Gol no Ar: em setembro, entretenimento a bordo via intranet

Gol no Ar

Fiz esta manhã um bate-volta diferente. Saí de Congonhas, embarquei num vôo regular da Gol, fui até Porto Alegre e voltei, sem sequer sair do avião. Junto comigo estavam jornalistas e blogueiros. Estávamos ali para experimentar em primeira mão o novo sistema de entretenimento de bordo da Gol, o Gol no Ar.

Gol no Ar, no iPhoneGol no Ar: no iPhone

Tinham me contado sobre esse projeto há pouco menos de dois anos, quando começamos a conversar sobre a parceria entre a Gol e o Viaje na Viagem. Na época me pediram sigilo — e depois, para ser sincero, acabei até esquecendo o assunto. Até que, essa semana, veio o convite para este, digamos, vôo de exibição.

Navegação do Gol no Ar

Gol no Ar

Mas não é que ficou redondinho? A idéia — nascida e criada na Gol, sem paralelo em nenhuma outra cia. aérea do mundo — é muito inteligente: a programação multimídia (vídeos, podcasts, música, artigos digitalizados, jogos) é transmitida por intranet (um “wifi interno”) e captada por laptops, iPhones e iPads.

Gol no Ar

Com isso, a Gol passa a oferecer entretenimento de alto nível, sem precisar trocar toda a frota (se bem que os primeiros aviões a oferecer o sistema são os novos Boeings 737-800 com Sky interior e tomadas).

Boeing 737-800 com tomadas

Nesta fase de testes o sistema só é acessado com senha, mas a partir de 1o. de setembro o sinal será aberto para todos os passageiros, nos vôos em que estiver funcionando.

Abril + Globo Rádio

Por enquanto, os parceiros de conteúdo são as grifes do mainstream: GNT, SporTV, GloboNews (na fase final para assinatura a parceria), Abril (modo leitura, apenas), CBN, GloboRádio, Coquetel (joguinhos). Os vídeos têm no máximo 15 minutos: a exibição não é em streaming; é preciso primeiro carregar. (Mas como você carrega, pode reiniciar e repetir o quanto quiser. Eu assisti ao gol de bicicleta do Leandro Damião umas quinze vezes…)

Leandro Damião no Gol no Ar

Uma parte do conteúdo será quente: notícias do dia da GloboNews, do SportTV e colunas da CBN. Esses conteúdos serão atualizados pelo servidor do avião a cada pouso em nove aeroportos (Congonhas, Cumbica, Santos Dumont, Galeão, Confins, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Belém e Fortaleza).


Rádios no Gol no ArGol no Ar: jogos

A audiência dos canais e dos conteúdos será monitorada, o que vai permitir afinar o line-up e os assuntos. Numa segunda fase, estarão disponíveis joguinhos em rede — você vai poder jogar batalha naval contra o passageiro do assento 14E, dez fileiras à sua frente, que você nunca viu mais esbelto.

A novidade começa em 280 vôos por mês, a maior parte deles na Ponte Aérea; até o final do ano serão 400 vôos mensais.

Gol no Ar: CBNGol no Ar: Multishow

Antes que você desligue, aí vão as respostas às três duas perguntas que você está me fazendo desde que começou a ler o texto:

1) Não, não pega internet. O sistema é intranet. (Do jeito que as coisas estão evoluindo, porém, não duvido que o que foi feito acabe servindo para encurtar a implantação de um wifi pleno…)

2) Não, o sistema não é totalmente compatível com Android ou Nokia. Mas funciona em qualquer PC e netbook equipado com wifi.

(Atualização: retirei a observação sobre o Caribe porque os aviões da Gol não são atrelados a rotas fixas, e os aviões com Gol no Ar podem sim, eventualmente, fazer as rotas da companhia no Caribe.)

Enfim, no geral gostei bastante. Achei lúdico poder usar os meus próprios aparelhos para sintonizar a programação do avião, sem precisar me entender com os sistemas de difícil navegação que as cias. aéreas costumam inventar. A qualidade da imagem, evidentemente, é inferior à das telas individuais dos aviões mais poderosos (o jeito é não assistir no modo tela inteira). O sistema é bem bacana; e sempre será tão interessante quanto o conteúdo que for oferecido.

Vai viajar Gol? Leve seu laptop. E não esqueça do seu fone de ouvido, porque não vai ser nem distribuído nem vendido a bordo 😎

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


27 comentários

Muito bacana a ideia…
Vamos ver quando começar a funcionar pra valer! O povo q nao sabe conectar no Wifi e etc…
Minha pergunta: Tem Outlets nesses aviões? 🙂

(Falando na Gol, acabei de perceber que no bannerzinho aí do alto (busca de voos) não tem AEP como destino…)

Projeto bacanésimo! (Podia ter pra BsAs, mesmo que desliguem o troço na fronteira com o Uruguai…)

    Não tem para Buenos Aires. Quando vão colocar para esse trajeto?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito