huette.org/de/weltkulturerbe-voelklinger-huette/die-voelklinger-huette-im-360-grad-panorama/

Olá pessoal!! Só passando pra agradecer em nome da minha família as dicas de vcs sobre Frankfurt e arredores, li todos os post citados, os quais foram essenciais para nossa maravilhosa viagem. Acatei a sugestão do super Ricardo e ficamos hospedados no hotel Excelsior foi ótima experiência! Muito fácil o acesso a estação Central, basta atravessar a rua!! :-). Trata-se de uma cidade de fácil circulação seja via metrô ou a pé, como Ricardo pontuou é compacta. Ressalto que há elevadores e escadas rolantes nas estações, o que facilita a locomoção dos idosos (minha vozinha de 81 anos foi junto). Vale a pena utilizar o Frankfurt Card, site em português. Heidelberg é um encanto, nossa favorita! Destaco a excelente hospitalidade dos alemães para indicar o caminho dos lugares, plataforma, etc., ninguém de nós falava alemão, apenas o inglês intermediário, o que não nos impediu de termos uma bela viagem. Comprei todos os passes de trens no Brasil via site (BAHN), pois os preços são melhores, dependendo da data existem várias promoções. Qualquer dúvida, estou à disposição para ajudar! Obrigada, abs. Carla

    Olá Carla,
    Irei a Alemanha agora em setembro. Ficarei em Frankfurt, em casa de amigos. Além de Heidelberg ( que dá para fazer num bate e volta), quais cidades você indicaria para conhecer? Abs. Denise

    Olá, Denise! Colônia, Würzburg, Mainz são outros bate-voltas fáceis. Seus amigos certamente terão outras sugestões de “insiders”, vá na deles.

    Boa noite pessoal!!

    Viajarei para Frankfurt no próximo mês e como é a primeira vez que irei para Europa, queria dicas sobre como comprar as passagens de trens e sugestões de hotel.
    Ficarei cerca de 08 dias na cidade, quais dicas do que conhecer, podem me ajudar.
    Obrigado.

    Abs,

    Thadeu

Olá, meu marido e eu estamos indo para a Europa no mês de agosto, ficando 6 dias na Alemanha, 4 dias na Áustria e 5 dias na Suíça. É vantajoso comprar o passe de trem para 15 dias, pois no final do roteiro retornamos à Frankfurt para embarque de volta ao Brasil. Somos idosos e agradecemos a atenção. Escrevi esta mensagem em outra página, mas acho que estava incorreto.
Grata

Boa tarde! Vou à Europa em outubro e minha chegada será por Frankfurt. Pensei em dormir 2 noites em Frankfurt e depois seguimos para Berlin. Analisei as dicas do NY Times (36 hours in Frankfurt) e estou em dúvida sobre o que fazer no segundo dia: (i) day trip para Heidelberg; ou (ii) alugar um carro e antecipar a ida à Berlin, parando por Dresden. Se optarmos pela day trip à Heildelberg, pensamos em ir de trem à Berlin. O que vcs sugerem? Muito obrigada!

    Olá, Helena! Não alugue carro para ficar em auto-estrada e entrar em cidades grandes. Carro funciona para percorrer regiões delimitadas, em estradas secundárias, sem entrar em cidades grandes.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito