Golpes contra turistas: o debate na Globonews

Globonews

Sexta passada fui convidado a participar de um debate num jornal matinal da Globonews sobre os golpes mais freqüentes contra turistas brasileiros no exterior.

Os correspondentes Joana Calmon, de Paris, e Ariel Palacios, de Buenos Aires, fizeram um ex-ce-len-te levantamento de todos os golpes aplicados em suas praças.

De minha parte, eu precisei, meio que de surpresa, defender a segurança da segunda classe dos trens europeus e a noção de que o turista precisa ser levado na coleira 24 horas por dia para ser poupado dos inconvenientes da vida real…

Para assistir, clique aqui.

Ah, sim. Além do resumo dos golpes no exterior e do raio-x da cabeça do contigente de agentes de viagem que ainda não se reciclaram, eu saí do estúdio com uma importante constatação:

@riqfreire

Plim, plim!

Assista: Os golpes mais comuns contra turistas, na Globonews

Leia também: Como ser turista em Buenos Aires e não cair em golpes, por Ariel Palacios

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


43 comentários

Reintero minha opinião….a Globo tá perdendo o Riq num super programa de como viajar por conta,com pacote (as minhas tias adoram a “bagunça” e as amigas que fazem nos pacotes) e a REALIDADE de se viajar…fala sério!
Alô GLOBONEWS…sou assinante e acho que vcs estão perdendo….kkkk

Assisti ao programa na íntegra e acho um verdadeiro absurdo as ‘dicas’ dadas pelo cidadão defensor das agéncias de viagem. Esse senhor, presidente da ABAV não estava nem aí para o assunto discutido, estava mais preocupado em fazer terror com informações totalmente equivocadas. É de se espantar que alguém da área de turismo fale tanta asneira, ainda mais em rede nacional. Ele disse ser contra reservar qualquer tipo de serviço, passagem ou hotel pela internet… Em que mundo esse cara vive??
Parabéns Ricardo Freire e aos correspondentes em Paris e Buenos Aires pelas Verdadeiras imformações e dicas!

Endosso as opiniões do José Luiz, Celina, Ana Luiza, Luxcoelho, Cris e todos os outros que virão indignados contra o presidente da ABAV!

Prefiro acreditar que ele não expressa a opinião todos os agentes de viajem pois como em todas as áreas, existem profissionais e profissionais, minha sugestão ao presidente: se reinvente, use a criatividade, vender produtos utilizando a tática de botar medo e assustar o turista de primeira viagem está com os dias contados, prova disso é que cada vez mais aumenta o número de pessoas que começam a viajar por conta própria, pesquisando blogs, pegando dicas com amigos, etc. e tal,

Perrengues sempre vão existir, seja em NY, Paris, Buenos Aires, Rio, São Paulo, etc., o que deve ser feito é sempre estar atento e ao mesmo tempo não deixar que algum contratempo se transforme em uma tragédia e estrague todo o seu passeio!

Boa viagem para todos!!

Assunto off topic:
Comecei a usar o Chrome como navegador há poucos dias e percebi que nele tem um “delay” para aparecerem os posts novos. A mesma coisa acontece quando uso o Safari no celular. Alguém saberia me explicar como evitar isso?

Meu deus,o que é o presidente da ABAV!!! Só tocou o terror na audiência com o a história do trem de segunda classe! Que “falta de classe”, na verdade, hehe, só para vender os “flexi pass”, que saem mais caros do que comprar 1ª classe diretamente na companhia. Eu, por opção pessoal, prefiro a 1ª calsse, mas mais por causa do conforto e não da segurança e já que nao posso pagar 1ª calsse em avião, pelo menos no trem eu me dou ao luxo quando a tarifa é boa. Mas se nao fosse por isso, iria de 2ª classe sem problemas.

Aliás, minha mãe foi vítima de um golpe dentro da primeira classe do FrecciaRossa Roma-Florença, pois ao subir com a mala nos degraus, um senhor, sem pedir licença, já começou a carregar a mala dela e colocar no bagageiro. Ingênua, ela achou que fosse funcionário do trem. Eu logo vi que não, e senti que o cara ia exigir dinheiro. Dei uma nota de 5 euros e o cara exigiu 10 euros. Entreguei os 10 Euros só para nao ter de causar confusão a bordo, mas até hoje me arrependo de não ter denunciado para um fiscal de trem. Repetindo, isso foi na 1ª Classe, sr. presidente da ABAV!!

E sim, vi uma menina ter seu celular furtado dentro do metrô de Barcelona. Longe de mim tiranizar a vítima, mas ela não fez seu dever de casa: estava com uma mochila enorme nas costas, distraída falando ao celular, com o aparelho em uma mão e com a outra mão segurando um pilar BEM NA FRENTE da porta aberta em uma parada de estação. Quando o sinal tocou para o trem seguir, o trombadinha deu um pulo e arrancou o celluar dela e pulou para fora do trem antes da porta fechar. Distração total da mochileira, mas mesmo tendo testemunhado o fato, não deixei de andar de metrô por causa disso.

Muito boa a matéria. Lamentável a abordagem do sr presidente da Abav, parecia preocupado em valorizar o trabalho de agências… Ora, assim fica fácil garantir clientes(assustando).
Ainda bem q o Riq não se conteve! 🙂
Fica a dica pra Globo fazer um debate c o tema “viajar por conta própria”.
Fato é q os golpes na Argentina estão repercutindo demais.
E não me parece q as autoridades estão preocupadas.
De qquer forma acho melhor e mais fácil lidar c malandragens do que com violência, como ocorre em nosso país.

Meu Deus… Se eu estivesse participando, não conseguiria segurar o riso quando ele falou que não anda de mêtro em NY….

Salve Riq e Joana!!!

De onde surgiu aquela figura? Que declaração mais infeliz da criatura!!! O lance das agências é vender a Primeira Classe nos trens (que já não são o transporte mais barato) da Europa? De onde ele tirou essa “informação”??? Riq, obrigada por salvar o bolso dos assinantes dessa TV a cabo, pois o dinossauro só queria mesmo era dizer que por mais “alguns” euros o turista não seria roubado. Essa pessoa, com certeza não costuma viajar de trem na Europa!
Queridos turistas, por aqui tem batedor de carteira, daqueles que distraem a vítma ou aproveitam a distração do turista, e isso acontece em qualquer classe, qualquer local turístico, metro, aeroporto etc! quanto ao traslado, os mais seguros e pontuais, são os ônibus que estão em todos a disposisão em todos os aeroportos! Essa pessoa só quer vender os pacotes e os serviços, heloooou!

São Paulo, Paris, Madri, em qualquer lugar temos que ficar esperto, não fazer papel e cara de “turista bobo”. É só dar bobeira que sempre tem um malandro à espreita. Agora, as declarações infelizes daquele cidadão, o que foi aquilo? Qualquer guia da CVC poderia dar respostas melhores … Parabéns ao Riq pela brilhante participação, que só não teve mais brilho por conta da maquiagem no cocuruto. rsrs

É impossível que algum tripulante não tenha ficado impressionado (sendo educado) com as seguidas declarações do presidente da ABAV…

Para sorte dos telespectadores, o Riq estava lá para desmentir isso (com o apoio da Joana!) =)

Aproveitando o tema, eu tenho um amigo que foi furtado no último verão na rodoviária de Barcelona com mais um dos muitos golpes locais… uma pessoa chegou nele falando francês e ele não sabia nada, ficou distraído nesse momento e quando o cara foi embora, percebeu que sua mochila de mão que estava no chão ao seu lado não estava mais ali…

Enfim, é sempre bom ficar esperto!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito