Frankfurt e Heidelberg pra Marcie

Frankfurt: o rio Main e o skyline de "Mainhattan"

A Marcie do Abrindo o Bico vai dar um girozinho agora em fevereiro por Alemanha e Polônia. Na Alemanha, os destinos são Frankfurt e Heidelberg — e todas as dicas são willkomen.

Com pouco tempo em Frankfurt, eu me basearia no sempre bem-feitinho roteiro de 36 horas do New York Times.

Com mais dias, seguiria a Luisa do Arquivo de Viagens, que correu os patrimônios históricos da Unesco nos arredores da cidade, como Trier, Bamberg, Würzburg (para ver o palácio Residenz), o mosteiro de Kloster Maulbronn, a cidadezinha de Speyer e a siderúrgica (!) Völklingen Hütte.

Estive uma vez na cidade em 2006, fazendo a matéria pré-Copa da Alemanha, e achei a cidade bem mais simpática (e compacta) do que imaginava. Fiquei num duas-estrelas ao lado da estação, supercorreto, chamado Excelsior (paguei 50 euros com lauto café e frigobar liberado; mas é porque não havia feira na cidade, senão os preços sobem).

A Heidelberg eu só fui no meu mochilão de… 1985, então estou um pouco desatualizado. O NYT também — a última matéria é de 2004. Eu começaria pelo site oficial da cidade mesmo, que é bastante bem-feito.

E então? Quem esteve recentemente em Frankfurt ou Heidelberg e queira contribuir para a viagem da Marcie — à caixa de comentários, bitte!

(Por favor dê dicas aqui só para a parte alemã da viagem. Para dar dicas de Varsóvia e Cracóvia, clique aqui.)

239 comentários

Estou precisando de opiniões de quem já fez conexão ou chegou à Europa por Frankfurt e/ou Paris.
Meu roteiro inclui Paris, Amsterdam, Frankfurt e Munique.
A minha dúvida é: no caso de uma primeira viagem à Europa, em qual aeroporto (o de Frankfurt ou o Charles de Gaulle) a minha chegada seria mais tranquila (em termos de imigração, deslocamento, transporte,etc.). Estou comprando as passagens e posso escolher chegar por Franfkurt ou Paris, e na volta,pegar o vôo na cidade inversa. Além da questão do aeroporto, não sei se, nesse caso, é bobagem a preocupação com a ordem das cidades(primeiro Paris ou primeiro Frankfurt). É que às vezes isso faz diferença. Por exemplo, no caso do roteiro Montevidéu/Buenos Aires, é melhor passar por Montevidéu antes e por Buenos Aires depois, de acordo com o Riq.
Se alguém puder me dar uma opinião, muito obrigada.

    Eu terminaria em Paris.

    Frankfurt só deve estar nesse roteiro se você precisar chegar ou sair pelo aerporto.

    Eu desceria primeiro em Munique, faria Alemanha de trem até Amsterdã, e depios trem de Amsterdã a Paris.

Oi Ricardo, muito obrigada pela dica.
Na verdade o previsto é chegar no dia 8 (domingo)tanto é que teremos “resto do dia livre”. A excursão só começa mesmo na segunda-feira. Devido às últimas notícias relacionadas à Air France é que fiquei tensa.
Agora já fiquei calma, já tenho o plano “B”. rsrs
Mais uma vez obrigada
Claudia Motta

Olá. boa noite.
Estou info fazer a rota romântica e para isso entrei numa “furada’ de contratar uma excursão pela Miller, pois vou comemorar minhas bodas de prata e n gostaria de passar nenhum “aperto”.
Pois bem, estou indo pela Air France no dia 07 de agosto e como vcs sabem ela está com problemas. Minha excursão começa por Franhfurt com parada em Heidelberg e depois iremos dormir em Frigurgo. Já passei email para operadora para perguntar se eles me buscam no aeroporto em caso de atraso eles não dizem nem que sim nem que não.
Gostaria de saber qual é a melhor forma de chegar em Friburgo por conta própria, pois se eu não fizer isso já vi que vou perder toda a excursão. Qual seria omelhor site para procurar trens ou ônibus, se no aeroporto tem estação de trem. Estou ansiosa, pois até onde entendi a operadora não se responsabiliza por atrasos. e não falo nada de alemão. O que era pra ser algo “confortável” está ficando insuportável. pois não seui como proceder.

Obrigada por qualquer tipo de ajuda
Claudia

    Do próprio aeroporto de Frankfurt há trens para Freiburg a cada hora (há uma estação no aeroporto). A viagem dura 2 horas. Alguns horários são diretos, outros têm baldeação em Mannheim ou Karlsruhe. Você não precisa sequer ir ao centro de Frankfurt. A tarifa cheia custa 62 euros. Com antecedência dá pra comprar por 29 euros, mas não creio ser o caso. Não é necessário reserva para subir em trens na Alemanha. Se estiver lotado você pode ficar confortavelmente no vagão-bar.

    Site para consultar horários:
    https://www.bahn.de/international

    O ideal teria sido chegar em Frankfurt um dia antes do início do seu passeio.

    Leve o nome Freiburg escritinho para o funcionário do guichê e ele emite para você a passagem sem problema. Não se preocupe. O mundo trata bem o turista. Tudo dará certo.

Retornamos há poucos dias, ou seja, no dia 29 de junho último, de uma viagem pela região sul da Alemanha e Suiça, cujo roteiro foi feito de automóvel!! Foram 20 dias, que jamais esqueceremos, pois na Suiça até neve foi possível enxergar, principalmente nos lugares mais altos, como por exemplo em Zermatt e Luzern. Foi, indiscutivelmente, uma viagem dos sonhos, embora muito cansativa!!!

Ricardo, gostaria de sua sugestao de roteiro para uma viagem, periodo de 7 a 10 dias. Chegada e partida por Frankfurt.
A sugestão nao precisaria se limitar a Alemanha, se voce achar lugares mais interessantes em outros países, levando-se em conta o período disponível.
Obrigada,
Eleonora

    Infelizmente não tenho tempo para “customizar” roteiros a todo mundo que me pede, Eleonora. No futuro o site terá itinerários prontos. Por enquanto, leia os outros comentários, há muitas indicações boas. Não há fórmulas rígidas, viajar é escolher. Clique em todas as cidades alemãs desta página, leia os comentários, você vai ver a sua viagem se desenhar.
    https://www.viajenaviagem.com/europa/europa-a-z

    Eu dividiria a estada entre Berlim e Munique, fazendo bate-voltas a partir de Munique. Mas as possibilidades são inúmeras.

oscar, mt, mt, mt obrigada! c/ ctz vc ajudou, e ñ foi pouco ñ!!!! esse winedoctor é maravilhoso, adorei!!!
inclusive passei lá no seu blog, e lembrei q utilizei ele p/ montar o roteiro da minha viagem p/ nyc! mt legal, super útil!
e boa viagem p/ vc tb!!!! o napa valley tá na minha wishlist, vou aguardar seus posts!!! 😉

Oi, Oscar!
Acabei escolhendo Koblenz justamente por ficar entre o Reno e o Mosel. Já adicionei o link q vc recomendou aos meus favoritos(devidamente traduzido, claro, pq ñ entendo naadaaa de alemão – deu super certo). Mt obrigada!!!!!!!
Vc tem alguma dica de visita a vinícolas no Mosel?

    Evelyn.
    Nunca cheguei a visitar vinícolas na rota dos vinhos do Mosel especificamente. Apenas passei pela região que tem paisagens lindas!!! As vinícolas que visitei foram vinicolas no Rheingau e na região de Baden e Württemberg no Sul. Uma coisa que voce tem que prestar atenção é que várias vinícolas principalmente as “mais famosas” requerem reserva com antecedência.. Principalmente as menores. Sabe como é alemão, é tudo certinho!! (rsrs) Voce será super bem recebida, mas entre em contato antes para não passar raiva!!
    Eu gosto de alguns vinhos de algumas vinícolas desta região quem sabe é uma luz!! Não conheço a produçao mas enfim os vinhos são bons!!

    Dr. Loosen ( https://www.drloosen.com/ )
    Maximin Grünhaus ( https://www.vonschubert.com/en/ )
    Mönchhof ( https://www.moenchhof.de/ )

    Outro site que é legal voce dar uma olhada é o Winedoctor que descobri esses dias procurando dicas sobre vinicolas na região de Napa, nossa viagem do mês que vem!! Ele da uma introdução sobre a região, tipos de vinhos e ainda cita diversas vinícolas. ( https://www.thewinedoctor.com/regionalguides/germany.shtml )

    Espero ter ajudado um pouco 😀 (Pq não virei blogueiro antes..rsrs) Hoje todas essas informaçoes sobre a Alemanha estariam na forma de Posts. Até gostaria de escrever sobre minha experiencia em terras germânicas, mas não dou conta dos Posts do momento atual.

Riq!!!!
Continuo com a dúvida!
Eu, maridex e filhote na Alemanha. Maio/2011
Base: Colônia ou Dusseldorf.
Heeeeelp!
🙂
bjocas
carol

    Köln é mais bem localizada para fazer bate-e-voltas e ainda é uma cidade interessante para montar base. Se for alugar carro, escolha um hotel com fácil acesso à rede de auto-estradas e também ao centro, ou seja, um que tenha garagem para vc chegar, mas que te permita passear na vizinhança a noite depois de um longo dia de viagem sem precisar sair de carro de novo.

    Olá Carol,

    Respondi sua pergunta lá no meu Blog ( https://mauoscar.com/2010/07/10/hotel-hershey/#comment-681 ) Mas vou postar a resposta aqui também para ajudar outras pessoas tb!!

    Então sendo sincero com você não acho a região do vale do Ruhr (Dusseldorf) um dos lugares mais bonitos da Alemanha (muito industrial), tanto que estive lá apenas 1 vez. Colônia por sua vez é bem mais atraente. Eu escolheria ficar Colônia como base. Até porque viajando 150 – 200 Km.

    Mas afinal o que tem nestas duas cidades “bases” para fazer?

    Em Dusseldorf:
    A marca registrada da cidade é o mercado de Königsallee. O quarteirão antigo possui igrejas antigas, tradicionais pubs-cervejarias, bares e restaurantes e merece uma visita. Legal fazer um passeio às margens do rio em Düsseldorf desde a parte antiga até o Medienhafen (Media Harbour), observando a arquitetura.
    Além disso conhecer o Palácio Benrath, residência de veraneio e de caça ao sul de Düsseldorf de um dos príncipes eleitores do Palatinado.
    Dusseldorf é uma cidade com grande efervecencia artistica se voce se interessa pq não visitar o Museu de Arte, o Palácio da Arte, a Academia de Arte, a galeria de arte Kunsthalle, a associação de arte e a Galeria de Arte de Nordhein-Westfalen. Eu não cheguei a conhecer.

    Em Colônia (Köln)
    A cidade de Colônia pode se orgulhar de sua longa e memorável história. A Catedral de Colônia é a maior catedral da Alemanha e foi designada, pela UNESCO, como sendo patrimônio Mundial da Humanidade. O parque Rheingarten e a cidade antiga são ótimos lugares para se fazer um passeio e dar uma passadinha em uma de suas tradicionais cervejarias. O centro da cidade tem diversas igrejas em estilo românico. Não deixe de conhecer o museu Romano-Germanico quase ao lado da Catedral e se possivel suba numa das torres da catedral. Não cheguei a fazer, mas fazer um passeio de barco pelo reno também dizem ser muito bacana.
    Estando em Colônia não custa nada dar um pulinho em Bonn, a antiga capital da Alemanha Ocidental antes de mudar para Berlin. Lá é a cidade natal de um dos maiores musicos de todos os tempo. O Museu/Casa de Beethoven possui a maior coleção de itens sobre Beethoven no mundo.
    Voce ainda pode fazer varios passeios bem legais como o Vale do Reno até região de Koblenz, Vale do Mosel (Vinicolas de Riesling) e voltar no mesmo dia. E até mesmo dar um Pulinho em Luxemburgo.

    Quanto a dicas de hospedagem vou ficar devendo, como morava lá poucas vezes ficava em hotel. Uma opção que as vezes pode ser interessante, mas mais no interior é ficar em casas de família que eles chamam de “Zimmer Frei” sempre tive otimas experiencias. Mas em sites de procuras de hotéis voce certamente encontrará ótimas opções. Ainda mais que voce que está pretendendo ficar em duas das maiores cidades da Alemanha.

    Abraço

    Oscar

    De uma olhadinha nos sites de turismo das cidades para maiores informaçoes:

    https://www.duesseldorf-tourismus.de/default_en.php
    https://www.koeln.de/cologne_tourist_information

Evelyn eu não sei ao certo o que voce pretende ver na região. A vantagem de ficar em Koblenz é que voce vai estar na cidade do “Deutsche Ecke”onde o Rio Mosel encontra o reno, o que poderia ser um ótimo ponto de partida para suas viagens caso queira conhecer os dois Rios. (Vinicolas do Mosel e Castelos do reno)
Se voce for se concentra mais nos castelo do reno etc..eu pegaria alguma cidade mais ao Sul, como Bingen am Rhein. Bem acredito que voce ja tenha ouvido falar da Loreley em Sankt Goarshausen.
Bem não sei se você fala alemão mas esse artigo é bem bacana e com várias fotos. (qquer coisa joga no google translator que da para entender alguma coisa)
https://magazin.outdooractive.com/de/2010/04/16/wo-der-rhein-das-gebirge-knackt-der-mittelrhein/

Boa Sorte 😀

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito