Gospel em Nova York: as dicas dos leitores

Harlem, Nova York

Assistir a um culto animado por música gospel é um dos programas mais interessantes de Nova York. O passeio é vendido por diversas agências, mas é perfeitamente possível de ser feito por conta própria. O Harlem tem metrô fácil, e é mais mal-encarado do que perigoso.

Como turistas, devemos ter consciência de que não se trata de um show: a gente entra de penetra numa cerimônia religiosa. Deve-se ir bem vestido: calça (ou saia) comprida, ombros cobertos, sapatos fechados. O culto é longo — pode levar mais de três horas. Por isso, nas igrejas onde não há lugar específico para turistas, sente-se o mais perto possível da porta se quiser sair no meio, para chamar pouca atenção.

A dica que eu tinha furou: o culto da igreja batista Mount Moriah (5a. Avenida, entre W126th e W127th St.; metrô 125th St., linhas 2 e 3; domingo, 11h), popularizada entre brasileiros pelo Nelson Motta, anda bem caidinho. Quando fui, no começo de setembro do ano passado, havia mais turistas do que fiéis. A Vera Lucia esteve lá em agosto de 2009 e também teve a mesma impressão. Caso você tenha ido recentemente e tido outra impressão (vai que a gente tenha ido durante as férias da congregação ou algo assim), por favor nos conte.

O principal destino dos turistas hoje parece ser a igreja batista Abyssinian. Visitantes não-religiosos precisam entrar em fila na W138th esquina com Adam Clayton Powell Jr. Blvd (metrô 135th St., linhas 2 e 3; domingo, 11h) para tentar conseguir um lugar. No site da igreja encontram-se as orientações para turistas (clique aqui).

A Alessandra Fiorini tem uma dica para quem não quer entrar na fila: o culto da Mother Zion, ali pertinho (W137th St., entre Lenox e 7a. Avenida; metrô 135th St., linhas 2 e 3; domingo, 11h):

Atravessando a rua da Abyssinian, há a Mother Zion Church, igreja episcopal-metodista, tranqüila para entrar e com culto muito bonito. Há dois corais: um mais pop (que canta pouco) e outro mais tradicional (predominante). É um culto meio paradão, mas achei que continha uma bela mensagem e os freqüentadores são muito simpáticos com os turistas.

O Augusto Takaschima dá outras duas dicas no Harlem: a igreja batista Canaan (W116th entre Lenox e Adam Clayton Powell Jr. Blvd.; metrô: 116th St., linhas 2 e 3; domingo, 11h) e o Greater Refuge Temple (2081 Adam Clayton Powell Jr. Blvd., entre W124th e W125th St.; metrô 125th St., linhas 2 e 3; domingo, 11h).

A Canaan Baptist Church possui um coro de 30 pessoas acompanhado de piano, orgão, baixo, guitarra, bateria e bongos. Na metade do culto as pessoas estão pulando e dançando. Há mais música do que sermão, o que é uma grande vantagem em relação à Abyssinian, onde a enfâse maior é na preleção. O inconveniente é que os visitantes só podem entrar depois que o culto das 11 já começou e em uma área reservada.

No Greater Refuge Temple a música não é tão boa quanto a da Canaan, mas o visitante sente-se mais integrado. Ao contrário das outras igrejas do Harlem, esta não possui uma área reservada ao turista. Na verdade a Greater Refuge parece mais um auditório do que uma igreja. Pela característica do espaço a acústica é muito boa, o que, somado à animação do pessoal (que leva às vezes seu próprio tamborim), transforma a visita em uma experiência bem próxima do que esperamos de uma igreja do Harlem.

Finalmente: para quem quer ouvir gospel sem se abalar até o Harlem, a Sylvia descobriu a Times Square Church (237 West 51st St., esquina Broadway, domingo, 10h):

Chegamos às 9h, fomos tomar café e retornamos às 9h30. Foi bem difícil conseguir um lugar para sentar, por isso sugiro chegar antes. Não é solicitado nenhum pagamento e os cânticos começam as 10h e terminam às 10:45h. Dá para ouvir trechos no site. Mas no domingo em que fomos o solista não era afro-americano.

Como sempre, o melhor guia é feito pelo compartilhamento de dicas dos trips. Se você tem alguma dica testada de gospel em Nova York, deixe na caixa de comentários, por favor! E obrigado a todos!


51 comentários

Adorei as dicas.. desembarcaremos em NY, pela 1a vez na vida, em 06/11..
Com certeza vou seguir a dica da Flávia.. tb somos espíritas, mas queremos sentir a energia e boas vibrações emitidas numa cerimônia desse tipo.

Obrigado !!

Estou em NY e gostaria de assistir uma missa gospel, infelizmente os programas parecem ser todos no domingo e estou indo embora no sábado.
De toda forma gostaria de parabenizar a todos pelas excelentes dicas e informações, oferecidas de forma democrática e gratuita
Muito obrigado
God bless you all:)
JM

Olá!
Fomos à Times Square Church e AMAMOS!!! A proximidade, o horário e os posts daqui pesaram na escolha.
Já na entrada fomos recepcionados por um senhor muito simpático que nos levou onde emprestam os tradutores, mas em português seria através do celular (teríamos que fazer uma ligação) e optamos por ficar sem tradução e realmente não foi necessária!
Antes de vc entrar no “teatro” (pois não tem nada de igreja, é um teatro lindo!), uma mulher pergunta que horas vc pretende sair e vai indicando onde ficar de acordo com isso (para q vc não atrapalhe ninguém).
Começou pontualmente às 10:00 e terminou quase 11:00 (qdo fomos embora). Tem um telão onde passa a letra da música, ou seja, qdo vc vê, vc está batendo palmas, se balançando, cantando a música toda e chorando! É, na 1ª música eu já comecei a chorar (e meu marido tb). Ficamos muito emocionados! Adorei a energia do lugar! E sou espírita, não gosto de ir à igreja… Mas, qdo voltar a NY, voltarei lá com certeza!
Qdo começou a pregação, saímos (até pq não entenderíamos muita coisa) sem nenhum problema…
Ah, tem um culto a tarde tb.. só não me lembro se é às 16:00 ou às 17:00…
Indico!!!!!

    Fui, em maio/2012, à Times Square Church. Gostei, mas minha experiência foi um pouco diferente. O pessoal foi bem atencioso, mas, como não íamos ficar as duas horas de culto, tivemos que ficar em pé lá em cima.
    O coral é muito legal e contagiante. Dá vontade de cantar e bater palmas. A pregação foi fraquíssima.
    O teatro é muito bonito.
    Obrigada pelas dicas.

Infelizmente nao tivesse a mesma sorte de muitos, quis ir na Abyssinian nao so pelo gospel, mas tb pelagic historia da igreja, memo lendo as regras no site da igreja e as respeitando, dois dos pastores da igreja implicaram com a minha roupa, memo estando muito mais bem vestida do que outras pessoas na fila que estavam inclusive com saias muito curtas. Infelizmente ja eram 10:20 e oculto na mother Zion ja tinha comecado. Oq me impressionou foi a grosseria dos pastores ao responderem as duvidas, uma attitude nem um pouco crista, diga- se de passagem. No final das contas fui ao Harlem, mas fiquei sem culto e coral gospel. Aconselho aos que ainda estao para ir a evitarem a Abyssinian, nao so pela fila como tb pela grosseria.

Desculpem o desabafo, mas eh uma forma de alertar os proximos visitantes.

Obs: os erros de pontuacao e acentuacao sao decorrentes de uma iniciante no IPad.

Eu fui na Canaan. Pegamos uma fila pequena mas pudemos nos assentar junto com os membros (permitido pra quem vai assistir o culto inteiro).A maioria dos turistas vai para a galeria porque dá pra ir embora antes, mas nem cogitamos a hipótese. O culto foi muito bonito, o coral e a pregação foram ótimas. Indico. Mas sempre respeite os membros e as regras da igreja, assim vc não vai ter nenhum tipo de problema.

Olá. Me sinto na obrigação de fazer este comentário hj ainda. Estou em NYC e hj planejei ir a um culto gospel. Fiz muitas pesquisas e li este post. Decidi ir no Harlem, ate mesmo para conhecer o bairro e voltei decepcionada. O comportamento dos membros da igreja não demostra um testemunho cristão. Eles perdem a oportunidade única de demonstrar a paz que quem tem Jesus no coração pode demonstrar e muitas vezes pra pessoas que nunca pensaram nisto. Enfim, uma So palavra DECEPCIONANTE. Pode ser q para quem quer So fazer turismo, isto seja engraçado. Fomos destratados, impedidos de sairmos da igreja, impedidos de entearmos em outra. Fomos tratados como inimigos. Péssimo. A Mother Zion e uma igreja católica sem as imagens de santos. Tem o mesmo ritual monotono. Mas nem tudo esta perdido! Não devemos desanimar de congraçar por causa dos erros humanos. Lembrem-se disto!!! Pegamos o metro d depois de 50 minutos estávamos no Brooklin, na Smith Street (metro C desce na Jay). MARAVILHOSO!!!!! Pessoal educado, feliz, receptivo, organizado, abencoado, talentoso, ungido. Uma igreja da qual, com certeza, ninguém sairá pior ou igual entrou. Eu sai muito melhor! Amei. Recomendo!!!

Eu que tenho que agradecer todas as milhões de dicas que pesquei aqui. É sempre um prazer poder colaborar um pouquinho.

Assim como a Yara, também fui na Brooklyn Tabernacle https://www.brooklyntabernacle.org/Visitors-Center/Services/ O coral desta igreja já ganhou CINCO Grammys e é realmente espetacular.

Os cultos aos domingos são as 9h, 12h e 15h. Começam pontualmente e duram exatas duas horas. Fomos ao culto das 12h, chegamos as 10h40min (tínhamos medo de errar o caminho, então chegamos mto cedo) e já tinha uma pequena fila (cerca de 10 pessoas). A fila foi aumentando (tanto de fiéis como de visitantes) mas pouco depois das 11h, qdo acabou o culto das 9h, eles abriram as portas. Entramos, escolhemos um lugar e sentamos. Não há qualquer discriminação entre visitantes e fiéis, você entra e se acomoda como achar melhor. Pela minha percepção, poderíamos ter chegado umas 11h30min e ainda teríamos achado bons lugares. Umas 11h45, porém, a igreja já estava completamente lotada.

Enquanto esperávamos o culto começar, fizemos amizade com uma senhora que se sentou ao nosso lado. Ela era da comunidade e foi extremamente amável. Meu marido foi até a bookstore e comprou um DVD do coral. Começou o culto e o coral realmente é maravilhoso. As letras das músicas passam no telão, então dá pra gente cantar junto. Algumas pessoas na plateia (poucas) estavam com uma espécie de tamborim para acompanhar as músicas mais animadas. Amazing!

A palavra ministrada foi muito linda, o pastor é engraçado e sensível, então o culto é ao mesmo tempo animado e emocionante. A igreja é um espetáculo.

Não é cobrado ingresso, há apenas uma brevíssima ministração sobre oferta (que não chegou a 5 minutos) e é passado um cestinho pequeno para quem quiser ofertar. Nem todos ofertam e não nos sentimos nem um pouco constrangidos (não ofertamos porque, honestamente, estávamos com pouquíssimo dinheiro vivo).

Em um determinado momento o pastor pediu para que quem estivesse visitando a igreja pela primeira vez ficasse de pé. Fomos muito bem recebidos com palavras de carinho e aplausos e apertos de mão dos que estavam ao redor. Achei muito simpático. Enfim, não posso comparar por não ter ido em outras, mas essa igreja deve ser das melhores, se não for a melhor!

Para chegar lá de metrô é muito fácil. Descemos na estação indicada no site da igreja, pedimos informação na rua e achamos. É pertíssimo. Na saída, resolvemos emendar a caminhada pela ponte do Brooklyn para voltar à Manhattan. Não sei se foi uma boa ideia pelo calor. Em pleno verão escaldante e às 14h o sol estava de rachar os miolos. A vista, contudo, compensou o sacrifício. Ainda que seja em outro horário ou com outras vestimentas, a caminhada pela ponte TEM que fazer. Mas isso fica pra outro post.

Ahhh… falando em vestimentas… eu fui de calça jeans, camisa polo e tênis, porque já tínhamos planejado fazer a travessia da ponte a pé, mas a infinita maioria das pessoas vai mais “social”, com sapato, calça e blusa mais finos (nada exagerado). Mas não sentimos nenhum tipo de constrangimento por estarmos tão esportivos.

Se for emendar a igreja com a travessia da ponte em pleno verão, porém, recomendo levar uma muda de roupa mais leve na bolsa (além de protetor solar e boné rsrs)

Estive hoje na Greater Refuge Temple. Recomendadíssima. O culto é muito bonito, o coral é grande e há pouco turistas. Contei uns 10, no máximo. Na entrada, perguntam se é nossa primeira vez, pegam nosso nome num papel e depois o leem, durante o culto, para dar as boas vindas. São muito simpáticos.

E um fun fact: o nome do pastor é William Bonner 😀

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito