Galinhos

Por que parte do Nordeste deveria adotar o horário de verão o ano inteiro

Antes de dizer por que deveria, já dou o argumento, irrefutável, pelo qual o Nordeste não deveria adotar o horário de verão: porque a maioria dos nordestinos não gosta do horário de verão, e a gente aqui de fora não tem nenhum direito de apitar.

Pronto.

Deixando isso claro e estabelecido, porém, não custa trazer à tona o argumento ~científico~ para que o Nordeste adiantasse os relógios por uma hora, não só agora no verão, como no ano inteiro.

Dá para constatar isso empiricamente. Em regiões próximas ao Equador, o sol nasce às 6 da manhã e se põe às 6 da tarde/noite, com pouca variação durante o ano. Na região costeira entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, no entanto, alvorada e poente ocorrem bem mais perto das 5 do que das 6. Em João Pessoa, que é o ponto mais oriental do Brasil, às 6 da manhã o sol já está alto (e a beira-mar já está fechada para o jogging desde as 5, quando sempre há claridade). O Bolero de Ravel começa a tocar na praia do Jacaré, em Cabedelo, anunciando o espetáculo pôr do sol, lá pelas 16h40…

Meridiano 39

A coisa fica fácil de entender quando se observa o mapa dos fusos horários. O Meridiano 39º Oeste, que separa a zona a -2 horas de Greenwich da zona a -3 horas de Greenwich, corta o Brasil na ponta leste do Nordeste. O Rio Grande do Norte, a Paraíba, a Zona da Mata de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, o litoral norte baiano e a cidade de Salvador ficam na banda a leste do meridiano, onde o horário em vigor deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha.

(Já o Ceará, o Piauí e o Maranhão estão o oeste do meridiano, e devido à latitude equatorial acabariam tendo que acordar no escuro, se o horário de verão fosse adotado. O horário nesses estados está certo o ano inteiro.)

Meridiano 39 W

Esse outro gráfico (desculpe a ampliação em baixa qualidade) mostra como a linha do fuso horário deixa de seguir o meridiano quando encontra o Brasil, para poder incluir a costa nordestina e unificar seu horário com a maior parte do país.

Ou seja — como filho de sergipano, eu digo: conterrâneo, você tem todo o direito de não querer embarcar no horário de verão. Mas que seria o horário certo pra toda região do litoral leste nordestino de Salvador pra cima, seria…

117 comentários

Boa tarde, já vai fazer um tempinho do post. O debate foi bastante elucidativo, apesar desse ser um assunto que já debati exaustivamente. E mesmo com todas as explicações que foram dadas. Inclusive na leitura dos documentos que oficializaram o fuso horario no Brasil. “Visando a integração”, foi algo imposto por questões politicas e econômicas, que a pelo menos a 70 anos, não fazem nenhum sentido. Precisamos nos dias de hoje adaptar nossas vidas em busca de um melhor bem estar, aproveitando melhor a luminosidade natural. Que tal sair do trampo e poder fazer uma caminhada, ir a praia, ver o pôr do sol? No quesito horário de verão, a economia é extremamente parca, sendo que hoje ew questionado por inúmeros especialistas se vale a pena uma economia de energia que não chegam nem aos10%. Nao retiro o direito da revolta da população em precisar adiantar os ponteiros em 1h. Uma coisa é se sacrificar por alguns meses para não ecomizar em praticamente nada e outra, em nosso caso, Leste do Nordeste, procurar ajustar algo que está desajustado para garantir uma melhor qualidade de vida. Outro argumento frágil , usando o exemplo de Pernambuco, e que teriamos dois fusos. A economia de Pernambuco converge para o Recife. Logo, um argumento de quê, teriamos que ver a questão de outras regiões em Unidades Federativas minúsculas com as do leste do Nordeste, são um tanto sem sentido. Todas as UF do Brasil que se encontram no fuso de FN. Devem sim aderir. Visando uma melhor qualidade de vida de sua população. Pois o resto bancos, negocios e educação, com o advento da tecnologia não necessitam mais desse esforço que mingua a qualidade de vida de quem vive desde o RN, PB, PE, AL até o SE. Já no caso da Bahia realmente penso nao compensar pelo tamanho do Estado e da area englobada por uma hora a mais que Brasilia.
É para encerrar, uma curiosidade, vejam com o Nordeste era considerado socio e economicamente desde os primordios do séc. XX… E como isso foi mudando por razões simplemente econômicas e não sociais como deveriam tbm ser. Na época da definição que seguiriamos o fuso do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, tinhamos ainda menos razões para pôr nosso fuso alinhado com a capital. Deveriamos sim rever tbm o que é Nordeste. Pois o formato que temos hoje só foi definido para incluir mais alguns Estados na industria da Seca. Tudo precisa ser muito bem revisto. Porém, a conscientização da população que teriamosum melhor qualidade de vida, aproveitando mais a luminosidade seguido de um plebiscito. Seria o mais democratico. E os arranjos regionais que precisam ser revistos, por terem se tornado incompatíveis nos dias atuais, logo tbm seriam revistos.

Forte abraço

    Concordo. Porém, acho errado todo o Estado Pernambucano observar o UTC-2 (além dos outros 4 Estados Nordestinos que atualmente, observam erroneamente o UTC-3).
    Veja, o Tempo Médio Local de Recife é a UTC-02:19:36 (o Tempo Médio Local identifica como o meio do dia quando a Terra, em seu movimento de rotação, faz a nós vermos o Sol ao meio do seu ciclo diário, fazendo com que seja aproximadamente meio-dia em uma determinada coordenada geográfica, usando um meridiano como base).

    Ao observarmos o atual fuso horário (UTC-3) estamos com os relógios atrasados, em média a 40 minutos e 24 segundos (-03:00:00 -00:40:24 = -02:19:36) e com isso, em vez do meio-dia solar ser entre às 11h43min e às 12h14min (o que ainda seria, se os fusos horários não existissem e observando ainda o Tempo Médio Local, sendo a média do meio-dia do TML às 11h59min), o meio-dia solar é entre às 11h03min e às 11h33min. Ou seja, ao meio-dia no horário civil, já são em média 12h40m24s no horário solar.

    É perceptível o erro, mas este sendo apenas no leste do estado de Pernambuco e não no oeste, onde a diferença do atual fuso horário ao horário solar da cidade de Petrolina, por exemplo, não é a cerca de 40 minutos de atraso como em Recife mas, apenas de 10 ou 15 minutos de atraso (o que é aceitável pois, o recomendável seria que a hora solar de determinado local só poderia estar fora de sincronia com a hora civil em média, 30 minutos atrasado ou 30 minutos adiantado, com o meio-dia sendo entre às 11h30min e às 12h30min).

    Com a observância do UTC-2 em todo o Estado Pernambucano, o meio-dia solar em Recife seria entre às 12h03min e às 12h33min ou seja, será atrasado em até 3 minutos além da média da hora solar e até 33 minutos além do meio-dia da média da hora solar (o que ainda seria aceitável, do ponto de vista da maioria dos astrônomos) mas, em Petrolina, o meio-dia solar seria entre às 12h25min e às 12h56min ou seja, será atrasado em até 26 minutos além da média solar e até 56 minutos além do meio-dia da média da hora solar, o que é a adoção de uma espécie de horário de verão permanente para aquela cidade do oeste Pernambucano.

    Já com a observância do UTC-02:30 em todo o estado de Pernambuco, o meio-dia solar em Recife seria entre às 11h33min e às 12h03min ou seja, será adiantado em até 3 minutos além da média da hora solar (a partir das 11h30min) e até 27 minutos adiantado além do meio-dia da média da hora solar (12h00min) o que é proposto pelos fusos horários, que o meio-dia solar ocorre entre às 11h30min e às 12h30min e, em Petrolina, o meio-dia solar seria entre às 11h55min e às 12h26min ou seja, também está em conformidade com o que é proposto pelos fusos horários.

    Ou seja, em todo o Estado Pernambucano (incluindo o Arquipélago de Fernando de Noronha) o meio-dia solar seria nestes horários, com a adoção do UTC-02:30. Em Fernando de Noronha, entre 11:23 e 11:53, em Recife entre 11:33 e 12:03 e em Petrolina entre 11:56 e 12:26. Entretando, todo o Estado Pernambucano observaria o meio-dia solar entre às 11h23min e às 12h26min, o que é próximo da média entre 11h30min e 12h30min proposta pelos fusos horários.

    Resumindo o meu último comentário, o que proponho é que todo o estado de Pernambuco (incluindo o arquipélago de Fernando de Noronha) e os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe, observem o “Horário de Recife” (UTC-02:30)
    E sobre a observância da Hora de Verão, ao contrário da opinião exposta por mim em comentários anteriores, há cerca de 5 anos, passo a concordar com o adiantar dos ponteiros dos relógios ao penúltimo domingo de setembro (que é, dependendo do ano, entre o dia 15, e o dia 28) e o último domingo de março (que é, dependendo do ano, entre o dia 22 e o dia 30); essas datas são baseadas nas datas dos equinócios: na primavera e no outono, eles ocorrem entre os dias 19 e 23 de setembro, e entre os dias 19 e 23 de março, respectivamente. A partir de setembro, há alguns minutos a mais de Sol no estado de Pernambuco, minutos que fazem com que a duração do dia no solstício de dezembro seja de 12h36min, ante as 11h39min da duração do dia no solstício de junho. Há um ganho de 57 minutos a mais de luz solar entre o inverno e o verão que a mim, já faz com que seja possível a adoção da hora de verão, mesmo em um estado tão perto da linha do Equador.
    Observando a hora de inverno (UTC-02:30) por todo o ano, o nascer do Sol no inverno será a cerca de 06h04min e no verão, será a cerca de 05h19min. Já com a observância da hora de inverno e da hora de verão, o nascer do Sol no inverno continua a cerca de 06h04min mas, no verão, será a cerca de 06h19min. O Sol passa a nascer sempre na faixa das seis horas da manhã tanto no inverno quanto no verão (e o mais tardio nascer do Sol, com a observância da hora de verão, será em março, à cerca de 06h54min, começando a clarear o céu a cerca das 06h30min – pode parecer um pouco tardio o horário em que o céu clareia mas, em boa parte do país, é assim durante o inverno.
    O interessante na observância da hora de inverno e a de verão é que o por do Sol, no inverno, será a cerca de 17h37min (escurecendo o céu às 18h00min) e no verão, será a cerca de 19h16min (escurecendo o céu às 19h38min)
    Em Primavera-Verão (UTC-01:30) entre os meses de setembro e março:
    – Em Fernando de Noronha, no verão, o céu iria ficar claro apenas às 05h53min. Em Recife, o céu iria ficar claro apenas às 05h57min e em Petrolina às 06h18min.
    – Em Fernando de Noronha, no verão, o céu iria ficar escuro apenas às 19h23min. Em Recife, o céu iria ficar claro apenas às 19h38min e em Petrolina às 20h03min.
    Em Outono-Inverno (UTC-02:30) entre os meses de março e setembro:
    – Em Fernando de Noronha, no inverno, o céu iria ficar claro apenas às 05h26min. Em Recife, o céu iria ficar claro apenas às 05h42min e em Petrolina às 06h06min.
    – Em Fernando de Noronha, no inverno, o céu iria ficar escuro às 17h56min. Em Recife, o céu iria ficar escuro apenas às 18h00min e em Petrolina às 18h20min.
    Resumindo o resumo (esse assunto é muito complexo, impossível de resumir): UTC-02:30 no outono e no inverno (março a setembro) e UTC-01:30 na primavera e no verão (setembro a março) em todos os 5 estados; Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

    Caro Lucas, se você olhar o mapa mundial de fusos horários, verás que a maioria dos países puxa os fusos um pouco para o oeste, exatamente por causa do caso do oeste do Ceará, de Pernambuco ou da Bahia, para não dividir um país ou estado em mais de um fuso. Nunca puxa-se o fuso para o leste como acontece no nordeste. CE, RN, PB, PE, AL, SE e BA deveriam adotar GMT -2. A metade oeste do RS já está na área de GMT -4, mas adota GMT -3 e no horário de verão GMT -2. E olha que no inverno em uruguaiana amanhece perto das 08:00. Clarear antes das 06:00 é desperdício de luz solar. Como começa a clarear meia hora antes do sol nascer, o ideal nas regiões equatoriais como o nordeste, seria o sol nascer às 06:30. No sul e sudeste a maioria gosta de horário de verão e muitos até já pediram para adotá-lo o ano inteiro.

    Caro Alfeu, creio que você não entendeu o que eu quis explicar nos meus últimos três comentários.7
    Assim como você, e como pernambucano que sou, concordo que Pernambuco (além do Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe) estão observando, incorretamente, o UTC-3 quando na verdade, suas capitais e regiões a leste deveriam observar o UTC-2.

    Mas, não concordo em fazer com que todos os cinco estados observem o UTC-2 pois, como explicado por mim, a observância desse fuso horário causaria uma espécie de horário de verão permanente no oeste dos estados, principalmente em Pernambuco, cuja área territorial estende-se de leste a oeste por aproximadamente 700 quilômetros. Veja um mapa e observe que, enquanto os estados do RN, PB, AL e SE estão quase que totalmente pertencentes ao fuso horário UTC-2, Pernambuco é “cortado ao meio” pelo meridiano que delimita os fusos horários UTC-2 e UTC-3 e portanto, estariamos invertendo o erro cometido a mais de 100 anos: atualmente, o oeste do estado observa um fuso horário correto, enquanto o leste (Recife) não. O que você propõe é que o leste observe o fuso horário correto, enquanto o oeste não. Aqui em Pernambuco, há 10 milhões de habitantes; 4 milhões moram na Grande Recife, 6 milhões moram no centro e oeste onde, com a observância do UTC-2 por todo o ano (ou até UTC-1 durante o horário de verão) essas pessoas se sentiriam prejudicadas com uma defasagem dos seus relógios para com o horário solar em até 2 horas: durante o inverno, elas já estariam em horário de verão e durante o verão, em horário de verão duplo. Isto é errado!

    O que proponho é que o meridiano que “corta ao meio” o estado Pernambucano seja usado como base para a criação do fuso horário UTC-02:30 e com isso, todo o Estado estaria a observar, geograficamente, um correto fuso horário baseado no seu próprio meridiano, o de 37º30”W do UTC/GMT ou seja, quero que nosso fuso horário não mais siga o UTC-03:00 como atualmente e nem quero que nossos conterrâneos do oeste observem o UTC-02:00 e vivam em horário de verão permanente/duplo em lugares onde, no verão, faz muito calor (40ºC) e seria mal visto que houvesse Sol (e mais calor) até às oito ou oito e meia da noite. Minha proposta é que cheguemos ao meio termo de UTC-02:30 (com a observância do UTC-01:30 no horário de verão).

    Você erra ao querer que o Ceará e a Bahia observem o UTC-02:00 porque, esses estados estão com seus respectivos territórios completamente dentro das delimitações do UTC-3 fazendo com que, com a observância do UTC-2 durante todo o ano, esses estados vivessem em horário de verão permanente e assim, prolongassem o inferno que é o calor por aqui por mais uma hora, todos os dias do ano e não só isso, com a observância do UTC-2 por CE e BA, esses estados só veriam o Sol nascer após às 06h30min ou às 07h00min durante todo o ano (principalmente no interior destes) onde, tal atitude seria mal vista pela população que está acostumada com o Sol a nascer após às 06h00min. O correto seria que esses estados observassem o UTC-2 apenas durante o verão, voltando a observar o UTC-3 durante o inverno.

    E o fato de eu ter citado o oeste do Rio Grande do Sul (especificamente Uruguaiana) foi para demonstrar que vocês aí estão tão errados quanto nós aqui. Uruguaiana está a observar um fuso horário que não lhe convem, sendo o certo que a cidade assim como, metade oeste do Rio Grande do Sul, observasse o UTC-4 durante o inverno e o UTC-3 durante o verão, e não o UTC-3 durante o inverno (horário de verão permanente) e o UTC-2 durante o verão (horário de verão duplo). O fato do dia clarear apenas às oito horas da manhã durante o inverno, em Uruguaiana, só demonstra que a cidade observa um incorreto fuso horário, sendo o certo começar a clarear às sete horas da manhã durante os meses mais frios e não às oito horas. O Tempo Médio Local de Uruguaiana é de UTC-03:48, sendo o correto a ser feito é ser arredondado para trás, para UTC-04:00 e no verão, ser arredondado para frente para o UTC-03:00
    Mas, Porto Alegre está no seu fuso horário correto e como eu não concordo com a divisão de um estado em dois fusos horários, assim como em Pernambuco, sugeri que o Rio Grande do Sul observasse não o UTC-03:00 no inverno e o UTC-02:00 no verão mas, sim, o UTC-03:30 no inverno e o UTC-02:30 no verão. Com esse fuso horário, Uruguaiana estaria apenas 18 minutos adiantada do seu horário solar e não 48 minutos como atualmente, e ainda continuaria a compartilhar o mesmo fuso horário que Porto Alegre, experimentando um nascer e um pôr do Sol o mais próximo possível das seis horas da manhã durante todo o ano. Pelo menos, com esse fuso horário que proponho, em vez de o dia clarear às 08h00min, iria clarear às 07h30min o que já é um alívio para o frio oeste gaúcho.

    Você também erra ao dizer que o dia começa a clarear exatamente 30 minutos antes do nascer do Sol, isso só ocorre em regiões um pouco próximas ao Equador. Aqui em Recife, o dia começa a clarear 20 minutos antes do nascer do Sol pois, estamos a 8 graus abaixo da linha do equador. A duração do dia aqui é quase de 12 horas durante todo o ano, não sofrendo grandes variações no horário de nascer e pôr do sol como sofre os estados do Sul e Sudeste que você deu de exemplo. Em São Paulo, o dia começa a ficar claro uns 40 minutos em média antes do Sol nascer e em Porto Alegre, uns 45 minutos, e isso só durante o verão. Em Buenos Aires, Argentina, 60 minutos antes e na Antártida, o Sol não nasce e nem se põe durante seis meses.
    Quanto mais próximo da linha do Equador, mais calor e menos luz do dia. Quanto mais longe, mais frio e mais luz do dia durante o verão.

    Esqueci de mencionar que Massachussetts há alguns anos está tentando migrar do Eastern Time (GMT -5) para o Atlantic Time (GMT -4). RH, NH, VT e MA também querem adotá-lo caso MA também o adote. Ano passado vários estados pediram para ficar em horário de verão permanente,, inclusive a CA e FL. Pesquisem na internet MA Atlantic Time, e Permanent daylight saving time in the United States… A tendência em muitos países é adiantarem uma hora permanentemente – como fez a Argentina na década de 30 – e acabarem com horário de verão. A maior dificuldade na União Européia e nos EUA é que os fusos precisam ser coordenados, não pode a França ficar GMT +2 e a Alemanha GMT +1 por exemplo. Movendo-se para o leste o horário não pode diminuir. O mesmo caso acontece nos EUA. Os países ou estados precisam chegar a um acordo para que os fusos sejam implementados, senão fica uma colcha de retalhos.

    Você também erra ao querer comparar estados americanos, cujo território está a vários graus a norte da linha do Equador e cuja as quatro estações são bem definidas durante o ano, com uma região que faz calor o ano inteiro e está embaixo da linha do equador. Os Estados Unidos poderiam entrar em horário de verão permanente e até em horário de verão duplo, se quiserem (como a França e a Espanha que, deveriam observar o UTC/UTC+1 mas observam o UTC+1/UTC+2 e Portugal Continental, que deveria observar o UTC-1/UTC mas observa o UTC/UTC+1) simplesmente porque, devido a alta latitude, durante o verão (inverno no Brasil), mesmo com a adoção do horário de verão, esses estados experimentam o dia ficar claro antes das 5 da manhã (o que seria antes das 4 da manhã sem o horário de verão) e em contrapartida, o céu só escurece após 8 ou 9 da noite. É até interessante eles observarem o horário de verão duplo porque, o céu nesses estados ficaria claro antes das 6 da manhã e só escureceria após 9 ou 10 da noite e, talvez seja por isso que os estados da costa leste queiram mudar de EST/EDT para AST/ADT (e outra, tenho quase a certeza que eles não abandonariam o horário de verão. O lobby para o horário de verão é enorme nos Estados Unidos e, mesmo adotando o Horário Padrão do Atlântico, eles ainda observariam o Horário de Verão do Atlântico para ter ainda mais luz solar à noite durante o verão) e, como o inverno é rigoso, creio que seja irrelevante para eles que o dia comece a ficar claro apenas às 8 ou 9 da manhã durante o inverno com o AST pois, será frio do mesmo jeito.
    A duração do dia nos Estados Unidos e Europa chega a 15 horas, enquanto aqui no Nordeste não chega a 13 horas. Caso o horário de verão permanente seja adotado aqui, durante todo o ano, o Sol sempre nascerá após às sete horas da manhã sendo que, em lugares próximos à linha do Equador, o Sol nasce próximo às seis horas. E nunca, mesmo com Recife adiantando os relógios em 3 horas, o dia terá mais do que 12 horas aqui: ou seja, atualmente, o Sol nasce em média às 05h15min e se põe em média às 17h15min: com o UTC/GMT, o Sol nasceria às 08h15min e se poria às 20h15min ou seja, o dia continuaria tendo 12 horas do mesmo jeito. Já se Nova Iorque observasse o AST/ADT, o nascer do Sol no horário de verão seria, em vez de 05:24/20:30, seria às 06:24/21:30 (horário de verão duplo): é errado, mas para Nova Iorque ainda compensa, para Recife, não.

    Você só poderia comparar os fusos horários do Brasil com países como a Austrália por exemplo, cujo território compartilha quase que os mesmos paralelos que o Brasil. Lá, assim como no Brasil, o horário de verão é apenas observado no Sul e Sudeste. Norte, Nordeste e Oeste não observam – por mim, poderiam observar mas, apenas durante o verão. Nada de horário de verão permanente.

    A ideia de um fuso horário de 30 minutos para Pernambuco, tive do ACST “Australian Central Standard Time” que, atualmente, está a UTC+09:30 no inverno e UTC+10:30 no verão. Adelaide, a capital do estado australiano da Austrália Meridional, tem o tempo médio local de UTC+09:14 e, portanto, poderia tanto observar o UTC+9/UTC+10 quanto o UTC+09:30/UTC+10:30 mas, devido ao interesse de ter uma maior proximidade com Sydney e Melbourne (UTC+10/UTC+11), preferiu esse fuso horário de meia hora. Portanto, o leste da Austrália adota o UTC+10/11, o centro, o UTC+09:30/UTC+10:30 e o Oeste, UTC+8/+9

    Fusos horários de meia hora servem justamente para isto, para que um estado não seja dividido ao meio por dois fusos horários e nem que o oeste viva em horário de verão permanente, o que é péssimo para locais desérticos como a Austrália e o Nordeste do Brasil.
    O interessante seria que, ao Recife observar o UTC-02:30/UTC-01:30 nós, estariamos exatamente doze horas atrás de Adelaide que, observa o UTC+09:30/UTC+10:30. Experimentariamos um horário de nascer e por do Sol um pouco semelhantes e adotariamos o fuso horário mais correto para nós.

    Resumindo: para Recife UTC-3/UTC-2 NÃO! UTC-2/UTC-1 TAMBÉM NÃO! UTC-02:30/UTC-01:30 SIM! É O CERTO! Apenas para RN, PB, PE, AL, SE.
    Resumindo: para Fortaleza e Salvador: UTC-2 NÃO! UTC-3/UTC-2 SIM! Horário de Verão e Horário de Inverno. Nada de Horário de Verão Permanente, não gostamos de tanto Sol assim.

    Bom, mas essa é apenas a minha opinião.

    Abraços e se quiser me retrucar, fique à vontade.

Na verdade seria bom que os relógios de todo o País fossem adiantados em 1 hora e que esse fosse o horário fixo,aproveitaria mais a luz do sol como fazem países desenvolvidos.

    Exatamente, como faz a maior parte da União Européia e a Argentina. Só que n ocaso do nordeste, nesse caso deveria-se adiantar duas horas então. Na França e Espanha adotam GMT +1 que é o fuso da Alemanha, mas o fuso solar que era adotado até a o começo da segunda guerra era GMT, igual ao Reino Unido e Portugal. Então desde a segunda guerra, França e Espanha já adotam um fuso horário adiantado e no verão adiantam mais uma hora no horário de verão. Passei o 14 de julho na França uns anos atras e os fogos só começaram em Nice após às 22:00, quando escureceu. Adoro horário de verão, luz solar até tarde.Agora a União Européia quer adotar hora´rio de verão o ano inteiro à partir de 2021, ainda estão discutindo em Bruxelas, pois tem que fazer plebiscito em cada país. Na Itália ganhou por esmagadora maioria continuar a adiantar no verão para GMT +2 e continuar em GMT +1 no inverno. Horário de verão na Europa e EUA vai de equinócio à equinócio. Não é essa maluquice do Brasil dee ssó três meses.

    Espero que leia o comentário que deixei ao fim da página mas, novamente, você está errado ao querer comparar cidades que tem 15, 18 horas de luz solar por dia no verão com Recife que, tem apenas 12, 13 horas durante todo o ano.
    Amigo, com a observância do UTC-1 aqui durante todo o ano, o céu só ficaria claro a partir das 7 horas da manhã e só escureceria às 8 horas e 30 minutos da noite no sertão do estado onde, no verão, é um calor infernal e é sofrível que o dia escureça tão tarde em locais assim.
    Se você gosta, é ótimo mas tenha certeza que, essa anomalia de horário de verão permanente ou horário de verão duplo como você propõe aqui no Nordeste, seria motivo de impeachment de governadores. O calor aqui é de mais, o dia tem sempre doze horas de duração. Não é necessário que tenhamos horário de verão o ano inteiro e sim apenas no verão, como o nome diz. O que proponho é que o fuso horário do MA, PI, CE e BA continue em UTC-3 no inverno e só vá para UTC-2 durante a primavera e o verão (equinócios, concordo com você: o horário de verão tem que ter 6 meses), enquanto o RN, PB, PE, AL e SE observem o UTC-02:30 no inverno e o UTC-01:30 no verão.
    Fuso horário correto, sim! Horário de verão permanente no inferno que é o Nordeste do Brasil, jamais! 99 população não concordaria (incluindo eu).
    Abraços!

É uma pena e um desperdício o dia acabar as 5 da tarde em cidades turísticas e a beira mar…. poucos acordam as 4 e meia da manhã, o horário deveria ser ajustado para nascer do sol perto das 6 am e por do sol para 6pm como é na maior parte do Brasil

Simplesmente bizarro o sol nascer às 04:30 e se pôr umas 17:30 em pleno verão astronômico. No extremo sul do RS, em dezembro e janeiro o dia amanhece antes das 06:00 e o sol chega a brilhar até às 21:00 hrs no Chuí e em Uruguaiana.

Nossa! É instigante que um post continue sendo comentado mesmo após alguns anos! É notório que o assunto abordado continua sendo interessantíssimo!
Também fiz parte dos comentaristas a cerca de 4 anos, e entre meados de 2014 e 2015 até cá, passei a interessar-me mais sobre o assunto e; assim como no passado, ainda defendo o adiantamento permanente de 60 minutos em nossos relógios.
À minha procura de mais informações, descobri o site https://timeanddate.com/ (de conteúdo astronômico, geográfico… Fornece inúmeras informações sobre o nascer e o pôr do Sol, da Lua, previsão do tempo e detalhamento das zonas horárias de todo o planeta) e nesse site consta que: até 1913, os relógios recifenses eram sincronizados com o Sol, ao modo de que l meio-dia ocorria quando o Sol chegava ao ápice do seu movimento diário; neste ano, com o estabelecimento de quais zonas horárias o Brasil deveria adotar, coube ao presidente Hermes da Fonseca sancionar uma lei que fez com que quem tinha os seus reloginhos de bolso, os atrasassem em 40’24” (40 minutos e 24 segundos) para que adequassem-os ao tempo da capital federal à época, o Rio de Janeiro. Portanto, o meridiano que corta o Marco Zero da cidade está marcando 02h19m36s ante o Meridiano de Greenwich; sendo óbvio que o mais sensato a ter sido feito era que, em vez se atrasar 40 minutos, apenas adiantar mais 20 minutos para que; em vez de marcarmos 03h00m00s ante GMT, apenas 02h00m00s ante GMT.
| O meridiano que determina o horário atual (UTC-3), é o 45 graus a Oeste, este que passa ao lado de São Luis, que está a mais de 1.000 quilômetros daqui; enquanto o meridiano que determina o horário proposto (UTC-2), é o 30 graus a Oeste, este que passa um pouco à direita de Fernando de Noronha que está a cerca de 500 quilômetros. Ora, qual é o mais perto?
| Outro argumento favorável baseia-se ao fato de que a Região Metropolitana do Recife encontra-se dividida quase que ao meio pelo meridiano 35 graus a Oeste: 35 é mais perto de 45 ou de 30!?
| E sobre o nascer e o pôr do Sol: com a atual hora, entre às 04:49 e às 05:34; com a proposta, entre às 05:49 e às 06:34 (boa parte entre a faixa das seis da manhã; como estabelecido internacionalmente). Qual o certo? E o pôr do Sol; com a atual hora, entre às 17:07 e às 17:46; com a hora proposta, entre às 18:07 e às 18:46 (sempre entre a faixa das seis da noite). Não acha mesmo que é o correto?!
São muitos argumentos favoráveis, mas não citarei todos para não transformar meu texto num capítulo da Bíblia (com o perdão pela blasfêmia). Mas, se é para tomar uma atitude, eu mesmo já tomei. Adoto este fuso horário por livre e espontânea vontade! Estou aproveitando todos os raios solares do dia (e não perdendo uma hora deles; como antes), sentindo a sensação de manhãs e tardes com quase a mesma duração de 6 horas (e não manhas de 7 horas e tardes de 5 horas) aliado à certa economia de energia e diminuição do calor sentido pela manhã ao sair de casa, já que saio quando o Sol ainda está nascendo.
Enfim, só mudei de ideias em relação a enquadrar todo o Estado no fuso horário oceânico. O meridiano que delimita o UTC-3 e o UTC-2, em Pernambuco, também delimita o Sertão do Estado com as outras regiões; sendo correto portanto que o Sertão permanecesse em UTC-3 (fora que Petrolina e Juazeiro, BA; são irmãs siamesas e duas cidades com fusos horários distintos seria uma dorzinha de cabeça corriqueira…). Mas concordaria que apenas o Sertão entrasse em Hora de Verão e durante esse período, Pernambuco inteiro estaria à vigência de apenas um fuso horário. Bom… São ideias…

Pessoal, ainda não tinha parado pra pensar e raciocinar sobre esse assunto tão a fundo quanto agora, depois de ler os diversos comentários aqui postados. Na verdade confesso que a ideia de adiantar o relógio em 1 hora, nunca me agradou e achei perfeito quando finalmente saímos dessa rotina de horário de verão. Mas depois dos argumentos levantados aqui, não existe brecha alguma para não adiantarmos os nossos relógios em 1 hora de uma vez por todas. Está claro em qual fuso estamos inseridos (sou do Recife) e nada mais natural e apropriado migrarmos para o horário deste. Grato ao Gabriel, ao Lucas, Kleber e aos demais que opinaram e que me fizeram repensar este assunto.

Concordo 100%! Acho que o Nordeste deveria mudar para o mesmo fuso horário de Fernando de Noronha, pois geograficamente falando, está naquele fuso! Segundo, por ser ‘verão’ o ano todo, deveria adotar um ‘horário de verão’ permanente! Ou seja, mudar de horário 2 horas para frente. O ano todo! Quem quer luz do dia já às 4:30 da manhã, e escuridão já às 18 horas? Esse horário atual do nordeste é nada menos que uma bosta, e uma sacanagem total com seu povo. É ruim para o turismo, é ruim para os negócios (imagina quanto mais comerciantes ganhariam em vendas na praia, por exemplo, com duas horas mais de vendas por dia, justamente no horário que todo mundo está saindo do trabalho!!). E também é ruim para segurança!!! FATO: ocorre mais accidentes e assaltos quando está escuro. Então porque continuar com horários que alinha o fim do horário comercial justamente com quando termina a luz do dia? Será que funcionários não deveriam ter direito à nem uma horinha para curtir um pouco de praia depois de sair do trabalho? Eu sou canadense, e fiquei 9 meses no nordeste (Maceió) pela primeira vez. Achei essa rotina de sol às 4:30 da manhã e noite já às 18 tão idioticamente absurdo que eu não moraria naquela região mesmo que fosse só por esse motivo. Aqui no Canadá somos abençoados com dias de ‘verão’ de verdade, ou seja LONGOS! Já tá na hora do povo nordestino acordar e tirar são região dessa escuridão tão prejudicativa para negócios, segurança e turismo que chega a ser criminoso.

Nem acredito que encontrei um texto cujo conteúdo foi o que sempre pensei desde que me conheço por gente! Moro em João Pessoa, PB, e realmente nunca entendi o pq de meu Estado, assim como PE, RN, AL e SE não participarem do horário de verão. Tudo bem que não temos o fator latitude, visto que a duração dos dias e das noites não mudam tanto quanto muda nas regiões sul e sudeste do país no decorrer do ano, mas temos o fator longitude, que é justamente o que foi tratado no texto! Esses Estados deveriam normalmente ter seu horário 1 hora a frente de Brasília! A Bahia, apesar da sua maior parte estar no UTC -3, deveria voltar a adotar o horário especial tbm, visto que já se localiza um pouco mais afastada da linha do Equador, além do fato de por muitos anos ter sido o único Estado do Nordeste a adotar o horário de verão! Incluir o CE, PI e MA eu já não concordaria por sabermos que, além de estarem bastante próximos da linha do Equador, estarem no seu fuso correto (UTC -3). Em 1914, nosso horário foi unificado por questões políticas e econômicas! E pq não manter essa sincronia, já que a condição de estarmos no fuso UTC -2 nos permite isso?! Aqui em João Pessoa, o dia em que o Sol nasce mais cedo se dá agora entre os meses de outubro, novembro e início de dezembro, chegando a nascer às 4:51, com o céu já estando claro bem antes, umas 4:30, quando a maior parte da população está dormindo! Por que não transferir essa claridade desperdiçada no início da manhã para o final da tarde?! Enfim, sou totalmente favorável ao horário de verão na faixa leste do Nordeste, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte! Pena que não aparece ninguém com poder de alterar a abrangência do Horário de Verão que conheça essas particularidades sobre nossa região, e assim, incluir esses 6 Estados do Nordeste no decreto!

Se adotar o horário de verão aqui no nordeste vamos acordar no escuro, onde eu moro no Recife 4 horas da manhã o céu está claro. Para que horário de verão se acordamos cedo já.

    Olha Lili, adiantar os relógios em uma hora para o nordeste não seria horário de verão, nada mais nada menos seria a adoção do horário correto. Eles usaram essa expressão “Horário de Verão permanente” para facilitar a compreensão, e vamos ser sinceros quatro horas é pra estar escuro porque é madrugada ainda e em qualquer parte do mundo normalmente quem acorda às quatro acorda de noite, mas se você gosta dessa anomalia ok quando for cinco horas da tarde vai estar quase noite, bem certinho o peíodo da tarde às escuras e a madrugada de dia.

Curiosamente, parece que o governo chileno escutou o Ricardo, e durante a semana decretou que no Chile não mais haverá mudança de hora, e o país vai permanecer sempre com o horário de verão. Ou seja, vai ficar com o mesmo fuso horário do Brasil, quando em Brasilia termine o horário de verão.
Em Santiago normalmente já escurece tarde, no verão por volta das 9 e meia. O estranho vai ser no inverno, quando irá amanhecer quase as 9 da manhã, os chilenos vão ter que acordar de noite. É o caso oposto ao Nordeste do Brasil.
No extremo Sul, em Punta Arenas, vai ser complicado, pois no inverno o sol só vai aparecer por volta das 10 da manhã. É curioso que seja a mesma hora tanto no Atlântico como no Pacífico.
O Chile e o Peru, apesar de estarem colados, vão manter sempre duas horas de diferença.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito