Galinhos

Por que parte do Nordeste deveria adotar o horário de verão o ano inteiro

Antes de dizer por que deveria, já dou o argumento, irrefutável, pelo qual o Nordeste não deveria adotar o horário de verão: porque a maioria dos nordestinos não gosta do horário de verão, e a gente aqui de fora não tem nenhum direito de apitar.

Pronto.

Deixando isso claro e estabelecido, porém, não custa trazer à tona o argumento ~científico~ para que o Nordeste adiantasse os relógios por uma hora, não só agora no verão, como no ano inteiro.

Dá para constatar isso empiricamente. Em regiões próximas ao Equador, o sol nasce às 6 da manhã e se põe às 6 da tarde/noite, com pouca variação durante o ano. Na região costeira entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, no entanto, alvorada e poente ocorrem bem mais perto das 5 do que das 6. Em João Pessoa, que é o ponto mais oriental do Brasil, às 6 da manhã o sol já está alto (e a beira-mar já está fechada para o jogging desde as 5, quando sempre há claridade). O Bolero de Ravel começa a tocar na praia do Jacaré, em Cabedelo, anunciando o espetáculo pôr do sol, lá pelas 16h40…

Meridiano 39

A coisa fica fácil de entender quando se observa o mapa dos fusos horários. O Meridiano 39º Oeste, que separa a zona a -2 horas de Greenwich da zona a -3 horas de Greenwich, corta o Brasil na ponta leste do Nordeste. O Rio Grande do Norte, a Paraíba, a Zona da Mata de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, o litoral norte baiano e a cidade de Salvador ficam na banda a leste do meridiano, onde o horário em vigor deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha.

(Já o Ceará, o Piauí e o Maranhão estão o oeste do meridiano, e devido à latitude equatorial acabariam tendo que acordar no escuro, se o horário de verão fosse adotado. O horário nesses estados está certo o ano inteiro.)

Meridiano 39 W

Esse outro gráfico (desculpe a ampliação em baixa qualidade) mostra como a linha do fuso horário deixa de seguir o meridiano quando encontra o Brasil, para poder incluir a costa nordestina e unificar seu horário com a maior parte do país.

Ou seja — como filho de sergipano, eu digo: conterrâneo, você tem todo o direito de não querer embarcar no horário de verão. Mas que seria o horário certo pra toda região do litoral leste nordestino de Salvador pra cima, seria…

117 comentários

Galera, criei um abaixo assinado para mudar o fuso dos 5 estados do Nordeste, clique aqui para apoiar. https://chng.it/khrGzzt7

    Palmas pela iniciativa do abaixo-assinado; o que é teoria aqui, já é prática para mim. Os meus relógios observam o que eu denominei como o Horário Padrão do Atlântico brasileiro entre o último domingo de março e o último domingo de setembro, ao passo que observam o que eu também denominei como o Horário de Verão do Atlântico brasileiro entre o último domingo de setembro e o último domingo de março.
    O último domingo de março é entre os dias 25 e 31, enquanto o último domingo de setembro é entre os dias 24 e 30. Em uma dessas datas, em março, às 2 da madrugada no atual horário de Recife (que é o mesmo de Brasília) eu, atraso os meus relógios das 4 da madrugada para às 3 da madrugada, ao passo que também às 2 da madrugada eu, adianto os meus relógios das 3 da madrugada para as 4 da madrugada, sendo essa alteração em uma dessas datas de setembro.
    Escolhi essas datas pois já foram datas usadas para observância do horário de verão europeu até 1995, e também por serem datas que procedem as dos equinócios. Os dias entre 24 e 30 de setembro procedem os dias entre 19 e 23 de setembro, que são datas onde ocorrem o equinócio da primavera. Ou seja, o horário de verão sempre começa após o início da primavera. Já os dias 25 e 31 de março também procedem os dias entre 19 e 23 de março, que são datas onde ocorre o equinócio de outono. Ou seja, o horário de verão sempre termina após o início do outono.
    Portanto, observo, de forma estranha para alguns, dois horários que, dependendo do ano, me deixam de 1 a 2 horas à frente dos recifenses.
    Só confesso que a observância do horário de verão por mim é por um hábito exclusivamente europeu que eu tenho, ao passo que, oficialmente, não concordaria com a observância do UTC-1, caso o nosso horário fosse ajustado para o UTC-2. Hoje, o sol nasceu às 07h24, e muitos não aprovariam isso por aqui. Também dei a ideia de um fuso horário de meia-hora, para que o oeste pernambucano não observasse um horário de verão permanente ou horário de verão duplo, mas fusos horários de meia hora são mais “confusos” (trocadilho) do que funcionais, e a maior parte da população pernambucana está à leste, o que compensaria a observância da hora de Fernando de Noronha (sem horário de verão) durante todo o ano.
    E aqueles dados que você pós em seu abaixo-assinado foram da Wikipédia? Se foi, fui eu quem os fiz! Cara, você não imagina o trabalho que deu para reescrever aquele artigo.
    Bom, espero que um dia alguém ponha em prática para todos o que já é prática para mim. A discussão está feita e rica em detalhes o suficiente para todos entenderem.

    Sim. Me baseei na Wikipédia e no tweet desse cara aqui: https://twitter.com/itaeciofilho_ para criar esse abaixo-assinado, pois as 2 regiões Norte e Nordeste não adotavam horário de verão por serem próximas a linha do equador, mas o problema é que em Belém o sol tem o dia e nascer sincronizados, enquanto nos 5 estados do Nordeste o sol nasce e se põe uma hora antes do horário ideal, desde 1913 quando os fusos horários do Brasil foram criados, o fuso desses estados estão errados, e até hoje ninguém teve coragem de ajustar ao fuso horário correto. Coloquei como o horário de verão opcional UTC-1 porque em 2002, a última vez que Pernambuco usou horário de verão, o fuso UTC-2 deveria ser o horário padrão. Inicialmente eu queria que Pernambuco fosse dividido em 2 fusos, porque a parte de Petrolina está no fuso correto (UTC-3), mas depois mudei de ideia, e vi que Pernambuco estar dividido em 2 fusos geraria uma confusão, por isso que na minha proposta coloquei para todo o estado ser incluído ao fuso de Noronha (UTC-2), foi o que fizeram com o Pará em 2008, antes era dividido em 2 fusos (UTC-3) e (UTC-4), aí resolveram incorporá-lo ao fuso de Brasília, porque realmente um estado ser dividido em 2 fusos não faz muito sentido.

Na minha opinião, a questão não é horário de verão, mas fuso horário. Não é preciso seguir o horário de Brasília hoje em dia. É a situação geográfica em relação aos meridianos e Equador. Com a tecnologia do hoje é mais fácil ajustar. Horários de aviões, transporte e tudo mais. Só tem sentido para os Estados Unidos que tem o sentido “horizontal” em latitudes.

É impressionante como nos nordestinos estamos perdendo o dia de vez de aproveitar o dia nos não aproveitamos isso é muito errado eu moro em União dos Palmares em Alagoas aqui no verão a duração do dia é de 12 horas e 40 minutos de luz solar quase 13 horas já no inverno a duração do dia é de 11 horas e 35 minutos de luz solar no outono o nascer do sol é de 5:34 e o por do sol é de 17:09 já no inverno o nascer do sol é de 5:42 e o por do sol é de 17:24 já na primavera o nascer do sol é de 4:53 e o por do sol é de 17:23 já no verão o nascer do sol é de 5:23 e o por do sol é de 17:51 se adiantar em 1 hora pro fuso horário de Fernando de Noronha que é o correto o nascer do sol no outono é de 6:34 e o por do sol é de 18:09 já no inverno o nascer do sol é de 6:42 minutos e o por do sol é de 18:24 já na primavera o nascer do sol é de 5:53 e o por do sol é de 18:24 já no verão o nascer do sol é de 6:23 e o por do sol é de 18:51seria melhor assim

Os Estados RN, PB, PE, SE e AL deveriam estar com 1 hora a mais no relógio em relação ao horário de Brasília. ( 6 horas da manhã o sol já tá ‘fervendo’. No verão o sol nasce de 4:50 da manhã, meu Deus kkkk. #horariolegal

    Para falar a verdade, o nordeste deveria também adotar o horário de verão se caso voltasse, eu sou de Pernambuco e acho que PE, AL, SE, RN e PB deveriam adotar o fuso -2 como horário padrão, assim amanhecia de 5:30 e escurecia ás 18:30 e no horário de verão passar a adotar o -1, assim amanhecia de 6:30 e escurecia ás 19:30.

Aqui em pacatuba regiao metropolitana de fortaleza, 5:30 o sol ja ta comedo os miolos da gente.rsrs

    Mas Fortaleza e 99.9% do Ceará está geograficamente localizado no fuso horário de Brasília, cujo meridiano-base é o de 45 graus a oeste e o limite leste é o meridiano 37 graus e 30 minutos a oeste; Fortaleza está a oeste deste meridiano e portanto observa corretamente o fuso horário atual. Agora, seria interessante o Estado e toda a Região Nordeste voltar a observar o horário de verão, aí o Sol não seria tão intenso às manhãs durante o verão.

Quando eu era criança, Fortaleza tinha horário de verão. Eu acordava 5:30 pra ir à escola, e durante o horário de verão, 5:30 ainda tava escuro. Por isso eu odiava, ainda mais criança e adolescente que precisa dormir muito. Era uma tortura acordar antes do nascer do sol. Às 5 da manhã já está claro pra gente, e pro povo que precisa acordar cedo é melhor que seja assim. Mas confesso que hoje eu adoraria seguir um fuso de -2, pra que a claridade chegasse uma hora mais tarde. Eu aproveitaria melhor o dia dessa forma rs

Olha, não entendo muito dessas linhas geográficas e seus graus. Mas realmente o sol nasce absurdamente cedo aqui em Aracaju.

5:30 já está bem forte NO INVERNO!!!

Seria melhor fosse adiantado uma hora. Teriamos um melhor sono e aproveitamento da luz do dia.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito